Justiça em jogo: drama jurídico na Netflix é verdadeira batalha entre Davi e Golias!

Um envolvente drama na Netflix onde o improvável desafio entre o fraco e o poderoso se desenrola

Uma análise do filme da Netflix “Uma Voz Contra o Poder” e a luta de um homem contra a Monsanto

Como se sente quando um gigante corporativo ameaça seu sustento e modo de vida? O fim quase parece certo. Mas para Percy Schmeiser, um personagem da vida real do filmeUma Voz Contra o Poder” na Netflix, essa batalha se tornou a luta de sua vida. O filme, dirigido pelo diretor americano Clark Johnson e lançado em 2020, traz à tona um importante capítulo da história corporativa moderna.

No longa, Schmeiser (interpretado por Christopher Walker) é um humilde fazendeiro do Canadá, que é levado ao tribunal pela gigante da biotecnologia Monsanto por causa de amostras de canola geneticamente modificada encontradas em suas terras. A Monsanto acusa Schmeiser de violação de patente, pois as sementes de canola em questão compartilham o mesmo código genético de um de seus produtos.

Netflix

LEIA MAIS:

Sci-fi com Natalie Portman é pedida PERFEITA para quem gostou de ‘Ninguém Vai Te Salvar’!

Você ficará ATERRORIZADO: Joaquin Phoenix estrela filme PERTURBADOR no streaming!

Por que a Monsanto é tão relevante neste enredo da Netflix?

Considerada uma das maiores empresas de biotecnologia do mundo, a Monsanto tem se destacado por seu foco na produção de sementes geneticamente modificadas. Segundo Antônio Inácio Andrioli, as sementes modificadas podem ter um impacto profundo na agricultura, aumentando a produtividade e a resistência das plantas a doenças. No entanto, a presença dessas sementes também levanta sérias questões éticas e legais, como o caso de Schmeiser ilustra.

O que é governança global e como ela se aplica a essa história?

Enquanto assistimos à luta de Schmeiser, é impossível ignorar o papel da governança global. Segundo o acadêmico Gilberto Sarfati, a governança global pode ser definida como o poder exercido além das fronteiras nacionais, por uma variedade de agentes, não apenas estados. No caso da Monsanto, uma empresa multinacional com grande influência, nós a vemos exercer esse tipo de governança, manipulando as leis e políticas a seu favor.

A luta de Percy Schmeiser: O que isso representa?

No final, a confrontação entre Schmeiser e Monsanto vai além de apenas uma batalha legal. É a resistência de um homem comum contra os abusos corporativos e a busca pela justiça. O filme “Uma Voz Contra o Poder” da Netflix trata de um episódio real e dar voz a esses fatos é fundamental para que as empresas globais assumam responsabilidades, e para que prevaleça a justiça social.

Comentários do Facebook