Diretor de Shazam 2 GARANTE que participação especial no filme não foi deepfake
David F. Sandberg fala sobre polêmica envolvendo cena do longa
Shazam! Fúria dos Deuses chegou aos cinemas no último dia 16 de março, trazendo mais um nova aventura do herói protagonizado pelo ator Zachary Levi. A produção não agradou muitos os fãs, que esperavam uma trama melhor já que o longa foi cercado de grande expectativa desde o seu anúncio em 2020.
Além disso, o filme foi alvo de várias brincadeiras após chegar aos cinemas, já que uma cena do filme virou motivo de piada entre os fãs pelo seu CGI. No final do longa, a Mulher-Maravilha da atriz Gal Gadot fez uma participação, salvando o herói da morte com seus poderes divinos. Apesar de ter sido imaginada como o ápice do filme, a participação da heroína foi alvo de piadas, onde muitas ligaram a cena com o uso da tecnologia deepfake.

Diretor de Shazam! Fúria dos Deuses garante que cen com Mulher-Maravilha não foi feita utilizando deepfake
Após a cena de Shazam! Fúria dos Deuses viralizar, vários relatos conectaram ela com a utilização de deepface, uma tecnologia para criação de vídeos e áudios falsos. Segundo grande parte dos relatos, parece que o rosto de Gal Gadot teria sido colocado em outro corpo.
A brincadeira chegou até o diretor David F. Sandberg, que falou sobre a polêmica em uma resposta em seu Twitter, confira:
A certain cameo in #ShazamFuryOfTheGods had to be shot in England but I couldn’t go because of a visa issue so I directed remotely. It wasn’t a deepfake as some believe. pic.twitter.com/p8ODDHWe9Q
— David F. Sandberg (@ponysmasher) March 22, 2023
“Uma certa participação especial em Shazam! Fúria dos Deuses teve que ser filmada na Inglaterra, mas eu não pude ir por causa de um problema de visto, então dirigi remotamente. Não foi um deepfake como alguns acreditam.”
O boato ganhou ainda mais relevância quando um foto do set mostrou a atriz Taylor Cahill, que teria gravado as cenas no lugar de Gal Gadot. Na sequência da resposta, o cineasta também desmentiu a situação, veja:
“Filmamos a cena com Taylor para descobrir que cobertura precisávamos para obter com Gal, já que ela não poderia ir para Atlanta. Também é o corpo de Taylor com a cabeça do mago. Não há absolutamente nenhum deepfake acontecendo. Quando você vê Gal, é 100% ela.”
Entenda o que é a tecnologia deepfake
Deepfake é uma técnica de inteligência artificial que permite criar vídeos, imagens ou áudios falsos que parecem ser autênticos. Ela é baseada em algoritmos de aprendizado de máquina e redes neurais que são treinados para imitar a aparência e a voz de uma pessoa em um vídeo ou áudio.
Com a tecnologia, é possível criar vídeos falsos que mostram pessoas fazendo ou dizendo coisas que nunca fizeram ou disseram na vida real.
A tecnologia deepfake pode ser usada para criar conteúdo humorístico ou artístico, mas também podem ser usados para disseminar desinformação ou difamar pessoas, tornando-se uma preocupação cada vez maior para a segurança cibernética e a privacidade.
Shazam! Fúria dos Deuses se envolve em várias polêmicas
Mesmo sendo considerado uma das produções mais aguardadas deste ano, Shazam! Fúria dos Deuses acabou decepcionando em vários aspectos, além de estar sendo um grande fracasso nos cinemas, o longa também se envolveu em várias polêmicas.
Além do suposto caso de uso de deepfake, o longa também foi alvo de polêmicas envolvendo o ator Zachary Levi e Dwayne Johnson, que teria bloqueado a participação de Adão Negro e a Socidade da Justiça da América em uma supósta cena pós-créditos.