Siga-nos também em

Filmes

Direita ou Esquerda? | Descubra o posicionamento político de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita

Direita ou Esquerda? | Descubra o posicionamento político de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita

Se Thanos fosse um líder, como ele seria?

 

Vingadores: Guerra Infinita estreou batendo recordes de bilheteria. Com um vilão complexo e multifacetado, o filme apresentou o antagonista Thanos com ideais políticos sobre o domínio do universo e seus respectivos planetas conquistados.

Contextualizado a polaridade política do mundo atual e a inconstância do que é certo ou não para a sociedade perguntamos: Qual seria o posicionamento político de Thanos?

 

 

Entenda

 

A resposta pode ser um pouco mais complexa do que parece. Isso porque da esquerda para a direita existe um espectro de posicionamentos governamentais que podem se cruzar e se divergir em vários pontos.

Numa análise simples, temos basicamente na esquerda posicionamentos como: progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e até anarquistas.

Já no espectro da direita encontramos por senso comum posicionamentos ligados a capitalistas, neoliberais, conservadores reacionários, neoconservadores, anarcocapitalistas, monarquistas e teocratas.

Os posicionamentos se cruzam e se divergem em questões que vão desde democráticas (presença ou ausência dela), religiosas, comportamentais e até hereditários. Portanto, se você já está associando o impávido vilão de Guerra Infinita a algum popular candidato ou partido político, se segura que o assunto é bem mais profundo que isso.

 

 

Thanos é um fascista

Segundo Joseph Gr’cic em Ethics and Political Theory, o fascismo é o regime onde através de um estado totalitário seja promovida a devoção a um líder forte, usando da violência política, guerra e imperialismo como meios para alcançar um objetivo maior. O mesmo regime ainda afirma que nações e raças consideradas superiores devem obter espaço deslocando ou eliminando aquelas consideradas fracas ou inferiores. O regime ainda está enquadrado no espectro da extrema-direita.

Thanos, como é apresentado no filme, descreve bem o que quer: promover a ordem nos planetas conquistados, garantindo boa vida a todos os seus habitantes dispondo de recursos o suficiente para que aqueles que ali vivem possam se eximir de mazelas.

 

 

Ele quer promover tal ordem dizimando metade ou uma boa parte dos habitantes que ele julgue necessários para que os recursos do planeta sejam o suficientes para aqueles que ali habitam. Tudo isso num estalar de dedos.

Outro fato que o liga ao fascismo é de que ele seja o soberano sobre todas as suas conquistas e que estas lhe devam obediência. Não há espaço para democracia.

Thanos se adequa ainda a um regime ditatorial fascista, muito embora ele não defina critérios para privilegiar quem fica vivo e quem não fica. O simples fato dele ter o poder de quem tem ou não direitos recursos do planeta, já o caracteriza assim.

Thanos, é ditador e o destino está nas mãos dele.

 

 

Longe de definir uma verdade absoluta, o posicionamento político de Thanos pode ainda ser tão mais complexo que nem está no gibi, ou na HQ literalmente.

Por isso, na sua opinião, qual o posicionamento político de Thanos? Você concorda com a gente? Deixe nos comentários a sua posição.

 

 

Comentários via Facebook

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Mais lidas