Death Stranding: A influência de Low Roar para o jogo do Kojima

Death Stranding é um jogo excêntrico de Hideo Kojima, que traz uma atmosfera única que é solitária e sem sentido, mas de alguma forma ainda esperançosa. 

Esse clima é alcançado em grande parte graças à implementação inteligente de Kojima da música de Low Roar. Embora grande parte do jogo seja passado em silêncio, esse silêncio é, em momentos estratégicos, perfurado por músicas que fazem os jogadores sentirem que sua difícil caminhada valeu a pena.

A morte do vocalista da banda é uma perda trágica para o mundo da música e dos jogos. Kojima e muitas outras pessoas associadas ao Death Stranding, incluindo o dublador de Die-Hardman, Tommie Earl Jenkins, prestaram seus respeitos. 

Será interessante ver se a música de Low Roar será apresentada na suposta sequência de Death Stranding que Kojima tem sugerido com pistas enigmáticas.

Low Roar e Death Stranding

A música sempre foi uma grande parte dos jogos de Kojima. Os fãs de Kojima vão se lembrar do Walkman Snake usado em Metal Gear Solid 5. Não só dá aos jogadores algo para ouvir enquanto se infiltram em enormes fortalezas, mas a trilha sonora dos anos 80 também ajuda a destacar o cenário temporal do jogo. A música também é muito importante em Death Stranding, e ajuda bastante a estabelecer a atmosfera e os temas do jogo.

Kojima ouviu Low Roar pela primeira vez quando estava em uma viagem à Islândia. Uma música deles estava tocando no rádio, e ele gostou tanto que decidiu comprar o CD. Isso marca uma das muitas conexões que a Islândia tem com Death Stranding

Como muitos notaram, embora Death Stranding seja ambientado nos EUA , a paisagem do jogo se assemelha aos prados verdes da Islândia, areia preta e montanhas cobertas de musgo. Kojima revelou que ele selecionou a música de Low Roar para Death Stranding porque ele “achou que a música de Low Roar combinaria com esse cenário ambiental duro, mas bonito e puro”

É difícil argumentar que Kojima fez a escolha errada, e é igualmente difícil pensar em atos musicais que se adequariam melhor ao cenário do jogo.

A música de Death Stranding

Durante a maior parte da duração do jogo, o jogador caminha em silêncio. Sam Bridges não tem acesso a um Walkman, e mesmo os veículos que são desbloqueados posteriormente não possuem rádios. 

Considerando que os jogos anteriores de Kojima permitiram que os jogadores tocassem música enquanto estavam em missões, isso parece uma escolha de design muito deliberada. O silêncio destaca o isolamento de Sam enquanto ele faz suas árduas jornadas.

O silêncio também permite que a música seja tocada em momentos-chave, e parece ainda mais impactante. Quando, depois de uma caminhada cansativa, os jogadores sobem uma montanha, veem seu destino a poucos passos de distância e uma música atmosférica de Low Roar toca, isso cria um momento pitoresco. A música de Low Roar também é a coisa perfeita para relaxar depois de uma caminhada árdua, e é por isso que os jogadores podem ouvir qualquer música que desejarem em sua Sala Privada.

O falecimento de Low Roar

Em 29 de outubro deste ano, o vocalista e fundador do Low Roar, Ryan Karazija, faleceu aos 40 anos. 

O sexto álbum do Low Roar, que está sendo editado, ainda será lançado. Mensagens de tributo chegaram ao artista, inclusive de Kojima, que observou o quão importante a banda é para Death Stranding. Embora Low Roar nunca mais seja o mesmo, o legado da banda viverá para sempre através de sua música e Death Stranding.

Death Stranding está disponível para PC, PS4 e PS5. Death Stranding também está disponível para os usuários do PC Game Pass.