DC: Os melhores filmes e séries do Batman

Nos últimos anos, sempre houve algo relacionado ao Batman no horizonte. Atualmente, apesar do infeliz e inesperado cancelamento de Batgirl, ainda há esperança para a sequência e spin-offs de The Batman, de Matt Reeves.

Felizmente, enquanto isso, há muito conteúdo do Batman para curtir, seja na TV ou em filmes, live-action ou animação. Algumas dessas propriedades se tornaram as portadoras e campeãs não apenas do conteúdo da DC Comics, mas também das histórias de super-heróis e da cultura pop.

As Novas Aventuras do Batman (1997)

Após oitenta e cinco episódios e um filme, Batman: The Animated Series foi concluído, mas isso obviamente não foi o fim da história de Batman no DCAU. Na verdade, apenas dois anos depois, As Novas Aventuras do Batman estreou com um design atualizado e estilo animado. Embora tenha durado apenas uma temporada (substituída por Batman Beyond), As Novas Aventuras do Batman explorou uma expansão de continuidade, incorporando aspectos de Superman: The Animated Series e abrindo caminho para Liga da Justiça.

Enquanto Batman era, naturalmente, uma figura central, este show optou por se concentrar ainda mais em seus aliados fantásticos, especialmente Asa Noturna, Batgirl e Robin. Apesar do recente cancelamento de Batgirl, os fãs ainda estão ansiosos para ver esses personagens do Batman no DCEU e/ou no Bat-Verso de Matt Reeves. No entanto, As Novas Aventuras do Batman poderia conter esses sentimentos enquanto isso.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

É bastante difícil terminar uma trilogia popular e altamente respeitada de uma maneira lógica e significativa, mas Christopher Nolan conseguiu fazê-lo com bastante sucesso em 2012 com O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Não apenas mostrou outra perspectiva distinta sobre Bruce Wayne e sua vida como Batman, mas também o mundo e a cidade que ele está lutando para proteger, tudo ao mesmo tempo em que o amarra ao primeiro filme com Marion Cotillard como Talia al Ghul.

Como os outros filmes de Christopher Nolan do Batman, é amplamente lembrado por seu antagonista. Tom Hardy como Bane, que teve uma tarefa muito difícil de ser visto graças ao Coringa de Heath Ledger, mas ele conseguiu se manter. Anne Hathaway também foi uma ótima adição como Selina Kyle, somando-se à celebrada elite que interpretou a Mulher-Gato como Michelle Pfeiffer e Eartha Kitt.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2013)

A principal inspiração em quadrinhos para O Cavaleiro das Trevas Ressurge, O Cavaleiro das Trevas, supera-o ligeiramente. Na verdade, é um filme de duas partes, adaptando diretamente a inovadora história em quadrinhos de 1986, e atualmente também é classificado como o filme de animação da DC Comics mais bem avaliado. O filme segue Bruce Wayne quando ele retorna à sua vida como Batman após uma década de distância, um homem mudado após a morte de Jason Todd.

A primeira parte envolve sua inesperada parceria com uma das Robins mais esquecidas, Carrie Kelly, enquanto a segunda traz Superman e Arqueiro Verde para a cena. Bruce é forçado a lidar com novas limitações e relacionamentos enquanto tenta evitar uma guerra nuclear e levar Gotham à segurança.

Batman: A Série Animada (1992)

Enquanto O Cavaleiro das Trevas é o filme de melhor animação da DC no IMDb, a honra de melhor série animada vai para Batman: A Série Animada, e também é considerada uma das propriedades do Batman mais bem avaliadas. Isso não é realmente uma surpresa, dada a incrível popularidade da série e o que ela estabeleceu no DCAU, incorporando personagens de toda a sua tradição e adicionando mais alguns também.

Embora houvesse volume de negócios para o Batman de ação ao vivo, Kevin Conroy permaneceu estável e presente na animação, até mais recentemente em 2019, dando voz ao Batman mais uma vez em Liga da Justiça. Batman: A Série Animada ainda é considerado uma das peças mais importantes do entretenimento de quadrinhos, servindo de inspiração fundamental para inúmeros outros projetos.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Claro, O Cavaleiro das Trevas reivindica o primeiro lugar com Batman: A Série Animada. Não só é considerado um dos melhores filmes da DC Comics, mas também o melhor filme de quadrinhos até hoje. O excelente e premiado desempenho de Heath Ledger como o Coringa seria suficiente para muitos fãs ganharem o Cavaleiro das Trevas aqui. Considere a espinha dorsal emocional do filme, sequências de ação e efeitos, e seu lugar é garantido.

O tom e a abordagem em toda a trilogia de Nolan, mais especialmente O Cavaleiro das Trevas, foi emulado repetidamente nos últimos quinze anos, principalmente por Arrow, ao estabelecer o Arqueiro Verde como um herói no estilo de Nolan, e em parte no que Zack Snyder claramente esperava para o DCEU. Provavelmente levará um tempo até que haja algo único e atraente o suficiente para derrubar esse campeão.