O que você não sabia sobre Oppenheimer: 5 curiosidades surpreendentes reveladas

0

Curiosidades sobre Oppenheimer

Criador da bomba atômica e nome por trás do projeto Manhanttan, J Robert Oppenheimer é um dos físicos mais brilhantes. Deseja saber tudo sobre ele? Confira 5 curiosidades inéditas!

trecobox.com.br o que voce nao sabia sobre oppenheimer 5 curiosidades surpreendentes reveladas fisico oppenheimer
Imagem: Reprodução/ Wikimedia Commons

Leia mais:

WhatsApp criptografado: perdeu a senha? Aprenda como se prevenir!

Apartamento 404: tudo sobre o reality de celebridades sul-coreanas

Infância e educação de destaque

Nascido em 1904, Nova Iorque, Oppenheimer sempre demonstrou um talento diferenciado para ciências e matemática. Assim, com uma educação notável desde a infância, o físico virou figura central no desenvolvimento da bomba atômica.

Paixão pela filosofia e literatura

Além do seu dom excepcional para física, Oppenheimer era um grande estudioso de filosofia e literatura, bem como, fluente em diversos idiomas. O físico ainda demonstrava interesse pela cultura oriental, inclusive pela literatura em sânscrito.

Liderança no Projeto Manhattan

Com grande habilidade, o físico foi o escolhido para tomar conta do Projeto Manhattan e trabalhar no desenvolvimento da bomba atômica. Na ocasião, sua inteligência foi fundamental para coordenar um equipe composta por cientistas brilhantes.

Complexidades morais e éticas

Após a criação da bomba atômica, Oppenheimer demonstrou preocupação sobre o uso dela, nos quesitos morais e éticos. Então, após o sucesso no teste, o físico declarou as seguintes palavras: “Eu me tornei a morte, o destruidor dos mundos”.

Declínio e controvérsias posteriores

Depois da Segunda Guerra Mundial, Oppenheimer precisou lidar com algumas consequências políticas. Além disso, virou alvo de investigações do governo dos Estados Unidos. Então, em 1954 ele foi afastado de todos os trabalhos relacionados ao governo e perdeu sua autorização de segurança.

Apesar de tudo, a vida de J. Robert Oppenheimer é um misto de fascínio e complexidade, da sua educação impecável na infância até a criação da Bomba Atômica. Diante das curiosidades citadas, você pôde entender melhor a história física nuclear.