Crítica What If T01XE09 – Foi um episódio que prometia muito e entregou pouco

Vindo de um episódio que deixou um gancho para um grande final, mas acaba sendo um episódio com muita ação e pouca interação entre os personagens.

Finalmente What If chegou em seu episódio final e encerra sua primeira temporada. Mas infelizmente o episódio “E se… O Vigia quebrasse seu juramento?” não conseguiu entregar tudo que prometeu.

A história do Ep 09 de What If:

Após o final do episódio anterior com Uatu, o Vigia sofrendo uma derrota nas mãos de Ultron e uma enorme ameaça está a solta no Multiverso. O episódio inicia com Uatu recrutando a equipe que vai lutar contra Ultron, a equipe que é composta pela Capitã Carter, T’Challa como Senhor das Estrelas, Killmonger como Pantera Negra, Doutor Estranho Supremo, Thor festeiro e uma versão da Gamora vinda de um universo onde ela matou o Thanos e está destruindo as joias do infinito.

Imagem: Disney

E então esse grupo um tanto quanto inusitado tem que se unir para derrotar a maior ameaça ao multiverso. O plano? Roubar as joias e usar um aparato trazido pela Gamora pra triturar e destruir as joias que estão em posse do vilão. Então os Guardiões do Multiverso vão até uma região desabitada pra os preparativos finais do plano.

E devido a um descuido de Thor, o vilão chega nesse planeta e confronta o grupo, e graças ao T’Challa os heróis conseguem roubar uma das joias do infinito. Com a primeira joia e mãos o grupo foge por um portal enquanto o Doutor Estranho joga uma montanha de zumbis no vilão, e junto dessa horda está a versão zumbi da Feiticeira Escarlate.

Enquanto Ultron despacha rapidamente os zumbis destruindo o planeta, os heróis se reúnem com Gamora e Killmonger para colocarem a joia do infinito roubada no triturador do infinito. Porém antes de conseguirem isso, eles são impedidos pela Natasha Romanoff apresentada no episódio anterior, enquanto os heróis estão tentando pegar a joia de volta, Ultron chega nesse universo.

Imagem: Disney

E após mais um combate, com todos os heróis, incluindo a recém-chegada Viúva Negra, os heróis conseguem colocar o triturador do infinito para destruir as joias em posse de Ultron. No entanto, o plano falha devido ao fato das joias do infinito serem de um universo diferente do universo que o triturador do infinito foi feito.

E com o primeiro plano dando errado, os heróis recorrem para o improviso, Natasha planeja usar uma flecha que contém um backup da consciência de Arnim. Com ajuda da Capitã Carter a heroína russa consegue acertar a flecha e as duas consciências, Zola e Ultron, começam um embate dentro do corpo do vilão.

Ultron é destruído e tudo parece finalmente ter acabado, porém Killmonger toma conta das joias do infinito e tem como objetivo restaurar seu mundo e o mundo de toda a equipe. Então Zola, que inclusive surge como uma referência ao seu traje dos quadrinhos, e tenta se apossar das joias do infinito, enquanto ele e Killmonger disputam a posse das joias, o Doutor Estranho junto do Vigia aprisionam os dois dentro de uma redoma em miniatura, parecida com a que foi criada no episódio do Doutor Estranho.

Imagem: Disney

Com os vilões contidos, e sem mais essa ameaça no ar, os heróis retornam aos seus universos originais, enquanto isso Natasha Romanoff que chegou atrasada na festa é levada para o universo do terceiro episódio de What If, onde a Viúva Negra desse universo tinha morrido, logo ela pode assumir o lugar vago.

A grande surpresa fica pra cena pós-crédito. A cena mostra a Capitã Carter e a Viúva Negra do seu universo, após derrotarem Bartroc e seus aliados encontram no navio a carga que estava sendo levada nele, o Esmagador Hydra que foi apresentado no primeiro episódio da temporada. Enquanto observam o Esmagador Hydra de longe, a Viúva Negra diz que alguém está dentro da armadura.

Imagem: Disney

Um episódio um tanto quanto complicado:

Desde do primeiro episódio da temporada, What If se mostrou como uma coletânea de episódios que em teoria não teriam nenhuma conexão entre si. Lógico que tirando o fato dos episódios serem releituras das histórias das 3 primeiras fases do UCM, mas até o final do sétimo episódio, os episódios não tinham nenhuma relação direta um com os outros.

Então quando temos a apresentação de Ultron e seus robôs invadindo o universo do Thor festeiro a série teve uma mudança que prometia ser algo grande, porém se mostrou um problema. Geralmente quando vemos o roteiro de uma série, ainda mais séries de super-heróis, o grande vilão da temporada normalmente é apresentado aos poucos em momentos certos dos episódios da temporada, infelizmente nessa série isso não ocorreu.

Apesar de ter um episódio inteiro focado na história de Ultron matando os Vingadores e destruindo toda a vida de seu universo e afins. O episódio terminou prometendo um grande vilão e deixando até mesmo preparando o palco pra uma participação do personagem em outros filmes ou séries do UCM.

Imagem: Disney

No entanto, o último episódio isso é deixado de lado e dá palco para a formação dos Guardiões do Multivero, mas isso não quer dizer que foi bem feito. O episódio corre para formar a equipe dos heróis e infelizmente não dá espaço nenhum para mostrar a ameaça do vilão ao multiverso, talvez se víssemos o vilão invadindo o universo dos heróis daria até mesmo um motivo melhor para que os heróis tivessem que se unir, ao invés disso os heróis são tirados de seus universo quase à força e aceitam muito bem o fato de que irão trabalhar juntos.

O episódio não falha em trazer ação para seus 36 minutos, as cenas fazem jus a tudo que envolvem ação nessa primeira temporada, além é claro das referências diretas aos episódios anteriores, como é o caso do episódio dos zumbis. Mas o episódio não sai disso e acaba se mostrando um episódio fraco quando visto isolado do resto da temporada.

Considerações finais:

“E se… O Vigia quebrasse seu juramento?” tinha chance de ser o episódio pra fechar com chave de ouro essa primeira temporada de What If. Porém o episódio falha em desenvolver esse final de trama e foca mais em trazer ação do que procura trazer um motivo mais claro para os personagens se juntarem em um time que tem como objetivo salvar o multiverso.

Outro fato importante dessa série era a questão se veríamos ou não algum impacto de What If no UCM, isso não acontece nessa primeira temporada. Quando Ultron surge como uma ameaça para o multiverso, a expectativa de uma futura participação surgiu, mas com o final do personagem isso já é tirado da jogada.

No fim “E se… O Vigia quebrasse seu juramento?” é um episódio mediano, talvez em termos de história seja um dos mais fracos em termos de roteiro e história, mas acerta em sua ação e momentos épicos.

Série: What If…?;

Título do episódio: “E se… O Vigia quebrasse seu juramento?”

Elenco:  Jeffrey Wright, Lake Bell, Ross Marquand, Hayley Atwell, Chris Hemsworth, Benedicth Cumberbatch, Michael B. Jordan, Cynthia McWilliams, Brian T. Delaney, Tom Hiddleston, Frank Grillo, Toby Jones, Kurt Russel, Beth Hoyt e Ozioma Akagha

Nota: 2,5/5,0

Imagem: The Digital Flix

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais

Dafoe gostaria de viver um impostor de Coringa com Joaquim Phoenix Jogos Da Activision Blizzard Que Estão Chegando Ao XBOX Valor De Mercado De Grandes Empresas De Videogames 5 Séries parecidas com Stranger Things para assistir Cavaleiro Da Lua: Origem, Poderes e Curiosidades