Crítica What If 01 x Ep 08- É a virada de chave para a série

O oitavo episódio de What If mostra todo o poder que Ultron poderia ter sido

Vingadores: Era de Ultron é um filme complicado dentro do UCM, um vilão que prometia muito e que infelizmente não entregou tudo, e um desenvolvimento mais complicado ainda dos heróis. No entanto, o oitavo episódio de What If mostra todo o poder que Ultron poderia ter sido, além é claro de finalmente iniciar a reta final da série de um jeito admirável.

A história do Ep 08 de What If:

Em um universo onde os Vingadores não conseguem impedir Ultron, e a Terra acaba sendo devastada por um apocalipse nuclear, o episódio inicia com a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro lutando contra diversas cópias de Ultron, após esse primeiro conflito os dois heróis procuram em arquivos da KGB uma forma de derrotarem o vilão.

Após essa introdução Uatu, o Vigia explica como esse universo chegou à esse ponto, com a derrota dos heróis e Ultron que após devastar a Terra adquiri, mesmo que por uma tacada de sorte, todas as joias do infinito. E com o poder das joias e descobrindo a existência de todo um universo para que ele possa levar a sua paz, Ultron parte da Terra e age como uma espécie de Galactus do UCM, destruindo todo e qualquer planeta que abrigue vida ou que seja alguma forma senciente, como é o caso de Ego, o planeta vivo.

Após visitar os mais diversos planetas e civilizações que aparecem no UCM, como Sakaar e Asgard de Thor: Ragnarok, O Soberano e Ego de Guardiões das Galaxia Vol. 2 e por último em Xandar, onde acontece um embate com a Capitã Marvel. Após um rápido embate com a Capitã Marvel e a destruir do restante do universo, o Vigia, que até então somente narrava os acontecimentos e não influenciava em nada na história de cada universo, é notado pelo Ultron, que descobre a existência de novos universos pra serem destruídos.

Voltando para a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro, os dois heróis estão procurando nos arquivos da KGB qualquer informação sobre Arnim Zola, após algum tempo procurando, a dupla que estava quase desistindo encontra finalmente onde se encontra a última cópia “viva” do geneticista da Hidra. Após convencerem o vilão a ajuda-los, a dupla arma um emboscada para infiltrarem a consciência de Zola em um dos robôs de Ultron para que ele destrua de dentro pra fora toda a conexão de Ultron e seus drones.

Após a primeira tentativa dar errado, o trio tem que fugir do bunker que estão para descobrirem o porquê de não encontrarem o Ultron original. Após o sacrifício do Gavião Arqueiro, que remete muito ao sacrifício da Viúva Negra em Vingadores: Ultimato, a heroína e um dos robôs de Ultron com a consciência de Arnim Zola escapam do bunker e ficam com a questão, onde está o Ultron original? Como Zola diz para a Viúva, todos os drones de Ultron tem a capacidade de conexão interstelar com o original, então se não acharam o Ultron original, é porque ele está fora do universo.

Imagem: Disney

E para finalizar o episódio somos apresentados ao embate entre o Vigia e Ultron que conseguiu acessar o multiverso. Em uma sequência que faz qualquer fã de Dragon Ball Z grudar no sofá, nós vemos o quão poderoso Ultron se tornou e também como o Vigia não é apenas um estudioso que olha outros universos e registra tudo que vê, após passarem por vários multiversos, incluindo um onde Steve Rogers virou presidente do Estados Unidos, o Vigia sofre uma derrota nas mãos do vilão e é forçado a fugir para o universo, ou o que restou dele, do Doutor Estranho supremo que foi apresentado no episódio “E se… O Doutor Estranho perdesse seu coração em vez das mãos”, e encerra o episódio com uma possível parceria do Vigia com essa versão do Doutor Estranho.

Imagem: Disney

Finalmente um vilão para What If:

Talvez o principal ponto fraco nessa primeira temporada de What If seja a falta de um vilão central, apesar da proposta da série seja apresentar uma série com episódios que em teoria não teriam conexão alguma um com os outros, mas não é isso que acontece com What If. Além do fato de praticamente TUDO que é feito para os cinemas e para o Disney+, e que tem o nome da Marvel envolvido de uma forma ou de outra, tem influência com todo o Universo Cinematográfico Marvel, junto disso temos também a informação que desde do primeiro trailer liberado, temos indícios que em algum momento veríamos uma possível junção dos principais heróis dos universos apresentados.

E assim como vimos no trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, o multiverso será abalado pelo feitiço do Doutor Estranho e do Homem-Aranha, e com isso What If iniciou com a grande dúvida, qual o papel dessa animação no grande espetáculo que é o UCM? E com esse episódio tivemos o que pode ser o grandioso proposito de What If, a apresentação da ideia de multiverso para o UCM, seu funcionamento e afins, é o objetivo principal de porque essa série foi produzida, mas não para por aí.

Imagem: Disney

Além de preparar o terreno para os fãs de oque é o multiverso e como ele funciona dentro do UCM, What If também introduz o Vigia como um personagem participativo nesse universo. Os Vigias foram vistos a primeira vez em Guardiões das Galáxias Vol. 2, mas não passaram de apenas um easter egg, e agora finalmente o Vigia é participativo e tem influência direta em alguns momentos, assim como nas histórias em quadrinhos.

Mas até ai tudo bem, explicado qual o objetivo da existência de What If para a Marvel, a apresentação do Vigia e de seus poderes, mas e o vilão? Afinal toda história que tenha heróis tem que ter um vilão não é mesmo? E é ai que Ultron entra na jogada.

Imagem: Disney

O vilão que participou somente de um filme do UCM foi apenas uma virgula dentro de todo o palco montado pela Marvel, o personagem foi um vilão que serviu basicamente para dar espaço ao Visão, a Feiticeira Escarlate e ao medo de Tony Stark da Terra ser invadida e possivelmente destruída. Porém, nessa série o fim que esse vilão teve é totalmente diferente, com sua versão saindo vitoriosa, assumindo o corpo do Visão e controlando as joias do infinito o verdadeiro potencial de Ultron tomou forma.

E essa versão do vilão é uma ameaça real pro multiverso, com o poder das joias do infinito, nanotecnologia e uma capacidade quase ilimitada de ter cópias em todos os lugares, Ultron finalmente tem a capacidade de ser um vilão à altura de oque Thanos foi. Lógico que estamos falando do vilão da primeira temporada, e que seu futuro no UCM é muito incerto, sendo assim que ele pode retornar ou não no futuro.

Considerações finais:

“E se…Ultron tivesse vencido?” é até agora o melhor episódio de toda a temporada, mas claro que isso só acontece por causa de tudo que já foi apresentado antes sobre What If. Com uma trama que não perde tempo explicando nada que não vá influenciar no episódio ou nos episódios futuros, além é claro de por ter poucos personagens na trama, focando basicamente na Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Ultron e Uatu, o Vigia, o oitavo episódio de What If se encerra com um final fechado que não deixa pontas soltas desnecessárias, como foi visto em outros episódios.

O maior acerto do episódio é trazer um vilão que realmente traz ameaça para o multiverso, não sendo apenas um vilão que quando acaba o episódio não tem mais relevância alguma. Assim como também mostrar todo o poder que o Vigia possui e que até então não havia sido explorado, e isso é uma surpresa a partem já que o personagem parecia ser apenas uma espécie de estudioso e não um provável guerreiro.

No final o oitavo episódio de What If é o episódio que melhor mesclou a ideia de multiverso com a temática de heróis, além é claro de criar um potencial vilão para o futuro do UCM.

 

Série: What If…?;

Título do episódio: “E se…Ultron tivesse vencido?”

Elenco:  Jeffrey Wright, Lake Bell, Jeremy Renner, Ross Marquand, Toby Jones,Alexandra Daniels, Benedicth Cumberbatch e Mick Wingert.

Nota: 5,0/5,0

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais

Dafoe gostaria de viver um impostor de Coringa com Joaquim Phoenix Jogos Da Activision Blizzard Que Estão Chegando Ao XBOX Valor De Mercado De Grandes Empresas De Videogames 5 Séries parecidas com Stranger Things para assistir Cavaleiro Da Lua: Origem, Poderes e Curiosidades