Trecobox
Sua caixa de conteúdo Geek

Crítica T01xE05 What If – episódio 5 traz referências desde do UCM até futurama

5° episódio de What If vem com uma mistura de referências e heróis zumbis

0

What If não deixa de surpreender quando se trata em fazer um exercício de imaginação com tudo que o UCM apresentou até agora. E em seu quinto episódio, temos um mundo dominado por zumbis comedores de cérebros em uma versão menos sangrenta e mais melancólica.

A história do episódio 05 de What If:

O episódio “O que aconteceria se… Zumbis?!” começa exatamente onde Vingadores: Guerra Infinita começou, com Bruce Banner caindo na Terra para alertar da vinda do Titã Louco. O início das duas produções são iguais, porém em What If  vemos que não existe ninguém no Sanctum Sanctorum para receber o Dr. Banner, assim como a cidade se encontra deserta e abandonada.

E é com a chegada de Fauce de Ébano e Estrela Negra, os dois lacaios de Thanos, é que as coisa realmente começam a se desenvolver. Com uma clara piada ao momento “Na sua esquerda, Capitão” temos a chegada de Doutor Estranho, Homem de Ferro e Wong para combater os recém chegados.

No entanto, em vez de um embate épico e uma derrota para os vilões, temos apenas um massacre pelos três heróis, que logo após se revelam como zumbis que parecem atacar apenas por instinto. Após ser salvo pela Vespa e pelo Homem-Aranha é que temos uma breve explicação de como esse universo se tornou um apocalipse zumbi.

Nesse universo, Janet van Dyne, a Vespa original, foi infectada por um vírus do Reino Quântico e se tornou um zumbi. E com Hank Pym conseguindo descobrir uma maneira de acessar o Reino Quântico para resgatar sua esposa, é que o apocalipse se inicia. Após também ser infectado por sua esposa, Hank Pym e Janet van Dyne, já como zumbis, chegam para sua realidade comum e começam a infectar todo ser humano, no melhor estilo The Walking Dead.

As coisas no entanto pioram quando além dos humanos comuns, os super-heróis também viram zumbis. É interessante pontuar que nesse universo, pelo menos os seres superpoderosos mantém ainda um mínimo de consciência após virarem mortos-vivos, o que os permite utilizar seus poderes, armaduras e até mesmo montar emboscadas.

E após toda a introdução de o que está acontecendo, somos apresentados ao objetivo dos sobreviventes, encontrar uma possível cura para esse apocalipse.

Referências dentro do UCM, as Hqs,  filmes, referências em todos os lugares:

Não tem como discordar que esse episódio foi para se fazer referências. Desde a inspiração da história na Hq da Marvel, assim como as referências ao próprio UCM, como a chegada do Bruce Banner à Terra e o vídeo caseiro explicativo do Homem-Aranha sobre como sobreviver ao apocalipse zumbi, são apenas algumas das referências e easter eggs que o 5° episódio de What If trouxe.

Além das referências à própria Marvel, “O que aconteceria se… Zumbis?!” traz referências às mais diversas obras de zumbis, como Zumbilândia e Resident Evil, assim com referência à cultura pop no geral, como os apelidos que Peter Paker dá pra Sharon Carter e ao Soldado Invernal. Também não podemos esquecer das referências à Futurama e Harry Potter, que são mostradas e/ou citadas na reta final do episódio.

Agora, quando falamos das referências à hq, Zumbis Marvel é que o episódio realmente está cheio. Indo além da ideia dos grandes salvadores da Terra virarem os seus maiores algozes, What If  incorpora no episódio os zumbis conscientes, ou quase isso.

Enquanto na hq, temos zumbis conscientes, que falam, usam seus poderes das mais diversas formas, em What If temos zumbis que sabem usar seus poderes, são até certo ponto inteligentes e conseguem até mesmo demonstrar emoções.

Outra referência mostrada foi o destino do Pantera Negra, nas duas versões o personagem se tornou o lanche à longo prazo dos heróis zumbis. Nas Hqs T’Challa é preso por um Hank Pym zumbi que se alimenta do herói aos poucos, cortando sempre um membro por vez. Enquanto na série, o herói é preso por um Vilão, que está procurando manter uma Wanda zumbi presa enquanto busca uma cura para o vírus.

Mas nem tudo são flores:

Apesar de todos os pontos positivos que esse episódio trouxe, como uma releitura de uma história já conhecida do público dos quadrinhos da Marvel, assim como o excelente trabalho que foi misturar eventos do UCM com as hqs, o episódio ainda tem seus problemas.

Desde o fato de qualquer morte que ocorra nesse episódio não ter peso algum, isso ocorre principalmente pelo fato de termos uma química muito fraca entre todos os personagens. Mesmo que o episódio seja sobre zumbis que devoram e destroçam suas vítimas, o episódio não traz realmente nenhuma violência, o que já era esperado, tendo em vista a classificação de 14 anos.

Outro ponto decisivo para esse episódio foi o fator surpresa, que não existiu. Enquanto no episódio 3, “E se…o mundo perdesse seus heróis mais poderosos?”, somos pegos de surpresa com as mortes de cada candidato aos Vingadores, a ideia do 5° episódio já havia sido revelada em trailers e anúncios.

Isso leva a pensar que houve uma abordagem diferente em relação ao que foi divulgado, desde imagens dos trailers, título do episódio e sinopses. Afinal, imagina a surpresa ao descobrir somente quando começar a ver o episódio, que esse universo é onde a Terra foi erradicada por zumbis, assim como algumas aparições das versões zumbis dos heróis, como Capitão América, Homem de Ferro, Doutor Estranho e tantos outros.

Felizmente esses foram pontos que não afetam tanto a trama, mas que poderiam ter sido melhor trabalhados, o que possivelmente teria tornado o episódio melhor.

Considerações finais:

Com um tema já abordado em outras produções da Marvel, “O que aconteceria se… Zumbis?!” de What If é um bom episódio, que apesar de decisões duvidosas sobre o marketing dele, trouxe 33 minutos de puro entretenimento.

E com um final que deixa um enorme gancho para uma possível continuação em uma futura temporada, “O que aconteceria se… Zumbis?!” é episódio que não parece ter sido feito para adicionar nada demais para o UCM como um todo, e se torna apenas mais um evento aleatório dentro de toda a história que What If está montando, e muito provavelmente não deve ter interação com mais nenhum episódio dessa primeira temporada.

 

What If...? finally addressed a major missing piece of the MCU

Série: What If;

Título do episódio: “O que aconteceria se… Zumbis?!”.

Elenco:  Jeffrey Wright, Paul Bettany, Chadwick Boseman, David Dastmalchian, Jon Favreau, Danai Gurira, Evangeline Lily, Hudson Thames, Paul Rudd, Mark Ruffalo, Sebastian Stan, Emily VanCamp e Tom Vaughan-Lawlor.

Nota: 3,5/5,0

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.