Trecobox
Sua caixa de conteúdo Geek

Crescimento dos games ganha espaço na mídia tradicional e fura bolha do universo geek

Os jogos eletrônicos sempre foram vistos como um entretenimento voltado para o mundo geek. Entretanto, o rápido crescimento dos eSports nos últimos anos fez com que a modalidade começasse a ganhar mais espaço na mídia e, como consequência, também com o grande público. Isso está transformando por completo o perfil dos fãs de games, e a maior evidência é a presença de grandes marcas nas principais organizações de eSports do mundo.

Crescimento dos games ganha espaço na mídia tradicional e fura bolha do universo geek

Atualmente, os campeonatos de eSports atraem mais de 450 milhões de espectadores em todo o planeta, segundo reportagem da revista Exame. O Brasil aparece como o terceiro colocado na lista de países com maiores audiências, com 21 milhões de fãs, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. O domínio dessas duas nações é algo esperado, pois são economias ricas e que investem bastante quando o assunto é tecnologia e inovação.

A expectativa é que esses números continuem aumentando nos próximos anos. Segundo projeção feita pela Statista e divulgada pelo site de bets em eSports da Betway , a audiência nos games em 2022 deve ultrapassar a barreira dos 640 milhões de espectadores. Uma projeção que parece otimista, mas que apenas leva em consideração o crescimento nos últimos anos. Apenas como exemplo, se olharmos para o público em 2016, que era de apenas 275 milhões, o salto até o final do próximo ano é algo bem realista.

O curioso é que todos esses números mostram como os games conseguiram sair da bolha do mundo geek, e estão ficando cada vez mais populares. A presença na mídia tradicional, por exemplo, é algo que cresceu consideravelmente nos últimos dois ou três anos. Aqui no Brasil, os canais esportivos mais assistidos, como a SporTV e a ESPN Brasil, possuem acordos para transmitirem torneios oficiais de eSports.

Grandes marcas entram nos games

Além do espaço conquistado nas emissoras de TV paga, os games também começaram a atrair grandes empresas, e nenhuma delas do universo geek. Um levantamento feito em reportagem especial da Betway mostra que marcas como a Red Bull, a Coca-Cola, a BMW, a Audi, a Nike, a Adidas e o McDonalds realizaram acordos de patrocínios com equipes ou torneios de eSports. Ou seja, o público-alvo é cada vez mais amplo e variado.

Com grandes competições em todos os países, inclusive no Brasil, não é uma grande surpresa ver esse impacto dos games. A ideia de que é uma diversão apenas para os geeks, e não para o público geral, foi deixada para trás quando o entretenimento digital começou a virar uma tendência mundial. Hoje, os videogames estão na lista de dispositivos mais procurados pelas pessoas na internet, segundo dados oficiais da Google.

Mundo geek cada vez mais popular

A furada de bolha feita pelos games não foi única. Na verdade, se olharmos para os últimos 10 anos, é evidente a maior presença da cultura nerd na vida das pessoas. Os cinemas, por exemplo, estão sendo dominados por filmes de super-heróis. A franquia Avangers arrecadou mais de US$ 21 bilhões, e a expectativa é que a Marvel e a DC continuem em alta nos próximos anos.

Os serviços de streamings também estão indo pelo mesmo caminho, com a presença de muitas séries da mesma temática. A Disney+ conseguiu chamar muita atenção na estreia da plataforma, ainda em 2019, com a chegada da série The Mandalorian. Ou seja, a cultura geek se tornou popular, e tem gerado ganhos financeiros e também de audiência.

Entretanto, os eSports ainda surgem como o mercado mais promissor para o futuro. A audiência crescente, e perto de chegar nos 700 milhões em todo o mundo, é algo incrível e que está mudando o entretenimento para sempre.

Imagem: Unsplash

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.