Copiar o MCU pode ser um grande erro da DC (de novo)

Uma grande verdade nos últimos anos em relação a cultura pop é o fato da DC estar perdida em relação a seus filmes. Seja na indecisão de ter ou não um Universo Cinematográfico pra chamar de seu, ou nas escolhas em relação a atores para grandes papéis, tudo isso mostra como a produtora está perdida.

No entanto, a notícia que a Warner Bros. Discovery está com um plano de 10 anos para ter o seu próprio universo cinematográfico parece estar sendo mais uma forma de copiar a Marvel no cinema e tv. E é muito possível que esse seja um grande erro para o DCEU ( Universo Estendido da DC em tradução livre), e nós do Trecobox explicamos isso logo abaixo.

O Universo Estendido da DC até agora

A grande verdade é que a Warner Bros já tentou copiar a Marvel ao fazer os primeiros filmes do DCEU com Zack Snyder dirigindo os filmes. A ideia era que veríamos Snyder como o Kevin Feige dos filmes do Universo da DC, entretanto, a história seguiu para outro caminho.

Snyder e a época sombria da DC

Apesar de Snyder ter a direção dos filmes, várias de suas decisões criativas eram vetadas ou alteradas pelos produtores do filme. E essas interferências, juntamente com vários problemas pessoais de Snyder, culminaram na saída do diretor do comando das produções.

Após isso, os novos filmes que vierem após a Era Snyder ainda tentaram manter alguma coisa de universo compartilhado. Mesmo com essa tentativa, os novos filmes começaram a destoar do clima feito pelos filmes dirigidos pelo Snyder.

Um ótimo exemplo disso são os filmes Aquaman e Shazam, que são ambientados dentro do mesmo universo de filmes como Homem de Aço e Batman vs Superman. E com esses climas diferentes para as produções, acabaram por tornar esse universo compartilhado em uma bagunça.

Aquaman e Shazam
Aquaman e Shazam foram mudanças de clima para o Universo da DC (Imagem: Trecobox)

As sequências da Era Snyder

Outro fator que deu errado na tentativa de “copiar” a Marvel foi a ansiedade do estúdio de ter um retorno rápido para algo que demora anos para ser feito. E graças a isso, alguns filmes que deram certo da leva de filmes produzidos durante o comando de Zack Snyder, tiveram suas continuações.

Mas como uma sequência de um filme não é uma certeza de sucesso, a sequência de Mulher-Maravilha não foi tão bem assim. Apesar disso, outras sequências estão sendo feitas, como é o caso de Aquaman 2 e Shazam 2. Mas como os filmes ainda não foram lançados, existem chances de darem certo ou não.

Mulher Maravilha 1984
Mulher Maravilha 1984 não foi tão bem aceito pela crítica e pelo público em geral. (Imagem: Cinema com Rapadura)

Adão Negro, The Flash, Batgirl e novas esperanças (ou quase isso)

E após todo esse caminho tortuoso, a Warner Bros. pareceu finalmente ter tomado um rumo com novas produções. Entre essas novas produções anunciadas, tivemos Adão Negro com ninguém menos que Dwayne “The Rock” Johnson no papel do vilão dos quadrinhos.

A escalação de The Rock foi tão impactante que serviu como uma forma de propaganda para o filme. Com frases como ” A hierarquia de poder da DC está mudando” que The Rock praticamente deixa entendido que o foco da DC era diferente do feito antes.

Além disso, novas produções de heróis menos conhecidos do público geral também foram anunciadas. E entre eles, tivemos Batgirl e Besouro Azul, com suas produções anunciadas e até mesmo com gravações sendo feitas nos últimos meses.

Os novos planos do DCEU e mais 10 anos de planejamento

Entretanto, essa terceira fase dos filmes do DCEU mal começou e já teve seus próprios cancelamentos e mudanças. Com o início de agosto, a Warner Bros., que agora se tornou parte do grupo Discovery, anunciou que o filme da Batgirl seria cancelado, mesmo o filme já tendo sido todo gravado e entrando na fase de pós-produção.

E esse cancelamento se deu por parte do novo plano da Warner Bros. para o DCEU, e entre os planos da produtora, um deles era fazer produções com personagens que são considerados “apostas certas”. Essa acabou por ser a justificativa dada por David Zaslav, o presidente da Warner Bros. Discovery, em entrevistas recentes.

Batgirl Leslie Grace
A Batgirl de Leslie Grace iria trazer até mesmo o Batman de Michael Keaton na produção cancelada (Imagem: Tec Mundo)

Um começo contubardo

Além disso, o novo plano para o DCEU inclui ainda um planejamento de 10 anos que irá se equiparar ou até mesmo ultrapassar o MCU. No entanto, a dúvida que fica é se esse novo plano de tentar se equiparar com o que a Marvel faz nos filmes e nas séries é realmente uma boa ideia.

Mesmo que já tenha sido dito que esse novo plano tem como um dos seus pilares trazer alguém que seja o “Kevin Feige da DC” para ser o responsável por guiar as novas produções, esse sim pode ser um grande erro. Afinal, já vimos que as outras tentativas de fazer o que a Marvel faz, não deram bons frutos em nenhum ambiente.

Além disso, a ideia de jogar fora um filme que estava todo filmado, como Batgirl, não parece ser um ótimo começo de iniciar mais 10 anos de novos filmes.

Kevin Feige
Será que o Kevin Feige conseguiria salvar o universo cinematográfico da DC? (Imagem: Portal do Nerd)

Erros podem se repetir

Mesmo que não tenhamos visto o início desse novo plano para o DCEU ser posto em prática, um desânimo com isso é algo comum. Afinal, a DC tentar copiar a Marvel novamente é algo que já vimos ser feito antes, muito recentemente inclusive, e essa nova tentativa parece ser apenas uma repetição de algo que deu errado antes, e pode com toda certeza se repetir.

Porque mesmo que os personagens da DC sejam “melhores” que os da Marvel, nunca vai adiantar que a DC invista num caminho que não funciona. Talvez a pior parte disso tudo é que a DC flerta com seus filmes algo diferente do MCU e que funcionou muito bem, que são os filmes desconexos.

Desde os filmes mais antigos do Batman e do Superman até o novo Batman do Robert Pattinson e o Coringa de Joaquin Phoenix, esses filmes são, em sua maioria,sucessos entre todo o público. E o que eles têm em comum? Nenhum deles precisou ter uma conexão com outra série de filmes ou séries de TV para funcionarem sozinhos.

E a grande dúvida que fica é sobre o porquê da DC insistir em apostar num universo compartilhado que mais parece ser uma colcha de retalhos do que algo que se encaixe perfeitamente. E é claro, ainda existe a pior parte disso tudo, que é a DC tentar conectar todos esses filmes já feitos e que funcionam sozinhos em um universo compartilhado, onde eles vão continuar sem conversar entre si.

The Batman e Coringa
Com toda certeza The Batman e Coringa foram sucessos de bilheteria e de crítica entre os fãs e os críticos (Imagem: Trecobox)

A esperança ainda é a última que morre

Infelizmente, o mundo ideal onde um universo compartilhado da DC funcione ainda não aconteceu, e parece cada vez estar mais distante. No entanto, a realidade tende a ser decepcionante e cada decisão parece ser um golpe para os fãs dos quadrinhos da DC, mas a esperança ainda é algo que deve ser mantida até o final.

Com o lançamento de Adão Negro próximo e com esse novo plano sendo anunciado, talvez há chances de vermos um renascimento da DC nos cinemas. Quem sabe não veremos Adão Negro sendo um novo Homem de Ferro nos cinemas e sendo até mesmo o começo desse “MCU da DC”?

Mas, por enquanto nada disso é realidade e só o tempo dirá o que veremos nos próximos filmes da DC.

Mas e você, o que achou da decisão da DC de tentar copiar o MCU? Conte pra gente nos comentários.