Siga-nos também em

Anime

Conheça Miyuki, a personagem trans de Yu Yu Hakusho

Conheça Miyuki, a personagem trans de Yu Yu Hakusho

O anime Yu Yu Hakusho aborda temas do cotidiano

 

Baseado no mangá de mesmo nome, o anime Yu Yu Hakusho é considerado um clássico das antigas e está na lista dos animes essenciais para o otaku raiz.

Lançado em 1992, o título foi transmitido no Brasil em emissoras de TV aberta como a Rede Manchete e Bandeirantes, e hits da TV a cabo, como Cartoon Network e Play TV. A saga virou febre e foi reconhecida tanto nacionalmente quanto no mundo.

A história segue o protagonista Yusuke Urameshi, um garoto rebelde que ao morrer num trágico mas corajoso acidente, vê a oportunidade de ter uma segunda chance com a incumbência de se tornar um detetive sobrenatural, capaz de identificar e caçar demônios.

 

Conheça Miyuki, a personagem trans de Yu Yu Hakusho

 

Com 25 anos de existência, o anime aborda temas que hoje ganharam extrema visibilidade e pautas de discussão, que vão desde a delinquência juvenil até a transsexualidade.

É o caso de Miyuki, a personagem trans de Yu Yu Hakusho. A personagem é um demônio de madeixas azuladas e um chifre bem no meio da testa. Em uma tacada só, o anime colocou em pauta, temas que hoje ganharam maior carga de importância de ser discutida e muitas vezes repensada. Confira:

 

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=yUC3Zl21N8s” align=”center” description=”Conheça Miyuki, a personagem trans de Yu Yu Hakusho” maxwidth=”650″ /]

 

O julgamento do caráter dos personagens fica em segundo plano. Yusuke, prova por várias vezes que o humano tem suas facetas boas em contraste com suas facetas ruins. O mesmo rapaz que salva uma criança de um atropelamento, é o que diz que bate em criança, mulher ou velhinho.

Ao atentar-se as questões que a personagem Miyuki coloca em voga, temos entre elas a violência contra a mulher, a violência seletiva por gênero, a capacidade da força feminina, o machismo, o preconceito e a visibilidade trans.

Algo que parece recente e discutido apenas na atualidade, já era colocado em pauta em algo simples, como a cena isolada de um anime há mais de 25 anos atrás.

 

Conheça Miyuki, a personagem trans de Yu Yu Hakusho

 

 

“Meu corpo pode ser de homem, mas o meu coração é de mulher.”

 

Miyuki, declara ter corpo, voz e coração de mulher, e por esse motivo ser uma, independendo do órgão sexual. Claro e didático.

Com isso o anime, entre outras abordagens, deixa claro que o assunto não trata-se de um modismo, mas do respeito a diversidade. Além disso consegue de maneira clara explicar que as características físicas não definem quem você é, mas sim como você se entende, como você se sente.

O que o seu coração te diz?

 

Comentários via Facebook

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Mais lidas