Documentário na Netflix mostra curiosa relação entre homem e polvo
Conexões inesperadas: explorando o mergulho profundo na natureza intuitiva
Documentario Netflix Professor Polvo: uma história de amizade e conexão
A natureza tem mostrado ao longo dos anos que é capaz de permitir os mais variados e curiosos tipos de amizades – até mesmo entre um humano e um polvo. Esse é o caso de “Professor Polvo” (2020), um documentário da Netflix que revela a inesperada amizade entre um mergulhador e um cefalópode em pleno Cabo da Boa Esperança, localizado no litoral da África do Sul.
A obra, que venceu dois Critics Choice Documentary Awards e levou a estatueta de Melhor Documentário de Longa-Metragem no Oscar 2021, narra a história do cineasta sul-africano Craig Foster que, após um período atribulado de muita pressão no trabalho, decide mergulhar diariamente na floresta de algas do fundo do mar no Cabo da Boa Esperança.
LEIA MAIS:
Comédia de ação da Netflix mostra Jamie Foxx caçando vampiros
Filme na Netflix é um dos melhores romances LGBTQIA+ da última década
Quem é o Professor Polvo?
Tudo começa quando Foster cria uma conexão incrível com um polvo fêmea, uma relação que acaba resultando em uma história surpreendente e emocionante de amizade entre espécies diferentes. O longa é ricamente composto por cenários marítimos deslumbrantes – corais, águas-vivas, tubarões e moluscos compõem a fotografia desse documentário vencedor do Oscar.
O que faz de Professor Polvo um documentário indispensável?
Seja pela bela fotografia ou pela história cativante de amizade, “Professor Polvo” ganhou a atenção do público por oferecer uma profunda reflexão acerca da fragilidade da vida e da importância da conexão com a natureza. Vislumbra-se um vínculo sincero entre Craig e o polvo, o que torna a experiência de assistir ao documentário ainda mais surpreendente.
Mas os atrativos do filme não se limitam à admirável conexão humano-animal. “Professor Polvo” é didático, proporcionando ao público um conhecimento aprofundado sobre os polvos, considerados por muitos como os seres mais parecidos com alienígenas na Terra. Configuram-se como animais extremamente inteligentes, que têm a capacidade de camuflar-se, mudar de forma e até “caminhar” sobre seus tentáculos. Esses e outros aspectos biológicos relevantes são explorados no documentário, tornando a obra educativa e interessante.
Pensei em assistir, por que devo dar uma chance a Professor Polvo?
Além de uma bela fotografia e uma história de amizade inspiradora, “Professor Polvo” é um filme que leva à reflexão sobre a nossa relação com a natureza e o quanto ainda temos a aprender sobre o mundo marinho. Com uma narrativa comovente, cheia de altos e baixos próprios de qualquer relação, o filme é uma verdadeira lição de persistência, respeito à natureza e valorização da vida, seja ela qual for.