Como Rick and Morty copiou Black Mirror

No terceiro episódio da 6ª temporada de Rick and Morty,  vemos uma clara referência a um dos episódios da série Black Mirror, a qual Rick até ironiza, reconhecendo a semelhança da situação.

O desenho possui diversas citações a ideias e conceitos da cultura pop, e nessa sexta temporada isso parece estar sendo levado a um nível além.

Até o momento, em todos os episódios da temporada houve ao menos uma referência a uma produção cinematográfica da cultura pop.

No primeiro episódio Rick fez uma paródia de Vingadores: Ultimato, no segundo vemos Summer agindo como no filme Duro de Matar, e agora no terceiro episódio a família Smith se envolveu com Black Mirror.

Rick And Morty And Black Mirror

Com o título de Bethic Twinstinct, esse episódio mostra Beth e seu clone Space Beth se apaixonando, o que deixa seus filhos Morty e Summer bastante perturbados.

Em determinado momento, as duas querem descobrir qual a extensão e vida útil que seu relacionamento poderia ter. Para isso elas entram no holodeck de Rick, o que as permite viver em uma realidade simulada.

Rick and Morty - San Junipero
Imagem: Reprodução

Nesse momento Rick, Morty e Summer resolvem interferir com o casal e vão até eles, ao chegar no holodeck eles veem as duas como idosas, desfrutando de um momento romântico enquanto o sol se põe.

Rick fica perplexo e exclama: “Você fez um San Junipero completo aqui?”, enquanto analisa a programação que a sua filha colocou no Holodeck.

San Junipero é uma citação direta a um dos episódios da série Black Mirror, uma das melhores séries de ficção científica do mundo.

San Junipero

Esse episódio é estrelado por Gugu Mbatha-Raw e Mackenzie Davis. Ele é lembrado principalmente por subverter as visões sombrias que outros episódios dão sobre a tecnologia e enfatizar que o avanço científico pode trazer esperança e um conexão ainda maior entre as pessoas.

Rick and Morty - San Junipero
Imagem: Reprodução

Nele acompanhamos duas mulheres, que residem na cidade litorânea de San Junipero, onde acabam se apaixonando. Porém, a cidade paradisíaca que elas moram é na verdade uma realidade simulada, onde a consciência de alguém pode visitar e viver até mesmo depois de morrer.

Rick and Morty usa essa ideia muito além de um nível superfície, como fez parecer, as Beths viveram uma vida juntas e tiveram a oportunidade de ver se seu amor poderia durar até a velhice.

No final do episódio, as duas Beths resolvem suas diferenças e chegam a um acordo com Jerry, algo que traumatiza os seus filhos.