A classificação etária de “Duna: Parte Dois” cita FORTE VIOLÊNCIA; Descubra!

Sequência mantém Classificação PG-13 - Descubra o porquê!

“Duna: Parte Dois” recebe classificação etária oficial por “forte violência”

Recentemente, a tão esperada classificação etária para o filme “Duna: Parte Dois” foi anunciada, mantendo a tradição de “forte violência” que é característica da franquia.

A sequência da aclamada adaptação do diretor Denis Villeneuve recebeu a classificação PG-13, devido a “sequências de forte violência, alguns materiais sugestivos e linguagem forte e breve”, que é semelhante ao seu antecessor. Essa classificação segue a linha do primeiro filme da franquia, lançado em 2021, e do original de David Lynch, de 1984. A sequência, que estava originalmente programada para estrear agora em 2023, teve sua estreia adiada para a primavera.

Duna Parte Dois
Imagem: Divulgação

Leia mais:

Suspense investigativo recém-lançado na Netflix vai te deixar NERVOSO!

Por que PG-13 é a classificação perfeita para “Duna: Parte Dois”?

No universo de “Duna”, a classificação PG-13 é ideal. Fazer uma versão PG do filme significaria que ele poderia não ter a intensidade necessária para a história. Afinal, o romance original de Frank Herbert não está isento de momentos de violência, e a premissa da história é basicamente um conflito épico entre duas casas. Fazer jus a esse conflito e à sua carga emocional humana talvez não seja possível com uma classificação PG.

Duna Parte Dois
Imagem: Screen Rant

 

Por outro lado, uma classificação R limitaria “Duna: Parte Dois” comercialmente. Embora se possa argumentar que uma classificação R se adequaria ao brutal combate com lâminas retratado no filme, isso, por sua vez, restringiria as perspectivas financeiras do filme. Uma classificação R, afinal, excluiria um grande segmento de espectadores em potencial que são menores de 18 anos.

Com “Duna: Parte Dois”, Villeneuve demonstrou que uma classificação PG-13 é o meio-termo perfeito para dar à história e à sua violência o peso que precisa, e ao mesmo tempo tornar a adaptação acessível a um público mais amplo. Resta saber como a violência retratada em “Duna: Parte Dois” será comparada à do primeiro filme, mas os trailers e a recente classificação MPAA sugerem que será de intensidade semelhante.

O filme chega em novembro de 2023.