Artigo
Brasileiro enfatiza a luta contra a depressão em seu game
Mostrando a luta contra depressão como tema, Lenin – The Lion se apresenta como um dos jogos indies promissores do Brasil.
Em Lenin The Lion, questões típicas do nosso cotidiano entram no jogo.
Lenin The Lion é um Drama RPG que conta a história de um leão albino, único de sua espécie, o qual tem depressão e tem que enfrentar seus inimigos – ou tolerar aqueles que o julgam e por isso se sente inseguro e constantemente desanimado.
Este game é um projeto independente, idealizado há alguns meses, e agora está em produção por João Bueno, estudante de História da Arte na UNIFESP.
Em uma entrevista para a TrecoBox, ele nos contou sobre suas inspirações que eram Earthbound e Mother (as mesmas inspirações de Undertale), além de se revelar fã de Undertale, e o porque de seu jogo usar a depressão como tema.
Por que você escolheu a depressão como tema do seu game?
Escolhi a depressão por dois motivos principais: um deles é por ser um problema que atinge uma gama de pessoas gigantesca hoje, e acho importante falar sobre ele de forma abrangente – seja na literatura, no cinema ou nos jogos.
O outro motivo é que os jogos independentes recentes tem tido seu foco em temáticas alternativas, e acredito ser o momento ideal para um jogo como Lenin, que atinge o mesmo público de jogos de sucesso como Oneshot e Undertale.
Na verdade, Lenin atende a todos os sintomas da depressão. Sua mãe o trata com indiferença e toda a aldeia o despreza e age cruelmente. Na escola, ele sofre bullying e não pode se concentrar nas aulas.
Agora, sem esperanças acerca de sua vida, certas situações parecem despertar em Lenin algo que não é da realidade de todos, mas apenas da sua. Algo que ele descobrirá ser o “Reino da Depressão”.
Neste lugar, Lenin encontrará outras espécies de animais que representam seus sintomas, o que pode ajudá-lo a entender seus problemas.
No entanto, o reino é perigoso, e pode tornar-se o último passo que Lenin procura dar ao seu sofrimento, viajando entre a realidade e o Reino da Depressão, ele terá de enfrentar seus medos e inimigos internos e, muitas vezes, os externos também.
O jogo já está disponível?
Este jogo ainda está em fase de desenvolvimento, mas ele confirmou que uma versão de demonstração sairá nos próximos meses.
Acompanhamos o criador desde o projeto passado que se chamava Laburia – o qual não teve muito destaque dentre os desenvolvedores de jogos, mas era um projeto bom em si. O novo projeto conquistou vários desenvolvedores e pessoas as quais se interessam pela história do seu game.
O jogo está sendo feito por um brasileiro e ele está trabalhando sozinho. Ele trabalha há tempos com pixel art e não é de hoje que ele surpreende seu público com suas artes.
A parte gráfica do game é linda e não tem do que reclamar. O próprio criador disse que teve inspiração em jogos como Earthbound (o mesmo que também foi inspiração para Undertale) para criar seu game e pode se notar, nos traços de sua arte, a influência que estes games clássicos fizeram.
Infelizmente, o jogo ainda não dispõe de músicas pois eles ainda não contrataram um músico com experiência e qualidade na produção. Caso você seja músico e compositor e deseja ter contato com o criador para negociar, segue no link do tumblr que será posto mais abaixo.
Deseja acompanhar e/ou ajudar este game?
Basta acessar seu Tumblr, onde poderá ver seu devlog, clicando no ícone abaixo:
Inicialmente, o jogo não possuía tumblr, mas com um pouquinho da ajuda da desenvolvedora do Virgo vs The Zodiac, que também é brasileira, ele conseguiu organizar o website e está pouco a pouco conquistando brasileiros e estrangeiros para o seu game.
Ajude este indie brasileiro a fazer sucesso! Compartilhe e mostre que o Brasil também tem jogos de qualidade!
Se você acompanhou a leitura até aqui, eu agradeço por sua atenção! Deixei escapar algo? Deixe sua pergunta em caso de dúvida.
Até a próxima!
Comentários via Facebook