Após a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO da rede social anunciou que irá lançar agora a Bluesky, uma nova plataforma digital. O projeto está sendo desenvolvido desde 2019, sendo um dos projetos paralelos de Dorsey e de uma pequena equipe.
Em 2021, quando o engenheiro de software deixou a companhia do “pássaro azul”, ele levou o projeto consigo, se dedicando à plataforma que espera lançar muito em breve.

Bluesky promete grandes diferenças em relação ao Twitter
Segundo fontes ligadas a Jack Dorsey, o projeto irá operar em código aberto e totalmente descentralizado, uma das características dos projetos do desenvolvedor. A base da nova plataforma será o será AT Protocol (Protocolo de Transferência Autenticado, em tradução livre), que promete ser a grande novidade dela.
Com ele, o Bluesky irá permitir a portabilidade entre contas, a possibilidade de escolher os algoritmos que pretende utilizar e a interoperabilidade entre diferentes redes sociais.

Jack Dorsey falou sobre seu novo projeto
Segundo Dorsey, Bluesky promete revolucionar as redes sociais, trazendo mais possibilidades ao usuário e também mais segurança. Segundo ele, a ideia é que a plataforma seja totalmente pública, confira:
“O objetivo maior e de longo prazo é construir um protocolo aberto e duradouro para conversas públicas. Que não seja de propriedade de nenhuma organização, mas construído pelo maior número [de pessoas] possível.”
Em um comunicado no Twitter, o perfil da rede social confirmou que a plataforma está com testes em sua versão beta, confira:
Para se cadastrar para ser um dos primeiros a conhecer a Bluesky, basta acessar a plataforma aqui.
Comentários do Facebook