Black Mirror: é ficção ou realidade? Os perigos da tecnologia que assustam e fascinam

0

Black Mirror: ficção ou realidade?

Enquanto a tecnologia avança cada vez mais pelo mundo, a série britânica da Netflix, Black Mirror, mostra o lado obscuro de toda essa inovação. Na trama, a produção oferece uma crítica sobre a obsessão das pessoas com gadgets e as mídias sociais.

Black Mirror
Reprodução: The Movie Database

Leia mais:

Desbloqueado: A experiência de Stranger Things em São Paulo

Descubra as princesas Disney que não estampam seus nomes em filmes

A Jornada Através dos Episódios

Em Black Mirror, cada episódio conta uma história independente e traz personagens, tecnologia e cenários diferentes. Assim, a estrutura permite que a trama aborde vários temas e demonstre o impacto da mídia social na saúde mental das pessoas. Além disso, relata os perigos da inteligência artificial.

Temas Recorrentes

  • Dependência Tecnológica: com o exemplo de dois episódios, Nosedive” e “White Bear”, a série retrata a nossa vulnerabilidade com a dependência da tecnologia. Por exemplo, a busca por likes nas redes sociais e selfies podem configurar em na perda de privacidade.
  • Vigilância e Controle: outro tema que Black Mirror aborda é sobre a facilidade das empresas de tecnologia e dos governos para um monitoramento e controle sobre as pessoas. Assim, os exemplos dessas situações são retratados nos episódios The Entire History of You” e “Shut Up and Dance”.
  • Impacto na Sociedade: por fim, a série explora mostra como a tecnologia é capaz de ter um impacto na sociedade, de forma negativa. Além disso, aprofundar as desigualdes sociais e um isolamento das pessoas, o que leva à desumanização.

Relevância na Atualidade

Apesar de Black Mirror ser uma série de ficção científica, ela aborda temas relevantes para a atual sociedade. Por exemplo, um convite para reflexão sobre o relacionamento das pessoas com a tecnologia e a forma que ela tem de controlar as nossas vidas.

Você é aquela pessoa que se interessa pelo futuro da tecnologia e seu impacto na sociedade? Então, Black Mirror é a série perfeita! Com histórias para reflexões, a trama nos leva a repensar o relacionamento com a tecnologia e buscar um futuro diferente.