Bilheteria global de 2022 atinge US$ 26 bilhões, valor bem acima do arrecadado em 2021

Bilheteria mundial teve crescimento considerável em 2022 se comparado a 2021

As vendas globais de cinema em 2022 chegarão a US$ 26 bilhões, uma melhoria saudável de 27% em relação a 2021 na bilheteria, mas ainda bem abaixo dos níveis pré-pandemia.

Em sua estimativa final para o ano inteiro até 31 de dezembro de 2022, a empresa de pesquisa Gower Street Analytics calculou que as vendas globais de bilheteria atingiriam US$ 25,9 bilhões. Isso se compara a US$ 21,4 bilhões em 2021.

O número de 2022 está 35% abaixo da média de 2017-19, nos três anos anteriores ao COVID-19 derrubou a indústria cinematográfica global. A Gower Street estima que o valor de 2022 representa uma perda anual de US$ 14 bilhões em receita bruta.

Top Gun
Imagem: Divulgação

 

A China, que foi o território de maior bilheteria em 2020 e 2021, cedeu a coroa de bilheteria ao mercado norte-americano (também conhecido como “doméstico”) em 2022. De acordo com a Comscore Movies, o mercado norte-americano atingiu aproximadamente US$ 7,5 bilhões em 2022. Isso foi 65% a mais do que em 2021, mas 35% atrás da média de 2017-2019.

Estima-se que a China tenha encerrado em cerca de US $ 4,33 bilhões, uma queda de 36% em relação a 2021. O valor da China em 2022 está 49% abaixo da média do país em três anos antes da pandemia. Outros analistas disseram que 2022 foi o menor total anual da China em 11 anos.

Estima-se que o mercado internacional (excluindo China e América do Norte) tenha finalizado com aproximadamente US$ 14,1 bilhões em 2022, representando um ganho de 55% em relação a 2021 e um déficit de 29% em relação à média de 2017 a 2019. Todas as três grandes regiões tiveram melhor desempenho em comparação com as três média anual do que os mercados dos EUA ou da China.

Europa, Oriente Médio e África entregaram US$ 7,1 bilhões, 31% abaixo da média pré-pandêmica e um aumento de 52% em relação a 2021.

Avatar 2
Imagem: Divulgação

 

Estima-se que a Ásia-Pacífico (excluindo a China) tenha embarcado US$ 5,2 bilhões em 2022, 26% abaixo da média de 2017-2019 e 49% acima de 2021. O Japão foi o principal mercado em 2022, 9,4% atrás de sua média pré-pandêmica com uma estimativa valor de US$ 1,5 bilhão.

A América Latina entregou quase US$ 1,8 bilhão, cerca de 30% abaixo da média de três anos, com o maior ganho em 2021 em 87%.

A Rússia foi o mercado mais fraco rastreado pela empresa em comparação com os níveis de negociação pré-pandemia. Na Rússia, as vendas caíram 43% em relação a 2021, para 57% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Excluindo a Índia (onde a Gower Street e a Comscore não têm rastreamento completo), estima-se que os 15 principais mercados internacionais para 2022 sejam: China (US$ 4,3 bilhões), Japão (US$ 1,5 bilhão), Reino Unido e Irlanda (US$ 1,2 bilhão), França (1,1 bilhão de dólares), Coreia do Sul (US$ 0,9 bilhão), Alemanha (US$ 0,8 bilhão), Austrália (US$ 0,64 bilhão), México (US$ 0,63 bilhão), Espanha (US$ 0,4 bilhão), Brasil (US$ 0,35 bilhão), Itália (US$ 0,33 bilhão), Rússia (US$ 0,31 bilhão) , Holanda (US$ 0,27 bilhão), Arábia Saudita (US$ 0,25 bilhão) e Emirados Árabes Unidos (US$ 0,16 bilhão).

As comparações de porcentagem para 2022 x 2021 e anos pré-pandêmicos foram calculadas usando valores equivalentes em moeda local convertidos nas taxas de câmbio atuais para precisão.