Esportes eletrônicos se consagram como um mercado consolidado
Não é à toa que a Brasil Game Show é detentora do título de maior evento de games da América Latina. A edição de 2018 nos presenteia com diversas novidades do universo dos games, e o cenário de eSports não podia ficar de fora! Só para se ter uma idéia, o Brasil já é considerado o 3º maior em audiência de torneios de eSports no mundo. Ficamos atrás apenas da China e Estados Unidos, ultrapassando o total de 11.4 milhões de espectadores entusiastas no ano passado.
Com um público tão grande, os torneios se tornam oportunidades não somente para venda de produtos e ingressos, como também para patrocínios e propaganda. A BGS 2018 representa muito bem o cenário de eSports nacional, abrindo suas portas para diversos expositores e competições. Confira abaixo um breve resumo do que conferimos durante os dias em que participamos do evento:
Hyper X
A empresa de acessórios eletrônicos e periféricos trouxe um stand repleto de entrevistas e muitos jogos competitivos. Dentre as diversas atrações tivemos como destaque Felipe “BRTT” Gonçalves e Murilo “Takeshi” Alves, ambos jogadores profissionais de League of Legends, competindo um contra o outro no famoso x1.
No espaço também tivemos entrevistas com Nicole “Cherrygumms” Merhy, CEO da equipe de Rainbow Six Siege da Black Dragons, e o canal Pai Também Joga fazendo aquela gameplay de Fortnite Battle Royale. Os youtubers Nilce e Leon do canal Coisa de Nerd marcaram presença no estande participando de entrevistas, gameplays de Overwatch e entregando autógrafos para os fãs.
Logitech
Apostando em League of Legends, no espaço da Logitech tivemos a final da Challenge Latam, que levou espectadores a loucura durante as partidas. O campeonato encontra-se em sua sexta edição, porém foi a primeira vez que ele aconteceu aqui no Brasil.
Sem falar ainda nos diversos produtos e novidades da marca de periféricos para deixar a vida do gamer mais tencnológica. Os detaques vão para o mousepad Powerplay e os mouses G703 e G903. Segundo Jairo Rozenblit, presidente da Logitech Brasil, os equipamentos “não têm latência na resposta” e proporcionam uma jogabilidade muito mais fluida.
Gamemax
A empresa montou um espaço com cerca de 300m², onde os visitantes puderam participar de diversar atividades. Sob o comando de Diogo Braga, o “Didi Braguinha”, do Matando Robôs Gigantes e Silvio Santos do CS, o estande ficou lotado de fãs. Todos queriam participar de uma partida de Counter-Strike: Global Offensive. Os times eram escolhidos na hora pelos próprios apresentadores, que formaram as equipes “profissionais” Time DiDi e Time Silvio Santos do CS.
Entre os equipamentos da Gamemax que puderam ser vistos na BGS 2018 estão os gabinetes inéditos Raider X, Raider XT e Winman Red, uma vez que ainda nem foram lançados oficialmente no mercado.
RAWAR
A RAWAR aproveitou a Brasil Game Show 2018 para anunciar sua nova geração de PC Gamers, incluindo um desktop customizado com o tema de Battlefield V, que já incluía uma cópia digital do game. Os visitantes do evento puderam testar o modo Conquest do novo BAttlefield em mais de 60 máquinas divididas entre o estande da RAWAR e da NVIDIA. Para aqueles que estivessem afim de desembolsar uma graninha, o preço sugerido das configurações variava entre R$ 2.600 e, pasmem, R$ 50 mil!
Twitch
O espaço da Twitch estava mais focado em entrevistas com diversas personalidades dos games e influencers da plataforma. A segunda edição do BGS Talks trouxe alguns painéis com grandes nomes da indústria mundial. Tivemos a participação de Michiteru Okabe, de Devil May Cry V, Yoshiaki Hirabayashi de Resident Evil 2, Cory Barlog, de God of War, Yoshinori Ono de Street Fighter, o time profissional MiBRb, de CS:GO, Charles Martinet, dublador do personagem Mario, Shota Nakama, produtor musical de Final Fantasy e Kingdom Hearts, e Daniel Pesina, que foi o Johnny Cage em Mortal Kombat I.
Arena PUBG
Contando com mais de 100 computadores equipados com tudo do bom e do melhor, o estande estava repleto de jogadores. Como o próprio nome já diz, o espaço consistia em uma arena de 500 m² onde os visitantes puderam testar todo seu talento no famoso Battle Royale. Todos competiam para ver quem seria o último sobrevivente em partidas ao vivo de PUBG.
Vale lembrar ainda que diversos produtos oficiais de PUBG foram anunciados e já estão disponíveis para compra na FalleN Store, loja online do gamer profissional Gabriel “FalleN” Toledo.
NVIDIA
O estande estava disponibilizando uma pequena demo de Battlefield V para apresentar o poder gráfico das suas novas placas de vídeo. As novas placas GeForce RTX 2080 e RTX 2080 ti prometem entregar um poder de renderização até seis vezes maior que a geração anterior.
Ao comando de Renato do canal Bunker Nerd, o espaço da Nvidia estava distribuindo muitos brindes, desde adesivos até mochilas.
Warrior
Conhecida pelo seus famosos teclados e mouses, o stand da Warrior estava promovendo competições de League of Legends com o público. Com um dos espaços gamers mais bacanas do evento, a empresa trouxe diversos periféricos e acessórios para a BGS 2018.
Dentre os destaques estavam: teclado e mouse Ragnar Keon TC223, o super PC Gamer DT103 e as cadeiras gamer da linha Warrior. É claro que também não poderiam faltar os brindes para os visitantes.
Brasil Game Cup
Além dos estande com as principais marcas do segmento, a Brasil Game Show também conta com diversos campeonatos para os amantes de eSports. A Brasil Game Cup consiste no tradicional torneio oficial do evento, dominando sempre o palco principal da feira com suas partidas de tirar o fôlego. Só para se ter uma idéia, confira no vídeo abaixo um pouco do que foi a edição do ano passado (2017):
A edição de 2018 também marcou história, colocando as principais equipes do cenário competitivo frente a frente. No dia 10 tivemos Dota 2, com a abertura de seu campeonato, em uma partida eletrizante entre INTZ e Encore E-sports. Dia 11 foi a vez da final do campeonato de CS:GO masculino, entre W7M e Team Wild. No sábado, dia 12, as meninas brilharam muito na final de CS:GO para o feminino, com uma partida disputada entre OpTic Gaming e NTC. Para fechar Counter-Strike com chave de ouro, no dia 13 o evento contou com a presença degrandes nomes do cenário, como Coldzera, Fallen, Fer, Stewie2k e Tarik, entrando em campo contra o time vencedor da final masculina.
Freefire, battle royale famoso no mobile, foi outro game que marcou presença na Brasil Game Cup. 12 equipes disputaram os R$ 25 mil de prêmio para o primeiro lugar. Foram elas: 4ever E-sports, Cachaceiros E-Sports, EASY KILL, Esquadrão Suicida, HOMICIDAS, Irmãos Metralha, MocotóFamily, Nog BR, SiriCASCUDO, TeamCajuTC, TeeamOutside e TopSquad.
Um futuro promissor
Eventos grandes como a Brasil Game Show são provas que os esportes eletrônicos representam uma nova modalidade amplamente abrangente. O cenário de eSports tem uma expressão tão grande que pode ser que a Olímpiada de Paris, em 2024, seja o primeiro evento a incluí-lo como modalidade competitiva oficial no torneio mundial.
Os eSports representam inclusive uma ótima oportunidade de negócios, principalmente quando associados à transmissão de conteúdo via streaming. A Trecobox acredita no potencial de crescimento do cenário competitivo e apóia tais iniciativas.
Em tempo, a BGS 2018 aconteceu entre os dias 10 e 14 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, trazendo diversas atrações para os fãs de games. A equipe da Trecobox também estava por lá, acompanhando de perto todas as novidades! Não deixe de conferir a nossa super cobertura do evento!