Equipe de Avatar 2 garante que tentaram “celebrar todas as culturas indígenas da Terra” no filme
Equipe garante que teve benção de ator Maori
Avatar 2 chegou aos cinemas no ano passado após mais de 13 anos desde o lançamento do longa-metragem que deu início a franquia. Novamente sob a direção de James Cameron, Avatar: O Caminho da Água nos leva de volta ao mundo de Pandora, dessa vez, saindo de sua floresta e explorando os oceanos.
Perante a isso, e muito da cultura indígena apresentada no longa-metragem, a equipe por trás do filme garante que sua intenção foi feita para celebrar os povos da Terra.
Entenda essa história abaixo.
Avatar 2 quis celebrar cultura indígena
Como mencionado acima, Avatar 2 sofreu um tanto críticas perante sua representação das tribos Na’Vi, as quais muitos apontam que são inspiradas em culturas indígenas da vida real. Uma cena de dança cerimonial em específico, inclusive, é vista como uma grande representante da cultura Maori, e vem sendo parte de grandes conversas em relação a como o filme foi feito.
Perante a isso, em entrevista com o Polygon, o produtor designer Dylan Cole abriu o jogo, e revelou que essas cenas tiveram grande influência de Cliff Curtis, o ator Maori por trás do personagem Tonowari. Segundo ele, o astro chegou até mesmo a abençoar o projeto.
“Ter alguém como Cliff Curtis para nos guiar e oferecer suas ideias e bênçãos foi muito importante. [Avatar 2] é uma celebração de todas as culturas indígenas da Terra.”
A designer de roupas de Avatar 2, Deborah Scott, também revelou que fez muita pesquisa em relação a trajes indígenas ao redor do mundo quando montava tudo que seria mostrado no longa-metragem. Ela descreve que suas fontes vão do Ártico à China, e em base, são indígenas que viviam perto da água, e fogem de apenas representar o povo Maori devido às gravações do filme serem dadas na Nova Zelândia.
Em dezembro de 2022, James Cameron deu uma entrevista ao The Wrap afirmando que muitas conversas envolvendo apropriação cultural foram tidas durante a produção de Avatar 2. O diretor detalha que um dos pontos principais envolvia o quanto de apreciação a cultura indígena seria demais, e se tornaria exploração.
Confira o trailer de Avatar: O Caminho da Água, mais recente filme de James Cameron
Avatar: O Caminho da Água já está em cartaz nos cinemas brasileiros.