Atualização do Windows 11 tem bug que faz o menu iniciar simplesmente desaparecer

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No seu lançamento, a Microsoft confirmou que o Windows 11 seria o mais completo e estável sistema da companhia em todos os tempos, superando o XP, sistema operacional mais popular que a empresa já lançou. No entanto, na prática o OS não tem se comportado dessa maneira trazendo bugs e instabilidades recorrentes, e a mais recente tem tirado a paz de muitos usuários da plataforma. 

Alguns usuários relataram que o famoso Menu Iniciar sumiu do Windows após uma atualização, trazendo problemas para os usuários da plataforma. 

Atualização do Windows 11 tem bug que faz o menu iniciar desaparecer
Imagem: Tudo Celular

Após atualização Menu Iniciar desaparece do Windows 11 

Após as atualizações KB5015882 e KB5015814 do Windows 11, usuários notaram que o Menu Iniciar simplesmente sumiu da barra de tarefas do OS. Várias pessoas também relataram que ao apertar a tecla Windows, o menu volta a aparecer, porém em seguida volta a sumir do nada. Apesar de parecer bobo, o novo bug tem irritado muita gente, inclusive atrapalhando a performance de quem usa o sistema para trabalhar.  

Outra atualização pode causar o mesmo problema 

O bug também está relacionado com outra atualização, a KB5014668 que prometia solucionar um problema relacionado com um outra atualização. Ela iria corrigir um problema relacionado a conexões Wi-Fi, porém acabou causando o mesmo bug, quebrando o Menu Iniciar da barra de tarefas do sistema operacional da Microsoft. 

Essa foi a mais criticada pelos usuários, já que o problema original não tem relação nenhuma com o Menu Iniciar, se tornando motivo de chacota. 

Windows 11 tem bug que faz o menu iniciar desaparecer
Imagem: Tecnoblog

Microsoft lança atualização da atualização para corrigir bug no Windows 11

Para solucionar o problema, a Microsoft colocou em ação o Known Issue Rollback (KIR), mecanismo do sistema de reversão de problemas conhecidos. Ele faz com que bugs e outros problemas sejam solucionados fazendo com que componentes voltem ao seu estado anterior, ou seja, praticamente um downgrade deles. A Microsoft já está liberando gradativamente esse KIR, no momento para quem já está sendo afetado pelo bug. Mas para quem está enfrentando o problema e necessita da atualização para usar o Windows 11, basta acessar a nova atualização por aqui e fazer a instalação manual.