Atentado à Maratona de Boston vai virar série documental na Netflix

Streaming prepara nova série documental sobre ataque terrorista de 2013

A Netflix vem investindo muito em novos documentários, que se tornaram um dos conteúdos de maior audiência da plataforma nos últimos tempos como AmarElo- É Tudo Pra Ontem (2020) e A Máfia dos Tigres (2020). Agora, a plataforma acabou de anunciar mais um produção do gênero, onde o diretor Floyd Russ e o produtor Tiller Russell estão desenvolvendo uma nova produção sobre a Atentado à Maratona de Boston.

Acontecendo em 2013, o Atentado à Maratona de Boston é um dos mais conhecidos atos de terorismo envolvendo esportes, e que agora irá chegar às telinhas na nova produção da Netflix.

Atentado à Maratona de Boston série documental na Netflix
Imagem: El País

O que ocorreu no Atentado à Maratona de Boston?

O atentado à Maratona de Boston foi um ataque terrorista que aconteceu em 15 de abril de 2013, quando duas bombas detonaram perto da linha de chegada do evento. Matando três pessoas e ferindo centenas de outras, o ataque é considerado um dos maiores envolvendo esportes da história.

Durante o evento, bombas de fabricação caseira foram colocadas em mochilas e deixadas no chão próximo a linha de chegada, onde foram detonadas quando o maior número de pessoas estava no local.O atentado foi cometido pelos irmãos chechenos-americanos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, que protagonizaram uma grande caçada.

O ataque desencadeou uma caçada massiva, reunindo  policiais de várias agências para identificar e capturar os suspeitos. Tamerlan Tsarnaev acabou sendo  morto durante um tiroteio com a polícia em 19 de abril, enquanto Dzhokhar Tsarnaev foi capturado ainda no mesmo  dia e acabou condenado e sentenciado à morte.

Após o ato determinado a cidade de Boston passou por um longa fase de insegurança, onde muitos moradores ficaram com medo de novos ataques apesar dos irmãos terem agido sozinhos. A frase “Boston Strong” ganhou muita popularidade na época e se tornou um símbolo que os Estados Unidos levaram por vários anos.

O que esperar da série documental Atentado à Maratona de Boston da Netflix?

Com Floyd Russ e Tiller Russell liderando a produção, a série documental sobre o Atentado à Maratona de Boston será dividida em três partes. A produção irá mostrar com detalhes o que realmente aconteceu no dia do atentado e também as consequências deles, principalmente a incrível caçada aos irmãos Tsarnaev.

Mostrando detalhes da investigação do FBI e das outras agências, o documentário irá trazer também imagens reais, que foram capturadas por sistemas de segurança antes e depois do atentado. Depoimentos de cidadão comuns e de agentes envolvidos na investigação estarão presentes, assim como entrevistas com pessoas que deram pistas para a polícia encontrar os dois terroristas.

Atentado à Maratona de Boston vai virar série documental Netflix
Imagem: El País

Tiller Russell  fala sobre novo documentário da Netflix

Assim que o documentário foi confirmado, o produtor 40*10Tiller Russell falou sobre o seu novo projeto para a Netflix, confira:

O Atentado à Maratona de Boston é um evento icônico e trágico na história norte-americana que atacou nossos medos mais profundos e inspirou atos de profunda coragem e heroísmo. E esta série é uma tentativa de relembrar o que aconteceu e por que, para que possamos aprender com ele como uma sociedade dez anos depois de ter chocado e fascinado o mundo pela primeira vez.

Faz 10 anos, mas até hoje, a maioria das pessoas não sabe exatamente o que aconteceu naquela semana e, mais importante, por quê. Por que alguém faria uma coisa tão horrível? Ao mergulhar em relatos em primeira mão de sobreviventes, policiais e pessoas que conheceram os homens-bomba, esperamos trazer uma perspectiva conclusiva para o evento.”

Quando o documentário  Atentado à Maratona de Boston chega à Netflix?

Com sua produção já em estágio acelerado, não devemos demorar para conferir o documentário sobre o Atentado à Maratona de Boston da Netflix. No entanto, até o momento o streaming não divulgou datas, mas a produção deve chegar ainda em 2023.