Siga-nos também em

Outros

Ataque ao estúdio KyoAni mata 33 pessoas e deixa dezenas feridas

Ataque ao estúdio KyoAni mata 33 pessoas e deixa dezenas feridas

 

Estúdio de animação aclamado por fãs sofre tragédia nesta quinta

 

Nesta quinta (18), por volta das 10:30h, horário local (01:35 GMT), um incêndio criminoso aconteceu no prédio de três andares do estúdio de animação KyoAni. As operações de resgate ainda estão em andamento.

De acordo com relatos das autoridades, e divulgadas pela BBC News, pelo menos 33 pessoas morreram e dezenas estão feridas após um homem atear fogo no estúdio, na cidade japonesa de Kyoto.

A polícia deu o parecer que o suspeito de 41 anos de idade invadiu o estúdio Kyoto Animation na manhã de quinta e pulverizou gasolina antes de atear fogo. O suspeito foi detido e levado para o hospital com ferimentos.

Não se sabe ao certo qual o relacionamento do suspeito com o estúdio. Segundo a mídia local, a polícia encontrou facas na cena do crime. A NHK noticiou que testemunhas escutaram o homem dizer “caiam mortos”, isso momentos antes de atear fogo no prédio.

 

Ataque ao estúdio KyoAni mata 33 pessoas e deixa dezenas feridas

 

Testemunhas relatam ainda que escutaram uma grande explosão seguida de grandes chamas. “Eu vi algumas pessoas com queimaduras, cobertas com alguma coisa. Elas foram levadas para a ambulância“, relatou um vizinho do edifício.

Os bombeiros encontraram 10 das vítimas nas escadas que ligam o segundo andar ao telhado e teme-se que mais estevam no último andar. Os oficiais deram essas vítimas como mortos por parada cardiorrespiratória, como rotineiramente especificam vítimas com mortes não oficialmente confirmadas.

 

Ataque ao estúdio KyoAni mata 33 pessoas e deixa dezenas feridas

 

Segundo relatos, do total de 70 pessoas que se encontravam no prédio, 36 delas foram levadas para o hospital, estando algumas em estado crítico. Com isso, os relatos das testemunhas serão fundamentais para o andamento do caso.

O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o incidente foi “apavorante demais para as palavras”, e ofereceu condolências.

 

O estúdio: Kyoto Animation

Kyoto Animation, também conhecido como KyoAni, foi fundado em 1981. Produziu animações populares como K-On, The Melancholy of Haruhi Suzumiya e Free!. Em 2016 ele foi responsável pelo anime autônomo A Silent Voice. Outra animação que teve seu reconhecimento mundial foi Violet Evergarden, após ser lançada no catálogo da Netflix.

Além disso, o estúdio publicava populares graphic novels, que tinham como principal tema a vida escolar na adolescência. Era conhecido também por pagar salários regulares a seus animadores. O que quebrava o padrão imposto pela indústria da animação, que paga por produção de frame, o que ocasiona pressão sobre a equipe.

 

Reação dos fãs

Fãs do mundo todo ficaram chocados com a notícia. Muitos foram às mídias sociais para externar seus sentimentos e prestar condolência às vítimas e suas famílias, assim como, divulgar imagens de suas animações favoritas produzidas pelo estúdio.

A Sentai Filmworks, uma empresa americana especializada em licença de animes japoneses, e diversos sites de fãs de anime, como a Honey’s Anime, também prestaram suas condolências.

A Sentai começou uma campanha de arrecadação através do site GoFundMe, intitulada “Help KyoAni Heal” (Ajude a KyoAni a se recuperar), que já ultrapassou os US$900.000,00 dólares em apenas 16 horas.

 

Nós da Trecobox sentimos muito pela perda de um excelente estúdio, que tem um peso enorme para os fãs por sua qualidade e sensibilidade. Que seus profissionais não sejam esquecidos e que suas obras sejam sempre lembradas com muito carinho.

 

Comentários via Facebook

Graduada em Arquitetura & Urbanismo, aficionada pelo universo da cultura japonesa, fujoushi convicta, colecionadora de action figures e apreciadora de um bom e velho rock'n roll. \m/

Mais lidas