Os Anéis de Poder – Entenda a ligação de Elros com Aragorn
O terceiro episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder apresentou aos telespectadores um dos locais mais importantes da Terra-média, Númenor. E nessa terra afastada, vimos a primeira homenagem a Elros, o irmão de Elrond.
A Terra-média da Segunda Era é muito diferente da vista em O Senhor dos Anéis, algo que o novo episódio fez questão de deixar claro. No episódio, Galadriel é resgatada do oceano por um marinheiro de Númenor, e é levada para a ilha.
A ilha está vibrante e cheia de vida, ela é governada por humanos e a séculos havia parado de interagir com os elfos do continente. Dessa forma, Galadriel era uma personagem indesejada naquele lugar.
Númenor é uma das maiores civilizações da história da Terra-média, como Galadriel observou, a ascensão de Morgoth ao poder dividiu os homens. Alguns deles escolheram ficar do lado das trevas, enquanto outros do lado oposto.
Os humanos que lutaram contra Morgoth foram recompensados com o reino insular, erguido das profundezas do oceano pelos Valar, e lá criaram Númenor.
Os númenorianos foram abençoados com uma vida útil maior, uma força melhorada e uma imensa sabedoria. O seu primeiro governante também possuía uma conexão intima com Elrond, o amigo de Galadriel.
O 3° episódio mostra que o primeiro governante de Númenor era Elros, que assim como seu irmão Elrond, era um meio-elfo. Elros então escolheu abandonar sua metade élfica para viver entre os homens e por causa disso, foi destituído de sua imortalidade.
Ainda assim, ele teve uma vida bem longa, governando Númenor por 410 anos. Mas na época em que se passa Os Anéis de Poder, ele é apenas uma lenda de um passado distante.
O que acontece com Elros em O Senhor dos Anéis
Elros é um dos personagens mais importantes de Tolkien associados a Númenor. Sua linhagem continuou após a destruição de Númenor, que marcou o fim da Segunda Era, e ressurgiu em O Senhor dos Anéis.
Lá, muito se falou do fato de Aragorn ser um descendente da linhagem de Elros e, portanto, possuir atributos e habilidades únicos. Está implícito que todos os reis da linhagem de Aragorn descendiam de Elros, pois “as mãos do rei são mãos de cura”.
Há um sentido em que a relação entre Elrond e a linhagem de Elros simboliza toda a dinâmica entre Elfos e humanos.
Os dois se separaram, com Númenor eventualmente se separando dos Elfos, e um sentimento de hostilidade mútua floresceu entre as raças. A relação distante entre Aragorn e os Elfos significa que ele serviria como uma ponte entre as duas raças, no entanto.
Esta é, portanto, mais uma conexão inteligente e sutil entre Os Anéis do Poder e o próprio Senhor dos Anéis.