Android | Confira o que seu smartphone faz e você não tinha a menor ideia

Confira 8 funções que podem mudar seu Android para melhor

Que todo Android possui uma infinidade de funções, isso todo mundo sabe. No entanto, existem algumas funções que só podem ser usadas quando em determinados momentos ou quando nós a ativamos.

Nesse sentido, separamos 8 funcionalidades que seu smartphone Android pode ter e você não sabia. Confira a lista abaixo.

1 – Fazer pagamentos ou transferir arquivos por aproximação

O NFC é uma funcionalidade que já exista a alguns anos, mas só foi popularizada em celulares intermediários das grandes marcas nos últimos anos. Com isso se tornou mais comum o uso de aplicativos como Google PaySamsung Pay Appel Pay, aplicativos esses que permitem você efetuar pagamentos do seu cartão de crédito ou débito pelo celular.

Além disso, através do NFC é possível transferir arquivos de um celular para o outro. Para ativar o NFC e possibilitar o pagamento ou transferência pro aproximação, basta ir em Configurações, em seguida ir em Conexões, e depois ativer o Sensor NFC.

2 – Localizar e bloquear seu celular pelo computador

Perdeu o celular dentro de casa e não sabe onde ele foi parar? Foi roubado e quer evitar que usem seus dados e afins? Saiba que o Android permite que você localize, bloqueie, ou apague seus dados tudo isso remotamente.

Se você digitar “Find My Device” no Google você irá conseguir visualizar todos os aparelhos que estão conectados em sua conta do Gmail. Através desse site você consegue ter a localização aproximada de onde seu smartphone está, bloquear o telefone ou apagar todos os dados do seu aparelho.

Além disso, o Find My Device permite que você reproduza o toque do seu smartphone para localiza-lo pelo som. O Find My Device é uma medida de segurança para que você não sofra um roubo de dados ou também que seja possível localizar seu aparelho em um momento de perca comum.

E aproveitando que estamos falando de smartphones e computadores. Veja o próximo tópico que pode te interessar.

3 – Receber notificações do celular no seu computador

Se você trabalha usando o computador e o celular juntos, com certeza você já teve alguma dificuldade me gerenciar as notificações do seu celular quando estava no computador. Mas você pode resolver isso facilmente utilizando uma ferramenta presente em diversos computadores.

Tanto a ferramenta Meu Telefone da Microsoft quando o app Flow da Samsung permitem que você consiga sincronizar as notificações do seu celular com seu computador. Além disso, o app Flow permite você espelhe a imagem do seu celular diretamente no pc.

E falando em fazer espelhamentos, confira o próximo tópico!

4 – Espelhar a tela do seu celular na TV

Com as TVs ficando cada vez mais “espertas” com as tecnologias das Smart Tvs, a interação do seu celular com sua TV chegou em um novo patamar. Usando o bluetooth como base é possível espelhar a imagem do seu celular diretamente na TV, além disso, é possível conectar periféricos como mouse e teclado para utilizar juntamente do celular.

Inclusive, algumas marcas já possuem funções nativas em seus smartphones focadas em fazer o espelhamento. Exemplo disso é o Smart View da Samsung e o Screen Share da LG.

5 – Reiniciar o celular automaticamente e programar otimizações

Um grande problema de possuir um smartphone a muito tempo é que é necessário termos uma atenção maior com a memória RAM. Se você acessar as configurações do seu smartphone é possível limpar a memória RAM ao fechar processos em segundo plano que não são importantes no momento.
Além disso, é possível agendar reinicializações do seu aparelho. A ideia de agendar as reinicializações é agendar uma hora que seu aparelho estaria ocioso e assim permitir que o sistema reinicializa sem atrapalhar seu uso.

Inclusive a reinicialização só vai ocorrer se você não estiver usando o smartphone. Ou seja, se você agendou para uma hora, mas se estiver utilizando ele a reinicialização não irá acontecer.

6- Personalizar a tela inicial e a de bloqueio

Você acha que sua tela inicial e sua tela de bloqueio não ficam do jeito que você sempre imaginou? Acha que falta espaço pra todos seu aplicativos ou gostaria de mudar a tela de bloqueio? O Android permite que você altere várias coisas na tela inicial ou na de bloqueio.

Através das configurações do seu smartphone é possível alterar a visualização dos aplicativos para 4×4, 5×5 ou 6×6. Além disso, na tela de bloqueio é possível escolher quais widgets vão aparecer na tela de bloqueio e quais serão os aplicativos que serão atalhos principais.

7 – Usar seu celular só com uma mão

Se você precisar usar apenas umas das mãos é possível resolver seu problema e diminuir a tela de seu celular para que fique mais fácil digitar ou verificar notificações. Essa função é chamada de “Modo de operação com uma mão” e faz parte da categoria Movimento e gestos do sistema Android.

Quando a função estiver ativada um botão ou um gesto são definidos para ativar o “Modo de operação com uma mão”. Com o modo ativado você terá uma tela menor e que possibilita o uso de apenas uma mão.

8 – Usar gestos no sensor de digital

A inclusão do Sensor de Digital nos smartphones trouxe uma camada a mais de segurança, assim como, uma maior facilidade em relação ao desbloqueio da tela de seu aparelho. No entanto, o uso do sensor pode ter outros usos no seu aparelho além da proteção.

Além de poder utilizar o “Modo de operação com uma mão” existe a possibilidade de você utilizar o Sensor de Digital para visualizar suas notificações e também tirar fotos. Para visualizar as notificações você deve ir nas configurações de gestos e ativar a função “Usar impressão digital para ver as notificações”.

Enquanto isso para usar o Sensor de Digital para tirar fotos, alguns dispositivos Android permite essa funcionalidade. Para verificar se seu smartphone possui essa função, você deve ir para as configurações de câmera e procurar pela opção “Disparo pelo sensor de digitais”, se houve essa opção, então você pode tirar fotos usando seu sensor como “botão de foto”.

E você, já conhecia todas essas funções que seu Android possui? Conhece outras funções que não citamos nessa lista? Conte pra gente nos comentários!

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Imagem: Divulgação

Comentários do Facebook

Vai Ter Continuação do Filme Continência Ao Amor? QUAIS MUDANÇAS EXISTEM ENTRE LÚCIFER DE TOM ELLIS E DE SANDMAN? Future Games Show Terá Mais de 50 Jogos TODAS AS RESPOSTAS QUE ESPERAMOS TER NA NOVA SÉRIE DO DEMOLIDOR NO MCU CONFIRA ESSE COSPLAY SURREAL DO GERALT VERSÃO FEMININA