Siga-nos também em

Filmes

Ameaça Profunda | Monstro foi inspirado por Cthulhu, de H. P. Lovecraft

Ameaça Profunda | Monstro foi inspirado por Cthulhu, de H. P. Lovecraft

 

Diretor de Ameaça Profunda assumiu em entrevista ter se inspirado em Lovecraft e coloca Cthulhu como o grande vilão do filme

 

O longa de terror Ameaça Profunda trouxe uma proposta bem diferente das recentes produções do gênero. Ambientado totalmente no fundo do mar, o filme coloca o espectador em meio a uma trama agoniante, que revela monstros terríveis escondidos nas profundezas.

No entanto, o diretor William Eubank parece não ter sido completamente original na concepção do enredo. Em entrevista recente, Eubank revelou que o monstro principal de Ameaça Profunda nada mais é que uma representação de Cthulhu, icônico monstro fantástico das obras de H.P. Lovecraft.

Portanto, se você já assistiu ao filme, deve ter percebido algumas características similares, como os tentáculos na cabeça e as asas. A representação foi tamanha que o diretor até mesmo afirmou acreditar que o seu monstro era de fato o próprio Cthulhu.

 

 

Ele foi descrito no roteiro como uma criatura enorme parecida com uma baleia. Sendo assim, foi chamado de ‘O Gigante’. Durante a produção do filme, focamos em terminar as gravações, mas obviamente nunca filmamos O Gigante, pois o faríamos mais tarde. Estávamos relativamente adiantados o suficiente com as ideias de design, chegando a mudar para algo mais voltado a um ser místico. Então foi aí que buscamos inspiração em Lovecraft, até que eu falei: ‘Estamos fazendo Cthulhu aqui’“, disse o diretor William Eubank ao canal Mr H

 

Sabemos que Cthulhu faz parte de uma das obras das séries literárias de terror mais famosas de de todos os tempos, aparecendo pela primeira vez em 1928, no livro O Chamado de Cthulhu. Por outro lado, o icônico monstro já é de domínio público, podendo aparecer em qualquer história, mesmo não sendo uma adaptação do universo criado por H. P. Lovecraft. Portanto, o que Eubank realmente fez foi colocar a sua própria versão de Cthulhu em Ameaça Profunda. O resultado pode agradar alguns fãs dos livros, mesmo com uma trama que não seja interligada as obras literárias.

 

 

Em tempo, Ameaça Profunda encontra-se em exibição nos cinemas. O longa é estrelado por Kristen Stewart (As Panteras e A Saga Crepúsculo), que interpreta uma pesquisadora subaquática. Ela e um grupo de pessoas estão à bordo de um submarino, o qual é gravemente danificado após os efeitos de um estranho terremoto. Dessa forma, o grupo precisa caminhar nas profundezas do oceano até chegar na base subaquática e assim ficarem em segurança. Entretanto, eles descobrem a presença de uma terrível criatura.

 

Comentários via Facebook

Publicitário, cosplayer, gamer, otaku, viciado em séries e colecionador de action figures. Um mix de tudo o que um verdadeiro geek pode ser. Vivendo a vida intensamente a cada segundo, mantendo-se sempre antenado nas novidades desse incrível e expansivo universo. Um pernambucano de nascimento e paulista de coração.

Mais lidas