Além da série: conheça os 8 melhores contos de Junji Ito, mangaká mestre do terror
Com histórias adaptadas para animes e outras não, separamos os melhores contos do Junji Ito
Junji Ito se tornou um nome familiar nos últimos meses, com várias de suas histórias sendo publicadas por editoras brasileiras e algumas de suas histórias populares recebendo adaptações de anime. No último dia 19, a Netflix entregou ao público Junji Ito – Macabre Stories of Japan (Ito Junji: Maniac), uma coleção de 12 episódios de 20 contos de Ito adaptados para animação.
Aproveitando a repercussão do novo anime de terror, separamos uma lista com 10 histórias de Junji Ito que são aterrorizantes à sua maneira.
O Enigma da Fenda de Amigara
Esta primeira história nos apresenta uma montanha que misteriosamente começou a apresentar vários “buracos” com formas e estruturas humanas em sua fenda. Como se isso não bastasse para parecer estranho, cada uma dessas formas tem peculiaridades que sugerem que foram feitas perfeitamente para alguém, individualmente.
Ninguém sabe quando esses buracos humanóides surgiram ou para onde levam, mas o interessante é que as pessoas se sentem atraídas por eles e vão até o local. Quem encontra a vaga perfeita para si entra nela e não volta mais, deixando para trás o mistério do que pode acontecer ali.
Esta história pode ser encontrada como outra história no volume de Gyo publicado aqui por Devir.
Gola Rulê Vermelha
Esta história começa com um conto de traição onde um jovem casal procura uma cartomante e o jovem logo se apaixona por ela e deixa seu casamento para ficar com ela. O que ele não esperava é que esse vidente queria sua cabeça… Literalmente!
Com uma gola alta que fica vermelha como sangue, sua cabeça está separada do corpo com apenas duas mãos para segurá-la e evitar que seus nervos enlouqueçam. No resto da história, seguimos suas tentativas de evitar que sua cabeça caísse e morresse enquanto ele fugia de um vidente que coleta cabeças de homens.
Este é um dos contos disponíveis no mangá Fragmentos do Horror, publicado no Brasil pela DarkSide.
Disco Velho
Uma gravação rara e misteriosa que cativa a todos que a ouvem a ponto de as pessoas correrem atrás umas das outras para colocar as mãos nessa cópia. Ainda mais sinistra é a forma como esta única música foi gravada…
“Scat da Paula Bell” é um álbum mórbido gravado após a morte da artista. A desconhecida Paula Bell teve a chance de ir para uma gravadora, mas no dia da gravação, ela morreu em um acidente fora do estúdio. Seu último pedido foi que a equipe a levasse até a sala de equipamentos e ali, com seu corpo sem vida, a mulher cantaria sua última música. Agora, quem ouve esse disco fica obcecado com sua voz e melodia.
A morbidez dessa história traz uma perspectiva diferente para o horror porque é baseada em algo sobrenatural após a morte e impossível. É a primeira história publicada no mangá Calafrios por Pipoca & Nanquim junto com outras histórias populares do autor.
Pássaro Negro
Esta história bizarra conta a história de um homem que estava observando pássaros e um dia conheceu um menino que estava caminhando e sofreu um acidente no qual se feriu. Depois de procurar ajuda, o menino foi levado ao hospital e um observador de pássaros decidiu fazer-lhe companhia quando descobriu que não tinha família nem amigos. Mas o mistério permaneceu: como ele conseguiu sobreviver aproximadamente 1 mês após o acidente no meio da floresta?
Em sua primeira noite no hospital, um enfermeiro acorda e encontra uma mulher misteriosa alimentando um menino ferido, colocando carne crua mastigada diretamente em sua boca. Isso se repetiu durante as noites até que o menino foi solto e se mudou para outra cidade. No entanto, eles não esperavam que a carne com qual era alimentado fosse humana…
Para saber de quem é a carne ou de onde veio essa sinistra “mulher-pássaro”, você terá que ler este conto, que também está no mangá Fragmentos do Horror, da DarkSide.
Cicatriz
Uzumaki é de longe uma das melhores e mais importantes histórias de Junji Ito. O mangá conta a história de uma cidade que começa a ser assombrada pela formação de estranhas espirais que fazem com que os moradores sucumbam à loucura e ao terror – e eventualmente levam a mortes, transformações sobrenaturais e horrores cósmicos.
Uma das histórias de mangá mais famosas é Scar, que conta a história de uma menina que descobre em sua testa uma estranha cicatriz que vai crescendo aos poucos e tomando o formato de uma espiral. É uma história que mistura com maestria o horror espacial com o horror corporal e proporciona alguns momentos muito perturbadores e repugnantes.
O conto pode ser encontrado em Uzumaki, que traz a série completa do mangá e foi publicado no Brasil pela Devir.
Pintor
Como protagonista da primeira história de Junji Ito, Tomie logo se tornou um de seus personagens mais populares e uma série de mangá foi publicada ao longo de 13 anos. Nas histórias, vemos como a misteriosa Tomie seduz e corrompe os homens ao seu redor, que logo ficam desesperados para matá-la.
Uma das melhores histórias da série é Pintor, que segue a vida de um artista totalmente obcecado por Tomi, que faz de tudo para pintar um retrato dela. A mulher revela gradualmente o seu lado mais sádico e grotesco, enquanto o pobre artista é empurrado cada vez mais para a espiral da loucura.
O conto foi publicado no Brasil em Tomie Vol. 1, da Pipoca & Nanquim. No entanto, por ser uma das histórias favoritas de Junji Ito, também está disponível na coleção Calafrios da mesma editora.
Balões Enforcadores
Muito do que torna as obras de Junji Ito tão interessantes é a forma como o autor lida com o estranhamento e essa barreira que rompe o mundo “real” e racional. Em Balões Enforcadores, uma grande praga se espalha pelo Japão na forma de balões gigantes no formato de várias cabeças de pessoas. Nada se sabe sobre eles, de onde vieram e qual é o seu propósito na Terra.
Balões andam por aí e usam cordas para pendurar pessoas combinando com seus rostos. E acompanhamos tudo isso do ponto de vista de uma menina assustada que tenta a todo custo ficar presa em casa para escapar dos terríveis balões, sem saber que seu destino já está contado…
O conto faz parte da coleção Calafrios, publicada pela Pipoca & Nanquim.
Modelo Fotográfica
Você abre uma revista de moda, folheia algumas páginas e se depara com a foto de uma mulher muito feia e assustadora, que por algum motivo é uma das modelos mais bem-pagas do Japão. Essa é a trama do conto Modelo Fotográfica, que inclusive chegou a ser adaptado no anime Junji Ito Collection, lançado em 2018.
A história é bem simples, seguindo um jovem rapaz que está trabalhando na produção de um filme. Quando a equipe decide contratar a modelo bizarra para atuar em um papel de destaque, tudo começa a caminhar em um rumo sinistro e aterrador, que só pode ser concluído através do derramamento de sangue…
O conto está presente na coletânea Calafrios, publicada pela editora Pipoca & Nanquim.