Caso Chris Rock e Will Smith: Academia lidou com o episódio de forma “inadequada”, afirma presidente
Academia diz que tratou de forma inadequada o caso Chris Rock e Will Smith
O tapa de Will Smith em Chris Rock estava na frente e no centro do almoço dos indicados ao Oscar na segunda-feira.
Tanto que a presidente da academia de cinema, Janet Yang, não precisou descrevê-lo nem dizer os nomes Will Smith ou Chris Rock para o salão cheio de aspirantes a prêmios para saber do que ela estava falando quando expressou seu arrependimento.
“Tenho certeza de que todos se lembram de que vivenciamos um evento sem precedentes no Oscar”, disse Yang a uma multidão que incluía Tom Cruise, Angela Bassett, Cate Blanchett e Steven Spielberg durante seu discurso de abertura.
“O que aconteceu no palco foi totalmente inaceitável e a resposta da nossa organização foi inadequada.”
O episódio entre Chris Rock e Will Smith foi tratado de forma inadequada
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez pouco em resposta a Smith invadindo o palco e dando um tapa em Rock durante a transmissão do Oscar do ano passado ou logo após.
Passaram-se quase duas semanas antes que seu conselho de governadores votasse pela proibição de Smith do Oscar e de todos os outros eventos da academia por 10 anos. Smith já havia renunciado preventivamente como membro da academia.
“Aprendemos com isso que a academia deve ser totalmente transparente e responsável em nossas ações”, disse Yang, “e particularmente em tempos de crise, você deve agir com rapidez, compaixão e decisão por nós mesmos e por nossa indústria. Você não deve e pode esperar nada menos de nós daqui para frente.”
Yang, que não era presidente na época, foi interrompido por uma leve salva de palmas e não deu mais detalhes, passando para tópicos mais felizes.
Ela foi recebida com muitos aplausos quando disse aos indicados que todas as categorias serão exibidas ao vivo na transmissão da ABC em 12 de março.
No ano passado, em uma controvérsia amplamente eclipsada pelo tapa, vários Oscars foram entregues em uma cerimônia pré-transmissão e versões editadas dos discursos dos vencedores foram espremidas no programa principal.
O almoço é um evento caloroso e alegre, onde os indicados são em geral tratados com igualdade, e um candidato relativamente desconhecido para melhor curta de animação pode estar sentado ao lado de um A-lister para melhor ator.