Absurdos do passado: Superman já foi antivacina nos quadrinhos
Conheça a história que envolve a identidade secreta do herói
Superman é com certeza o herói dos quadrinhos mais conhecido de tempos os tempos. Além disso, o personagem criado por Joe Shuster e Jerry Siegel já teve várias adaptações para o cinema e TV.
Conhecido com o exemplo da ordem ética e moral, o herói já se envolveu em um polêmico assunto que reverbera nos dias atuais. Em uma história, o Superman afirmou ser antivacina, porém o motivo não era relacionado com o movimento negacionista que vivemos hoje em dia.
Por que o Superman não quis se vacinar?
- Imagem: DC Fandon
Na trama lançada nos anos 1960 acompanhamos a história de Superboy, versão adolescente do herói, e não o outro personagem que fez parte dos Novos Titãs. Na história, em uma campanha de vacinação de jovens, Clark Kent acaba por ser expulso da escola em Smalville, ao negar ser vacinado. A cena choca à todos, inclusive os pais adotivos de Kal-El, mas o motivo da negativa da vacinação é bem mais complexo que o negacionismo.
Como o herói tem super resistência, as agulhas não entrariam em seu braço, quebrando ou entortando durante a aplicação, e isso revelaria a todos que Kent na verdade era o Superman. O fato foi inusitado, mas se não fosse isso, o herói não deixaria de se vacinar.
Nesse ínterim, o jovem Clark Kent acaba por se livrar do risco de revelar que na verdade era o Superboy.