A Queda da Casa de Usher: quais contos de Edgar Allan Poe inspiraram a série da Netflix?

Conheça com detalhes a série inspirada em conto de Edgar Allan Poe

Mulher apenas adormecida é enterrada em cripta

“A Queda da Casa de Usher” é uma série baseada no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Criada por Mike Flanagan, conhecido por seu trabalho em outras séries de terror como “A Maldição da Residência Hill” e “A Maldição da Mansão Bly”, a minissérie é inspirada não apenas no conto original, mas também em outras obras de Poe. Ela reimagina a história do conto e incorpora novos elementos, personagens e tramas.

O conto “A Queda da Casa de Usher” escrito por Poe é uma narrativa gótica que aborda temas de decadência, isolamento e insanidade. A série mantém o clima sombrio e a atmosfera misteriosa associados ao autor, explorando o destino trágico da família Usher e os segredos que envolvem a casa.

Além do conto que dá nome à série, outros contos de Poe, como “O Corvo” e “O Poço e o Pêndulo”, também podem servir como fontes de inspiração para a trama. A série busca modernizar e expandir o universo de Poe, mantendo seu legado de suspense e horror.

“A Queda da Casa de Usher” é uma atração para os amantes do gênero de terror e da obra de Edgar Allan Poe, oferecendo uma abordagem contemporânea a elementos clássicos da literatura gótica.

A Queda da Casa de Usher
Imagem: Estado de Minas

Veja mais:

Sexta-feira 13 MACABRA: 6 filmes de terror no streaming para você morrer de medo!

Sexta-feira 13: saiba onde assistir TODOS os filmes da franquia!

Sinopse e elenco de “A Queda da Casa de Usher”

“O Lorde Roderick Usher vive numa casa perdida no meio dos lagos, evitada pela população da vila próxima, e está muito preocupado com a saúde da esposa Madeleine. Ele envia uma carta a um velho amigo, que vai visitá-lo neste lugar carregado de angústia e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. 

Certo dia, a esposa de Usher morre e é enterrada na cripta da propriedade. Mas Roderick está convencido de que ela está apenas adormecida. Baseado no conto clássico de Edgar Allan Poe, com adaptação do surrealista Luis Buñuel.”

O elenco da série “A Queda da Casa de Usher” inclui os seguintes atores e personagens:

  • Carla Gugino como Verna
  • Bruce Greenwood como Roderick Usher
  • Mary McDonnell como Madeline Usher
  • Henry Thomas como Frederick Usher
  • Kate Siegel como Camille L’Angelle

Além desses atores principais, a série também conta com outros membros do elenco, como Willa Fitzgerald, Carl Lumbly, Mark Hamill, Crystal Balint, Kyliegh Curran, entre outros.

Assista ao trailer da série disponível na Netflix logo abaixo:

As inspirações para a série A Queda da Casa de Usher

A série “A Queda da Casa de Usher” se inspira no conto homônimo de Edgar Allan Poe, que é uma obra icônica do autor. O conto “A Queda da Casa de Usher” foi escrito por Poe e publicado pela primeira vez em 1839. Ele narra a história de um narrador não nomeado que visita a antiga mansão dos Usher e testemunha eventos perturbadores e misteriosos, incluindo a queda trágica da casa e seus habitantes.

A série da Netflix, “A Queda da Casa de Usher”, dirigida por Mike Flanagan, é uma adaptação moderna e uma expansão do conto de Poe. Ela reimagina a história original e apresenta novos personagens e tramas inspirados nos escritos de Poe

Além do conto homônimo, a série tomou liberdade criativa para dentro de cada episódio haver inspirações de outros contos e poemas de Edgar Allan Poe, tendo até mesmo o título de cada episódio levando esses contos como inspiração.

O quarto episódio da série, por exemplo, é nomeado de “O Gato Preto”, adaptando a história de 1843 de Poe que possui o mesmo nome. Isso se repete para todos os outros episódios.