7 jogos indies PERFEITOS para você conhecer e começar a jogar agora

Muitos desses títulos ganharam o prêmio de Jogo do Ano, considerado o Oscar dos jogos

Hollow Knight, Hades, Life is Strange e Cuphead são jogos que ganharam aclamação da crítica e uma grande base de fãs. Porém, o que nem todo mundo sabe é que esses jogos são exemplos de jogos indie, ou seja, desenvolvidos por estúdios menores, com menos financiamento e mais liberdade criativa.

Alguns títulos independentes são tão bem-sucedidos que é fácil esquecer suas origens humildes, em alguns casos conquistando prêmios importantes e até gerando novos gêneros.

7 jogos indies incríveis para você conhecer e jogar

Disco Elysium, por exemplo, foi criado por um escritor estoniano. Celeste foi desenvolvido por apenas duas pessoas e entre nós demorou anos para se tornar um jogo bastante conhecido, mas hoje já inspirou vários títulos. Pensando nisso, fizemos uma lista com 7 jogos indie famosos que pouca gente conhece.

1 – Hollow Knight

Hollow Knight é um jogo indie de aventura metroidvania side-scroll de 2017 da Team Cherry que foi muito bem recebido pela crítica e pelos jogadores. Nele, os jogadores assumem o papel de um pequeno cavaleiro que se depara com uma cidade que sofre de uma infecção misteriosa.

Reconhecido por sua alta dificuldade e elogiado por seu combate, jogabilidade, história e rico universo em que a aventura se passa, Hollow Knight vendeu mais de três milhões de cópias até dezembro de 2020. No Metacritic, o jogo tem nota 85 dos críticos e 100 dos jogadores.

O jogo ganhou alguns prêmios em competições regionais e apareceu como finalista na categoria Best Debut Indie Game em 2017 no The Game Awards, evento conhecido como o “Oscar da indústria de jogos”. Com pacotes DLC disponíveis e uma sequência já confirmada, Hollow Knight está disponível para PC, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch.

Hollow Knight
Imagem: Divulgação

2 – Celeste

Celeste é um jogo de aventura indie 2D criado por Maddy Thorson e co-programado com Noel Berry que conta a história de uma garota chamada Madeline em sua jornada para escalar um monte. Mas para isso, ele precisa enfrentar seus demônios. Um enorme sucesso de 2018, o jogo entrou na lista dos melhores do ano de muitas pessoas e ainda hoje é reconhecido por sua jogabilidade desafiadora, trilha sonora e história emocionante.

O título, que está disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch, ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas em 2019. Entre os prêmios de destaque, o game foi finalista nas categorias “Melhores do Ano” e “Melhor Música” no The Game Awards 2018 e venceu nas categorias “Melhor Jogo Indie do Ano” e “Jogos de Impacto”.

Celeste
Imagem: Divulgação

3 – Hades

Hades é um roguelike inspirado na mitologia grega que apareceu em 2020 para PC e Nintendo Switch. Posteriormente, o game ganhou versões para as plataformas PS4, PS5 e Xbox One e Xbox Series X/S. No game, o jogador assume o papel de Zagreus, que quer fugir do submundo, e por isso terá que desafiar o Deus da Morte.

O título da Supergiant Games concorrendo na categoria “Jogo do Ano” no The Game Awards já vendeu mais de 1 milhão de cópias e tem sido elogiado por aspectos como direção de arte e história, além de implementar um estilo rogue-like.

Hades venceu nas categorias “Melhor Indie” e “Melhor Ação” no The Game Awards 2020. No Metacritic, a média geral do título se classifica como um dos melhores jogos da última década: a pontuação chega a 93 na classificação da mídia especializada e 100 – a pontuação máxima – em critérios populares, todos independentemente da plataforma.

Hades
Imagem: Divulgação

4 – Cuphead

Criado pelo Studio MDHR, Cuphead é um sucesso de crítica e público desde seu lançamento como exclusivo para PC e Xbox em 2017. O jogo indie já vendeu mais de três milhões de cópias. O jogo acabou ganhando uma versão para Nintendo Switch, PS4, PS5 e até gerou uma série animada disponível na Netflix.

No game, os jogadores acompanham as aventuras dos irmãos Cuphead e Mugman, que perderam uma aposta com o diabo e precisam recuperar suas almas. A combinação de uma estética única com uma jogabilidade que premia a precisão e a memória torna o título algo especial e sem muitas comparações.

Em termos de prêmios, Cuphead ganhou 17 prêmios importantes em seu ano de lançamento. Os mais importantes são “Melhor Direção de Arte” e “Melhor Indie” na edição de 2017 do The Game Awards.

Cuphead
Imagem: Divulgação

5 – Life is Strange

Life is Strange é uma série de jogos no estilo aventura com elementos que retornam ao tradicional apontar e clicar, que conquistou fãs graças à sua história e trilha sonora envolventes. No jogo, o jogador assume o papel de Max Caughfield, uma garota que descobre que tem o poder de voltar no tempo enquanto tenta impedir que sua melhor amiga de infância, Chloe Price, seja baleada.

Distribuído em formato episódico, o primeiro jogo da série foi lançado em 2015 para PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC. Ele é seguido pela prequela Life is Strange: Before The Storm, a sequência Life is Strange 2 e o novo Life is Strange: True Colors em 2021, além de uma remasterização do título original.

Os jogos da série são altamente avaliados no Metacritic, com médias altas tanto em critérios de audiência quanto de mídia. Em termos de premiações, o primeiro título da série conquistou o “Jogo de melhor impacto” em 2015 (feito repetido por Life is Strange: True Colors em 2021), além de ser finalista nas categorias de melhor performance e narrativa. . O jogo está atualmente disponível para Android, iPhone (iOS) e PC.

Life is Strange
Imagem: Divulgação

6 – Disco Elysium

Lançado em 2019 pela ZA/UM, Disco Elysium é um RPG narrativo que gira em torno de temas maduros que lidam com a realidade contemporânea. Criado com uma perspectiva que remonta aos jogos isométricos antigos, o Disco Elysium apresenta uma estética própria, evocando pinturas a óleo, muitos diálogos, construção de personagens e interação do jogador com a história. No jogo, o jogador assume o papel de um detetive que tenta desvendar os mistérios da cidade interrogando seus habitantes e analisando locais.

Originalmente criado para PC, esse jogo indie acabou conquistando a crítica e o público, levando a adaptações para consoles. Com nota 91 no Metacritic, o jogo conquistou os seguintes prêmios em 2019: “Melhor História”, “Melhor Jogo Indie”, “Melhor RPG” e Melhor Novo Jogo Indie no The Game Awards, além de várias indicações e ganha em outros prêmios da Emphasis. Além dos computadores, o título também está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch.

Disco Elysium
Imagem: Divulgação

7 – Among Us

Among Us tem uma peculiaridade em relação aos jogos listados até aqui: ao invés de um sucesso instantâneo, o jogo precisou de um tempo para conquistar o público e virar febre. Inicialmente disponível para Android, iPhone (iOS) e PC, InnerSloth LLC tem gráficos simples e um jogo multiplayer onde você deve descobrir quem é um tripulante desonesto de uma nave espacial.

O título indie só começou a se destacar em 2020, quando streamers do Brasil e da Coreia do Sul começaram a dar espaço ao game em seus canais. Com confinamento por conta da pandemia e interação simples e acessível até em celulares baratos, o título acabou virando febre. O “Melhor Jogo Mobile” de 2020, Among Us já vendeu mais de 15 milhões de cópias, levando em conta apenas o PC, e hoje tem edições para os consoles PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

among_us
Imagem: Divulgação