7 alimentos que devem passar longe do micro-ondas e o brasileiro insiste

O micro-ondas é um eletrodoméstico importante em nossa cozinha, mas nem todos alimentos devem passar por ele.

Muito versátil na cozinha, o micro-ondas serve como um bom “quebra-galho” para os adeptos do aparelho. Mas, você sabia que existem alguns alimentos que não podem ser feitos no micro-ondas? Apesar de muito útil e prático para nosso dia a dia, o eletrodoméstico é capaz de fazer com que os alimentos que listamos abaixo percam os nutrientes, produzam substâncias cancerígenas, entre outras consequências. Confira abaixo:

7 alimentos que devem passar longe do micro-ondas

1. Arroz

O arroz quando feito no micro-ondas, acaba perdendo seus nutrientes. Portanto, o arroz tem que ser cozinhado apenas na panela, e com água fervente, pois no fogo, o calor vai aumentando gradativamente.

arroz

2. Manteiga ou margarina

Conforme a margarina ou manteiga entra no micro-ondas, o derretimento faz com que elas percam todo seu valor proteico.

manteiga

3. Cítricos

Ricos em vitamina C, os alimentos cítricos quando aquecidos no micro-ondas, perdem a prioridade da vitamina.

citricos

4. Carne

A carne também, quando feita no micro-ondas, é submetida à alta temperatura constante, e isso faz com que o seu valor proteico seja quase todo perdido.

carne

5. Pipoca

Os grãos de pipoca especifca para micro-ondas, contém ácido perfluorooctanoic, que prejudica o sistema endócrino e toda produção de hormônios.

pipoca

6. Leite

Talvez esse seja um dos alimentos que mais passam pelo micro-ondas, por não saberem que o leite perde até 40% de seus nutrientes e a totalidade da vitamine B12.

leite

7. Brócolis

O brócolis fervido na panela com água, perde somente 11% de seus nutrientes, já quando feito no micro-ondas, ele perde até 97% de suas propriedades antioxidantes.

brocolis

Abaixo, deixamos algumas dicas de como usar o eletrodoméstico de forma saudável e segura:
Materiais que devem passar longe: qualquer tipo de alumínio, metal, garrafa térmica, papel com algum tipo de metal, isopor, papel comum, plásticos impróprios, sacos de padaria e embalagens de comida chinesa.

Ligar sem nada dentro também não é recomendado, já que pode gerar uma explosão. Tenha cuidado com embalagens fechadas, alimentos que contenham pouca umidade, mamadeiras, ovos e alimentos com pele.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Imagem: Reprodução-Thinkstock