5 motivos pelo qual o filme do Quarteto Fantástico é o mais importante desde Vingadores: Ultimato

A Primeira Família da Marvel será um dos pilares das novas fases

O Quarteto Fantástico da Marvel (2025) é o filme MCU mais importante desde Vingadores: Ultimato e sem dúvida um dos filmes mais importantes do estúdio desde Homem de Ferro (2008).

Quarteto Fantástico é o filme mais importante da Marvel desde Ultimato

À medida que o MCU apresenta Kang, o Conquistador e suas variantes antes de Vingadores: A Dinastia Kang, o aspecto de ficção científica do Universo Marvel – ou seja, a viagem no tempo e o multiverso – torna-se cada vez mais importante para futuros filmes e programação. Quando se trata de viagem no tempo e multiverso, poucos personagens estão tão prontos para lidar com dimensões e variantes alternativas quanto o Quarteto Fantástico, a primeira família de super-heróis da Marvel agora indo para o MCU.

5 – Quarteto Fantástico da Marvel será a quarta tentativa de adaptação da equipe

O Quarteto Fantástico da Marvel trará a quarta tentativa de dos personagens-título, sendo o primeiro o inédito Quarteto Fantástico de 1994. O Quarteto Fantástico não fez sua estreia em live-action até o Quarteto Fantástico de 2005, seguido por uma sequência em O Quarteto Fantástico e Surfista Prateado de 2007.

Enquanto os dois primeiros filmes do Quarteto Fantástico da Fox acertaram alguns aspectos dos personagens, particularmente as interações familiares, não havia nada particularmente notável sobre os filmes do Quarteto Fantástico do início dos anos 2000, o que levou ao terceiro filme nunca acontecer. A Quarteto Fantástico foi reiniciada em 2015.

Quarteto Fantástico (2015), inspirado no Universo Ultimate da Marvel, ofereceu uma nova visão da história de origem do Quarteto Fantástico, agora envolvendo dimensões alternativas e a Zona Negativa como fonte dos poderes de Reed, Sue, Johnny e Ben, em vez de radiação do espaço cósmico. A terceira tentativa da história de origem do Quarteto Fantástico, a reinicialização de 2015, teve um grande elenco de atores promissores para liderar esta nova franquia do Quarteto Fantástico, mas o filme foi uma decepção.

fantastic-four_xvyn
Imagem: Divulgação

4 – As falhas da Fase 4 da Marvel revelam que o MCU precisa de histórias importantes

O MCU cresceu com tanto sucesso que não precisa contar com personagens principais e estabelecidos para todos os seus filmes e programas. Na verdade, o Universo Cinematográfico da Marvel foi construído em torno de personagens que, em comparação com o Quarteto Fantástico, os X-Men e o Homem-Aranha, não eram tão reconhecíveis para qualquer pessoa não familiarizada com a – por exemplo, o Homem de Ferro.

Isso significa que as expectativas para o MCU pós-Vingadores: Ultimato são muito maiores do que quando o Homem de Ferro foi lançado. Com vários filmes e programas de TV de super-heróis da Marvel e da DC sendo lançados todos os anos, está ficando mais difícil se destacar.

Com as mortes do Homem de Ferro e da Viúva Negra e a aposentadoria de Steve Rogers, além do Hulk se tornar o Hulk Inteligente e deixar a luta para trás, o MCU não pode mais contar com sua formação original dos Vingadores. Embora vários personagens da Marvel ainda não tenham feito sua estreia em live-action ou possam agora desempenhar um papel maior nas histórias dos Vingadores, grandes histórias de super-heróis como Homem-Aranha ou X-Men sempre podem ajudar a franquia em termos de bilheteria.

Por exemplo, o filme MCU de maior bilheteria desde Vingadores: Ultimato foi Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa da , cujo maior ponto de venda foi o crossover do legado do Homem-Aranha. Portanto, adicionar os X-Men e o Quarteto Fantástico ao MCU deve ser mais importante do que nunca para a franquia, pois eles podem se tornar de bilheteria.

Quarteto Fantastico
Imagem: Reprodução

3 – A Marvel já deu seu tempo com o Quarteto Fantástico

A pode usar o Quarteto Fantástico e os X-Men a partir de 2019, após a aquisição da 20th Century Fox pela . No final de 2020, o Quarteto Fantástico da Marvel foi anunciado, com o da trilogia do Homem-Aranha do MCU, Jon Watts, definido para dirigir o filme de reinicialização do MCU.

Watts mais tarde deixou o projeto, e o Quarteto Fantástico de Matt Shakman está programado para ser lançado em fevereiro de 2025. Portanto, já se passaram quase seis anos desde que a Disney comprou a Fox quando o Quarteto Fantástico do MCU estreou. O fato de a Marvel não ter pressa em estrear o Quarteto Fantástico no MCU mostra a importância do projeto para o estúdio.

quarteto-fantástico-e
Imagem: Divulgação

2 – A dinastia Kang e as guerras secretas só funcionam se o Quarteto Fantástico for bem-sucedido

Vingadores: A Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas, são a melhor chance da Marvel de vencer Vingadores: Ultimato em termos de escala e possivelmente de bilheteria, provavelmente contarão com Quarteto Fantástico (2025) não apenas para a história, mas também para aumentar as vendas. Embora não se saiba muito sobre as histórias da Dinastia Kang e das Guerras Secretas, não é coincidência que o Quarteto Fantástico (2025) estreará como parte da Fase 6 do MCU, pouco antes de Vingadores 5 chegar aos cinemas.

O Quarteto Fantástico está intrinsecamente ligado ao multiverso, e é difícil imaginar uma história centrada em Kang ou uma adaptação de Guerras Secretas sem a Primeira Família da Marvel.

Kang
Imagem: Divulgação

1 – O Quarteto Fantástico será a base para o futuro do MCU

De acordo com (via EW), a ideia é que o Quarteto Fantástico será “um enorme pilar do MCU daqui para frente”, assim como a Primeira Família da Marvel abriu caminho para muitos personagens e histórias da Marvel Comics. Apesar de não ter uma pegada cinematográfica sólida em comparação com o Homem-Aranha ou o próprio MCU, o Quarteto Fantástico está entre os personagens mais importantes da história não só da Marvel, mas dos como um todo. Vários tropos e histórias de super-heróis vêm das primeiras aventuras do Quarteto Fantástico, tornando o Quarteto Fantástico do MCU ainda mais importante – e difícil.

Quarteto-Fantastico-2005
Imagem: Divulgação