Veja algumas novidades do serviço de streaming que são verdadeiros candidatos a futuros clássicos
Cara gente nerd… O que são clássicos? Essa pergunta por si só já renderia um ótimo artigo. No entanto, por enquanto e dentro da temática que será desenvolvida aqui, digamos que “clássicos são filmes que por algum motivo agradam várias pessoas em uma determinada época, representando um nicho e tornando-se assim um símbolo para pontuar suas ideias e sua maneira de ver a vida” (se é realmente isso não sei, mas foi o que saiu da minha mente e achei bonito).
Dentro disso a Netflix aprendeu muito bem junto com a gama de solicitações de fãs a agregar títulos a seu catálogo a valorizar os clássicos. Afinal, se você está em casa, deitado e “curtindo fazer nada” é claro que vai querer ver aquele filme que marcou sua adolescência (ou outro momento), e por algum motivo faz parte da sua história.
Além de dar valor ao clássico, o serviço de streaming usa de fórmulas consagradas para produzir seus novos títulos, investindo em modelos cinematográficos conhecidos vulgarmente como “filmes para TV”.
Sendo assim, aqui vai uma lista de 5 filmes produzidos pela Netflix que se tornarão clássicos daqui a uns 10 anos (claro que na minha humilde opinião).
DUDE – A Vida é Assim
A premissa é simples, quatro amigas e um jeans viajante. Brincadeira! Mas sempre que alguém falar de quatro amigas associo diretamente a isso. Na verdade o filme fala de quatro amigas que passam a lidar com situações particulares que afetam suas amizades e seus relacionamentos com outras pessoas (enquanto fumam muita maconha). Ele não vai muito além do que possa imaginar, é sutil em abordar os temas que se propõe e não descarrega muito drama em situações que outros iriam muito mais além.
Ao assistir DUDE tive a impressão que a maconha entra como quinta amiga na trama, com o intuito de desmarginalizar o uso da droga e mostrar que a mesma está presente em esferas sociais que não são diretamente ligadas à criminalidade e que essas aprenderam a lidar com isso. Cabe ao espectador analisar e criar sua crítica sobre o assunto.
O filme também se torna atrativo apenas por ver Lucy Hale fazendo algo além da menina ingênua, Kathryn Prescott relembrando seus tempos de adolescente difícil em Skins e Alexandra Shipp arrasando nas doses de humor.
ALGUNS CLÁSSICOS QUE LEMBRAM ESTE FILME:
- 4 AMIGAS E UM JEANS VIAJANTE
- AGORA É SEMPRE
- CAÇADORAS DE AVENTURAS
IBIZA – Tudo pelo DJ
Parece que a Netflix Brasil também usa da tradição antiga de f***er os nomes dos clássicos na tradução, enquanto DUDE virou DUDE – A Vida é Assim, Ibiza se transforma em IBIZA: Tudo pelo DJ, caindo assim em uma possível interpretação machista e limitada do filme (eu particularmente vi o filme para tentar me livrar disso).
Ibiza consegue ir além, confesso também que o trauma de S.O.S Mulheres ao Mar me fez temer um filme de 3 amigas de férias. Mas o filme da Netflix consegue alcançar bons resultados.
Aqui vemos uma garota totalmente travada, que vive para o emprego e de repente surge um trabalho para fazer em Barcelona. Então ela acaba levando suas duas amigas de personalidade um tanto peculiares para acompanhá-la. Nessa viagem ela acaba se deparando com um DJ que a faz se sentir atraída e passa assim a questionar-se quanto às suas atitudes diante da sua vida.
A história é sobre uma mulher diante de oportunidades e que abdica de coisas que definiu em sua mente, passando a se libertar de paradigmas impostos ao longo do tempo. O DJ apenas foi uma ferramenta utilizada para ela começar a se questionar e levar a vida menos a sério. Tanto que o desfecho mostra que a transformação dessa mulher acabou sendo algo muito mais importante que ficar ou não com o DJ.
ALGUNS CLÁSSICOS QUE LEMBRAM ESTE FILME:
- S.O.S MULHERES AO MAR (embora não ache clássico)
- MONTE CARLO
- EURO TRIP
- ROAD TRIP
A Barraca do Beijo
De todos talvez seja esse o que melhor caiba dentro da fórmula. Uma garota e um garoto são melhores amigos até que, com o tempo, ela passa a ver com outros olhos o irmão dele, surgindo dificuldade em lidar com tudo isso, já que os irmãos não tem uma relação amistosa.
Pode ser que de todos esse seja o que menos foge da sinopse e não tenha tantas coisas subentendidas. O filme fala sobre amadurecimento e escolhas. A linguagem é divertida e dinâmica e o roteiro é construído aos poucos oferecendo elementos a serem observados no decorrer da trama. Esse filme tem tanto potencial para se tornar um clássico que tem até mesmo Molly Ringwald no elenco.
A Barraca do Beijo é o filme que futuramente terá uma chuva de memes e frases repetidas na internet. Além de ser responsável por servir de referência futura para o currículo de seu elenco jovem.
https://youtu.be/sD8h2droWeg
ALGUNS CLÁSSICOS QUE LEMBRAM ESTE FILME:
- NUNCA FUI BEIJADA
- GATINHAS E GATÕES
- A GAROTA DE ROSA-SHOCKING
- A MENTIRA
Quando Nos Conhecemos
É visível que o filme bebe da mesma fonte de Feitiço do Tempo e Efeito Borboleta. Mas, ao contrário de Ashton Kutcher, nosso protagonista aqui aprende a lição e consegue dar à comédia um tom apropriado e divertido. Adam DeVine vem se mostrando um ótimo comediante e consegue assumir muito bem os trabalhos que vem fazendo.
Quando Nos Conhecemos não pretende muito, mas consegue cumprir o que é proposto e isso já se basta.
https://youtu.be/ppwLxml5FDU
ALGUNS CLÁSSICOS QUE LEMBRAM ESTE FILME:
- FEITIÇO DO TEMPO
- EFEITO BORBOLETA
- CORRA LOLA CORRA
- QUESTÃO DE TEMPO
- DE VOLTA PARA O FUTURO
- LIMITE DO AMANHÃ
Alex Strangelove
O último a entrar no catálogo da Netflix se revelou um dos melhores até então. A premissa segue um garoto popular do colégio que decide perder sua virgindade com a namorada (uma fofa) antes do baile de formatura. No entanto, ao conhecer um garoto diferente passa a se questionar sobre algumas coisas da sua vida.
Alex Strangelove fala sobre as descobertas da juventude de maneira leve, usando de piadas e um roteiro simples para desmistificar muita coisa. A naturalidade que os personagens usam para discutir temas importantes torna o tema central do filme algo fácil de ser absorvido. Algo palpável para muitos que passam por problemas relacionados a auto conhecimento, confiança e aceitação, tentando tornar tudo mais fácil.
ALGUNS CLÁSSICOS QUE LEMBRAM ESTE FILME:
- AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
- HOJE QUERO VOLTAR SOZINHO
- 10 YEAR PLAN
- 4TH MAN OUT
Filmes assim mostram que o serviço de streaming vem estudando e entendendo a melhor maneira de desenvolver o produto certo para seu público, não apostando apenas em séries ou super produções. A Netflix é muito feliz em dar atenção para os filmes “fáceis” que você tira duas horas do seu dia para dar atenção, e quando menos percebe passam a fazer parte da sua vida.
Fale você também sobre os clássicos da sua vida. Quais desses filmes remeteram a você? Deixe o seu comentário.