4 histórias de vidas arruinadas por filmes inesperados

Os filmes têm uma ampla gama de propósitos, desde oferecer entretenimento escapista até abordar questões importantes. Eles devem evocar risos, gritos, lágrimas e reflexões, mas, idealmente, não devem arruinar vidas. Infelizmente, ocasionalmente surge um filme que impacta negativamente alguém de maneira significativa, podendo prejudicar a carreira de um cineasta ou envergonhar os envolvidos na produção.

Em alguns casos extremos, os filmes estiveram associados a conspirações de assassinato, tentativas de suicídio e até mesmo ataques terroristas. Infelizmente, para algumas pessoas, suas vidas foram afetadas pelo poder do cinema de forma desfavorável.

Leia mais:

10 filmes de suspense da Max que vão te prender do início ao fim

9 filmes no Streaming que vão te fazer cantar e se apaixonar

Estes filmes arruinaram vidas; entenda o porquê

Os Goonies

As opiniões sobre Os Goonies variam consideravelmente, sendo considerado tanto um dos grandes filmes de aventura de todos os tempos quanto um dos mais irritantes já feitos, dependendo de quem você pergunte.

No entanto, apesar das divergências de opinião, os verdadeiros fãs deste filme o amam de verdade. Tanto é assim que alguns fãs, vindos até da Europa, fizeram uma verdadeira peregrinação até Astoria, Oregon, apenas para ver a famosa casa dos Goonies com seus próprios olhos. Aquela casa, com seus dois andares de altura e dispositivos de tortura no sótão, é reconhecida por qualquer um que seja fã. Mas, embora a casa em Astoria tenha trazido alegria a muitos admiradores, nem todos estão tão contentes com a notoriedade que ela ganhou na cultura cinematográfica – especificamente, a proprietária. Sandi Preston adquiriu a casa em 2001 e, inicialmente, estava totalmente aberta aos fãs que vinham tirar fotos. Às vezes, até permitia que as pessoas entrassem e oferecia passeios. No entanto, tudo mudou em 2015, quando ela cobriu sua casa com lonas azuis e colocou placas escritas à mão informando que sua propriedade estava fora dos limites para o público.

O que levou a essa mudança radical? Bem, Os Goonies estavam meio que arruinando a vida dela. Nos últimos anos, o número de turistas que vinham ver a casa estava aumentando. Surpreendentemente, durante o verão de 2015, até 1.500 pessoas passavam pela casa todos os dias, de acordo com a NBC News. E enquanto alguns se comportavam adequadamente, muitos desses fãs não pareciam se importar muito com as boas maneiras. Estacionavam na calçada, deixavam garrafas de cerveja por todos os lados e permitiam que seus cães fizessem suas necessidades onde quisessem. Eventualmente, isso se tornou demais para Preston, que decidiu que era hora de reaver sua privacidade. No entanto, a partir de 2023, a casa foi vendida para um super fã dos Goonies, com planos de restaurá-la como um verdadeiro marco cinematográfico.

Filme Os Goonies
Imagem: Reprodução

Um Sonho Possível

Quando um cineasta propõe a ideia de fazer um filme sobre sua vida, pode ser prudente pensar duas vezes antes de concordar. Nos últimos anos, várias biografias deixaram seus protagonistas bastante insatisfeitos.

Por exemplo, Patch Adams não ficou nada satisfeito com o filme de 1998 estrelado por Robin Williams, sentindo que sua representação era reduzida a um “médico engraçado” (da Renaissance Universal). O lutador olímpico Mark Schultz ficou profundamente desapontado com o diretor de “Foxcatcher”, Bennett Miller. E o ex-jogador da NFL Michael Oher afirmou que “Um Sonho Possível” teve um impacto severamente prejudicial em sua carreira profissional.

Caso não tenha assistido ao filme, “Um Sonho Possível” retrata Oher (interpretado por Quinton Aaron) como um adolescente problemático que encontra um novo propósito na vida ao conhecer Leigh Anne Tuohy, uma mãe rica interpretada por Sandra Bullock. Ao longo do filme, Tuohy o incentiva a jogar futebol e a entrar na faculdade. Como resultado, ele eventualmente alcança a NFL, jogando pelo Baltimore Ravens.

Embora o filme tenha sido um sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 300 milhões e rendendo a Sandra Bullock um Oscar, não teve o mesmo efeito positivo para Oher. Em uma entrevista à ESPN em 2015, Oher expressou que o filme colocou uma pressão indevida em sua carreira. Ele explicou: “As pessoas me julgam com base em um filme. Elas não veem minhas habilidades reais e o tipo de jogador que sou”.

Um ano depois, em declaração à SB Nation, Oher compartilhou seus sentimentos mais uma vez: “Houve um momento no início da minha carreira na NFL em que senti que o filme estava me prejudicando. Parecia que o filme era responsável pelo meu sucesso na NFL, não pelo meu desempenho, não pelo meu trabalho árduo”. A situação se complicou ainda mais em 2023, quando Oher processou a família Tuohy, revelando que nunca haviam o adotado de fato e alegando que uma tutela na qual ele estava envolvido foi utilizada para manipulá-lo financeiramente. Onde assistir: Max.

trecobox.com.br 4 historias de vidas arruinadas por filmes inesperados sonho possivel filme
Imagem: Divulgação

Amargo Pesadelo

Baseado no romance de James Dickey, é uma narrativa poderosa que explora as reações das pessoas quando são retiradas da civilização e lançadas em um ambiente sem lei ou ordem. No entanto, é lamentável que a maioria das pessoas se lembre do filme principalmente pela cena em que Ned Beatty é agredido sexualmente por um caipira. Apesar dos benefícios econômicos para o Condado de Rabun, onde o filme foi gravado, há ressentimento em relação aos estereótipos perpetuados pela obra.

Um morador do Condado de Rabun, entrevistado pela CNN, expressou descontentamento em relação aos estereótipos perpetuados pelo filme.

Como mencionou um comissário do condado, “Fomos retratados como caipiras ignorantes, atrasados, assustadores, desviantes e caipiras”. Essa representação vai além de simplesmente ferir sentimentos; conforme relatado pelo Marketplace, houve alegações de demissões de empregos devido à associação com o Condado de Rabun. Quando os residentes locais planejaram celebrar o 40º aniversário do filme, alguns cidadãos protestaram contra isso.

trecobox.com.br 4 historias de vidas arruinadas por filmes inesperados filme amargo pesadelo
Imagem: Reprodução

Jogos de Guerra

Um visionário e ativista online, Aaron Swartz, cujas contribuições incluem a criação de RSS, Reddit e Creative Commons, acreditava na injustiça das altas taxas cobradas por pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos. Em um esforço para destacar essa questão, Swartz invadiu ilegalmente a biblioteca digital JSTOR e fez o download de alguns artigos. Essa ação não foi bem vista pelas autoridades federais, e Swartz logo se encontrou enfrentando a possibilidade de 35 anos de prisão. Tragicamente, o pioneiro da internet optou por tirar sua própria vida aos 26 anos.

Mas qual é a relação com os filmes? Bem, a legislação utilizada para processar Swartz estava diretamente ligada ao impacto do filme Jogos de Guerra (WarGames), lançado em 1983. Este filme estrelado por Matthew Broderick acompanha um jovem gênio da computação que invade o NORAD e quase desencadeia inadvertidamente a Terceira Guerra Mundial. A representação assustadora do potencial dos hackers no filme deixou os membros do governo em Washington, D.C. preocupados. Um relatório do Congresso até afirmou que Jogos de Guerra era uma “representação realista” do que os hackers poderiam fazer. Quatro minutos do filme até foram exibidos no Congresso como um alerta sobre os perigos da internet.

Embora não tenha sido o único fator, Jogos de Guerra desempenhou um papel significativo na inspiração da Lei de Fraude e Abuso de Computadores (CFAA) de 1984. Inicialmente, essa legislação visava processar pessoas que atacassem bancos ou agências relacionadas à segurança nacional dos Estados Unidos. Ao longo dos anos, a lei foi alterada várias vezes, ampliando seu escopo para incluir hackers que roubam segredos governamentais, assim como aqueles que acessam artigos acadêmicos, um desfecho provavelmente não previsto pelo ator Matthew Broderick quando o filme foi lançado.

trecobox.com.br 4 historias de vidas arruinadas por filmes inesperados jogos de guerra filme
Imagem: Reprodução