Conectar-se com

Games

FIAGTC | Bate Papo com os comentaristas do Gran Turismo World Tour

Publicado

Em

FIAGTC | Bate Papo com os comentaristas do Gran Turismo World Tour

 

Transmitir a tradição automobilística para as novas gerações através do eSports

 

O jogo Gran Turismo nasceu para ser um Simcade, onde o condutor precisaria tirar licença para dirigir. Além da parceria com montadoras renomadas, e assim usar carros e protótipos reais. Após um sucesso estrondoso, a sexta edição do jogo, exclusivo da PlayStation, foi consagrada com a certificação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), algo inédito para um jogo eletrônico. Então, desde 2018 a PlayStation promove um World Tour, descobrindo novos talentos no Automobilismo Virtual (AV).

 

Nasce o FIAGTC, o Automobilismo Virtual  entra na onda do eSports

FIA Gran Turismo Championship (FIAGTC) é um evento automobilístico promovido pelo jogo Gran Turismo Sport em parceria com a FIA. Neste evento, jogadores do mundo inteiro competem em etapas online e se classificam para etapas presenciais sediadas em locais importantes para o automobilismo mundial, como Madrid, Mônaco, Paris e Nürburgring. Assim, os vencedores dessas etapas se classificam para uma Final Mundial, cujo vencedor recebe o prêmio na cerimônia da FIA, junto dos campeões das categorias do Automobilismo real, como a Fórmula 1.

 

FIAGTC | Bate Papo com os comentaristas do Gran Turismo World Tour

 

Portanto, fica claro que Kazunori Yamauchi, criador do jogo Gran Turismo, quer passar a tradição do automobilismo através do eSport. Além de CEO da Polyphony Digital, desenvolvedora do jogo, Yamauchi também é piloto profissional. Isso ajuda a explicar o currículo dos comentaristas portugueses Duarte Félix da Costa e Gonçalo Gomes.

 

Duarte Félix da Costa

Duarte é piloto de corridas há mais de 20 anos. Iniciou sua carreira aos 9 anos de idade no karting e deu prosseguimento com sucesso nos carros de turismo, GTs e protótipos. Então, a partir de 2013 vem se especializando como treinador de desempenho de pilotos. Além disso, Duarte é parceiro da empresa Brandlooks, comentarista de F1 pela Eleven Sports.

 

FIAGTC | Bate Papo com os comentaristas do Gran Turismo World Tour

Gonçalo Gomes

Gonçalo ostenta cinco campeonatos em Portugal, e uma vice liderança do Fórmula Opel Europa. Atualmente faz parte do time de desenvolvedores de jovens pilotos da McLaren, na função de treinador de desempenho.

 

FIAGTC | Bate Papo com os comentaristas do Gran Turismo World Tour

 

Confira agora uma pequena entrevista cedida ao nosso correspondente internacional durante o FIAGTC Nürburgring.

 

Na sua opinião, o Automobilismo virtual já parte do universo do automobilismo tradicional?

 

DuarteO automobilismo virtual cresceu muito nos últimos anos. Hoje, se tornou uma parte integrante, tanto no processo de descoberta de novos talentos das corridas virtuais para as pistas, quanto dos pilotos das pistas continuarem seu desenvolvimento junto as carros, pistas e ajustes. Pra mim tá sendo um orgulho comentar para países de língua portuguesa como Brasil e Portugal.

GonçaloTenho o privilégio de ter acompanhado desde o início do AV, fiz parte do GT academy, fui um dos primeiros instrutores em 2008. Foi um desenvolvimento incrível nesses últimos 11 anos.

 

Há alguma iniciativa do Gran Turismo para promover pilotos talentosos do mundo virtual para o real, assim como foi a GT academy em 2008?

 

Gonçalo – O conceito do FIAGTC é um pouco diferente da GT academy. O academy  era uma iniciativa entre a Nissan, Gran Turismo e Playstation que hoje não existe mais. Já o FIAGTC, desde a sua criação, tem como foco o desenvolvimento do AV, dessa maneira mostrar que este eSport é tão ou mais emocionante que as corridas reais.

Portanto, não se trata tanto de transferir um piloto do virtual para as pistas, e sim dar a importância que os pilotos virtuais realmente merecerem pelo show, energia e emoção que conseguem passar. Dessa forma, o foco da FIAGTC World Tour, competição com certificação da Fia, é valorizar as competições virtuais.

Assim como no ano passado, o campeão da FIAGTC 2019 irá receber um prêmio na cerimônia da Fia, junto com os campeões do automobilismo como Fórmula 1.

 

Hoje, uma das principais portas de entrada para o automobilismo é o kart. Vocês acreditam que num futuro próximo o AV poderia se tornar a porta de entrada, afinal os simuladores estão cada vez mais evoluídos?

 

GonçaloAcredito que o AV tem uma importância tão grande que ainda não se deram conta. Um exemplo disso é que cada  temos pilotos na Fórmula 1 cada vez mais novos. Leclerc, Verstappen, Glasy chegaram a F1 muito novos, e boa porta da preparação deles foram em simuladores. Por isso eles tem as condições pra pilotar um carro da F1.

Também fiz parte do júri do World’s Fastest Gamer,  que selecionou pilotos para trabalhar no simulador da F1 pela equipe McLaren, onde pude trabalhar com Rudy Van Buren, e na primeira sessão que o Rudy fez, ficou apenas à 0.5″ do Oliver Turvey que trabalha no simulador há anos. Isso mostra a qualidade dos pilotos virtuais.

 

O que é necessário para que um jogador comum se torne um piloto de automobilismo virtual de alto nível?

 

GonçaloEu acredito que assim como no automobilismo, é preciso de dedicação, trabalho, manter a calma e estar muito focado. Acima de tudo a dedicação.

 

Como os sites, como o Trecobox, podem auxiliar na popularização deste eSports?

 

Duarte Temos sentido um grande apoio dos brasileiros, tanto em informações sobre os pilotos, quanto no apoio nas transmissões. Portanto, o apoio dos sites, blogs e alguns canais no YouTube enfatiza o nosso discurso de que o AV está crescendo e  é apenas o início de algo muito maior.

Com essa a atenção da mídia, aumentará a participação de pilotos, e assim virão as marcas, o Brasil ficará mais forte nas competições. Consequentemente, os pilotos poderão em breve ter salários, viver disso. Ou seja, não muito distante haverão pilotos reais e pilotos virtuais. Então, os brasileiros têm uma comunidade de mídia, sites, blog e equipes muito fortes, assim, e isso ajuda a fortalecer vocês e deixar o eSport ainda mais popular.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Trecobox (@trecobox) em

Por fim, gostaríamos de agradecer ao piloto Georg Herrmann (@gtherrmann), que foi um excelente correspondente internacional dessa etapa. Aliás, nós da Trecobox estamos acompanhando de perto toda a movimentação desse campeonato e prometemos sempre trazer as novidades aqui pra vocês. Continuem ligados!

 

Comentários via Facebook

Um geólogo nascido no Rio. Apaixonado por filmes, séries, videogame. Produtor de stories no Instagram. curioso pra caramba. Não sei muito bem o que tô fazendo aqui, me convidaram porque devo ser legal, nunca saberei.

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS