Conectar-se com

Artigo

Game of Thrones | Uma canção de Gelo, Fogo e muitos números

Publicado

Em

Game of Thrones: Uma canção de Gelo, Fogo e muitos números

 

A série acabou, mas a nossa curiosidade a respeito desse universo não

 

Game of Thrones acabou. O seriado épico da HBO que deriva da série literária, As crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, chegou ao seu fim no dia 19 de maio de 2019. A série foi trazida a TV pela dupla David Benioff e D.B Weiss e teve seu primeiro episódio exibido em 17 de abril de 2011.

De lá pra cá, GoT recebeu 132 nomeações ao Emmy, ganhando 42. Foram 7 nomeações ao Globo de Ouro e 1 vitória. Também tiveram 18 nomeações ao SAG Awards (7 vitórias), 17 Nomeações ao Critics’ Choice Award (1 vitória) e 7 vitórias no AFI Awards.

Além disso, Game of Thrones foi rodada em 10 países diferentes. A Irlanda sozinha teve 50 locações. Segundo a Forbes, foram emitidos 19.722 documentos de viagem para o elenco e equipe, 68.143 quartos de hotel foram alugados e 243 filmagens foram agendadas durante as gravações do seriado.

Ao todo, GoT foi exibido em 207 países e contou com transmissão simultânea em 194 deles. Aliás, é muito comum as séries perderem audiência conforme se passam os anos. Porém, a série da HBO apresentou uma constante subida. O show foi de uma média de 9,3 milhões de espectadores nos EUA, na primeira temporada, para a invejável audiência de 43 milhões na última.

O seriado prendeu a atenção de muita gente nesses últimos 9 anos. Acredito que o porquê da polarização tão grande a respeito do final do seriado pode ficar para um outro artigo. No entanto, neste decidi explorar os 73 episódios do seriado e a riqueza do mundo de GoT, e tentar responder algumas perguntas interessantes como: Que personagem apareceu mais vezes na série? Quem ficou mais tempo em tela, homens ou mulheres? Quanta gente morreu? Afinal, tem tanto sexo assim nessa série?

 

Quem protagonizou o jogo dos tronos?

Primeiramente, é importante definir o que seria um protagonista, principalmente em um seriado com mais de 500 personagens que apareceram em cena. Consigo pensar em duas abordagens pra isso. Se protagonista for o personagem que tem mais cenas, logo o nosso protagonista seria Jon Snow. Como mostra o gráfico abaixo:

 

Quantidade de vezes em cena dos personagens de Game of Thrones

 

Jon apareceu em média 68 cenas por temporada. Chegando a marca de 632 cenas no total. É interessante observar que, conforme a trama do seriado se aproxima do fim, a relevância de Jon toma cada vez mais peso na série. Além disso, personagens como Cersei e Tyrion possuem uma relevância que varia mais de acordo com cada temporada. Também vale destacar Drogon, o maior dragão de Daenerys, que esteve tão presente na oitava temporada, garantindo a sua entrada na lista.

A segunda forma de tentar encontrar um protagonista na série poderia ser por tempo de tela. Nesse caso, Tyrion Lannister segue como o personagem que mais possuiu tempo de tela. Chegando ao ponto de estar em cena por mais que 40 minutos nos episódios 4 e 6 da última temporada. Abaixo são mostrados o tempo de tela de diversos personagens por episódio e temporada.

 

Tempo de tela por personagens de Game of Thrones

 

A propósito, a mãe dos dragões possui 20% a menos de tempo em cena do que Jon Snow. O que levanta a pergunta: será que as mulheres da série ganham tanto tempo de tela quanto os homens?

 

Disparidade de Gêneros em Game of Thrones

Para calcular a disparidade entre gêneros, os personagens foram divididos nos dois grupos (homens e mulheres) e foram somados os tempos de tela de cada grupo e, em seguida, divididos pelo tempo total. Ou seja, se uma cena possui 1 minuto, e existem 6 homens e 2 mulheres, a cena contabilizará 6 minutos para os homens e apenas 2 para as mulheres. Isso mostra o peso de cada gênero em cena.  No gráfico a seguir podemos ver a porcentagem do tempo total em cena por gênero.

 

Disparidade de gênero na série Game of Thrones

 

Em outras palavras, o gráfico nos mostra que, por mais que Game of Thrones tenha incluído diversas personagens femininas fortes e primordiais para a trama, o seriado continuou sendo em sua maior parte dominado por homens.

 

A vida em Westeros não é fácil

O jogo dos tronos é cercado por violência em todas as partes. O reino de Westeros é repleto de personagens sádicos, guerras, emboscadas e caminhantes brancos. Ao todo, foram contabilizadas 222 mortes em cena no seriado. O gráfico a seguir contabiliza cada uma delas por categoria e mostra a porcentagem que aquela categoria representa do total.

 

Formas de se morrer em Game of Thrones

 

Aparentemente, a chance de se morrer esfaqueado, em suas múltiplas variações, chega a quase 30%. Por outro lado, o fim para um cidadão do reino pode chegar das formas mais bizarras, como pisoteado por um cavalo ou ser morto por um demônio recém parido. Lembrando que apenas foram contabilizadas as mortes que ocorreram em cena, e afetaram personagens que receberam algum destaque por parte da trama.

 

Afinal, tem tanto sexo assim em Game of Thrones?

A série da HBO também ganhou fama por exibir, supostamente, muitas cenas de sexo, assim como muitas outras séries da emissora. No entanto, a fama da série ser repleta de cenas de sexo pegou entre os fãs. Mas a pergunta é: o quanto disso é realmente verdade? Desse modo, esse último gráfico explora a quantidade de cenas de sexo por episódio e por temporada.

 

Quantidade de sexo na série Game of Thrones

 

No caso, houve uma queda na quantidade de cenas de sexo em Game of Thrones. Afinal, com o inverno chegando, e a série se aproximando de um desfecho, as cenas de sexo se tornaram cada vez mais escassas e contextualizadas.

 

E aí? O que acharam do final da série? Como na Trecobox só tem fã, a gente escreveu durante essa última temporada análises detalhadas de cada episódio, que vocês podem conferir aqui.

 

Por fim, os agradecimentos especiais desse artigo vão para Jeffrey Lancaster, que compilou o mais incrível conjunto de dados sobre Game of Thrones. Na verdade, Jeffrey cruzou várias bases disponíveis na internet, chegando ao ponto de rever cada um dos 73 episódios da série, anotando diversas informações cena por cena. Toda a análise e os dados aqui trabalhados vocês podem encontrar nesse repositório do GitHub.

 

Comentários via Facebook

Um nerd desses que gosta de destilar todo seu "carioquês" nas mais diversas opiniões a respeito da vida, do universo e tudo mais. Fã de carteirinha dos bares de karaokê por esse mundo afora e frequentador assíduo de mesas de board games. Convicto de que para cada momento da vida existe aquela música que encaixa perfeitamente, e que não existe mazela que não pode ser curada com bons amigos, vídeo games e cerveja - às vezes, só a cerveja mesmo.

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS