Conectar-se com

Artigo

Quantos e quais tipos de jogos de corrida existem? Saiba tudo aqui!

Publicado

Em

Quantos e quais tipos de jogos de corrida existem? Saiba tudo aqui!

 

O universo dos jogos de corrida é mais amplo do que muitos imaginam

 

Os jogos de corrida estão presentes desde o início da era dos vídeo games. Para se ter uma ideia, Space Race, o primeiro jogo nesse estilo, foi lançado em 1972 para o então console Atari. Curiosamente, esse jogo contava com naves espaciais! A partir de então, foi iniciada uma evolução de quase quarenta anos, que nos leva a perguntar: Quantos tipos de jogos de corrida existem?

 

Quantos e quais tipos de jogos de corrida existem? Saiba tudo aqui!

Fonte: Atari

 

Era dos Arcades

O Speed Race trouxe as corridas para a Terra! Lançado para Atari em 1974, o jogo contava com carros, pistas e a possibilidade de mover-se da direita para esquerda. Dentro da evolução dos jogos de corrida, só existiu arcades por um longo tempo. Até porque a tecnologia entre as décadas de 70 e 90 não suportavam a adição de realismo, ou seja, nos jogos para arcade a física do mundo real não era tão fiel. Os grandes representantes dessa era foram os jogos Pit Stop 2 (1984), F-Zero (1990), Top Gear (1991), Super Mario Kart (1992), Daytona USA (1993) e Need for Speed (1994).

 

Quantos e quais tipos de jogos de corrida existem? Saiba tudo aqui!

Fonte: Need For Speed/EA Games

Era dos SimCades

No final da década de 90, o Need for Speed dominava o cenário de jogos de corrida. Foi então que a Polyphony Digital decidiu lançar algo inovador. Sendo assim, nasceu o Gran Turismo, exclusivo para PlayStation, onde o jogador teria que, literalmente, tirar licença para dirigir. Não apenas isso, o jogo trazia todo um ambiente de competições profissionais, tudo isso graças aos 5 anos de trabalho de uma equipe liderada por Kazunori Yamauchi. Atualmente, a franquia é uma das mais rentáveis da marca PlayStation.

 

Quantos e quais tipos de jogos de corrida existem? Saiba tudo aqui!

Fonte: PlayStation

 

Para não ficar de fora, o Xbox, plataforma rival do PlayStation, lançou o Forza Motorsport em 2005. Desde seu lançamento o jogo vem sendo considerado um dos mais realistas em termos de simulação de corridas. Vale mencionar também os jogos oficiais da Fórmula 1, que evoluíram consideravelmente e migraram dos arcades para os SimCades.

Os três últimos exemplos são chamados SimCades. Como o nome já sugere, são jogos que entregam partes do realismo dos simuladores, isso sem perder a diversão dos arcades. Inclusive, essa característica híbrida, e a grande aceitação do público, aproxima esses títulos do cenário de eSports.

 

Era dos Simuladores

Simultaneamente ao aparecimento da geração de SimCades, surgiram os simuladores mais populares dos dias atuais. Assim, nasceram jogos como rFactor, iRacing e Assetto Corsa, já nos anos 2000. Contudo, os simuladores já estão presentes no histórico de corridas desde 1989, com o Indianapolis 500: The Simulation. Tais títulos são voltados para um público que deseja ter uma experiência automobilística mais próxima da realidade. Então, fatores como temperatura, condições de pistas, consumo de combustível, pneus, suspensão, física e colisões conta e muito! Uma dica para aumentar o realismo é usar volante, pedais e cockpit (esqueça o joystick).

 

Quantos e quais tipos de jogos de corrida existem? Saiba tudo aqui!

Fonte: iRacing

 

Percebeu o quão vasto o universo de jogos de corrida pode ser? A Trecobox em breve voltará a esse tema com mais detalhes. Nos vemos na próxima corrida!

 

Comentários via Facebook

Um geólogo nascido no Rio. Apaixonado por filmes, séries, videogame. Produtor de stories no Instagram. curioso pra caramba. Não sei muito bem o que tô fazendo aqui, me convidaram porque devo ser legal, nunca saberei.

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS