Conectar-se com

Filmes

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

Publicado

Em

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

 

Uma despedida que mal chegou e já deixa muitas saudades (Cuidado com spoilers, mas evitamos contar tudo pra você ainda se surpreender!)

 

Cercado de muitos aplausos, risos, choros e sentimento de perda em diversas salas de cinema do mundo todo, o filme Vingadores: Ultimato finalmente trás o fechamento desse arco traumático. Portanto, nós da Trecobox conferimos o título, principalmente para escapar do mais temível vilão de todos os tempos: o spoiler!

Primeiramente, nos foi apresentado o time se reunindo com os poucos integrantes que restaram dos acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita. Aliás, uma equipe traumatizada pela dizimação de amigos, familiares e parentes. Contudo, o reflexo dos eventos em Capitão América: Guerra Civil são tragos à tona por um Tony Stark totalmente desacreditado e sem esperança.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

“Não importa o que houver, eu te prometo… se precisar de nós… se precisar de mim, eu estarei lá” diz a carta de Steve Rogers ao final de Capitão América: Guerra Civil.

Nós não superamos e não queremos superar

A princípio a equipe se mantém sem esperança, onde cada um carrega seu “peso” sobre a responsabilidade do que Thanos causou à humanidade e a diversas galáxias. Ainda que Tony Stark culpasse Steve Rogers por sua ausência em certos momentos, não cumprindo a promessa da carta, o mesmo também carrega seu fardo de ter tido as visões e não ter dado sequência ao plano de proteção da Terra. Aliás, uma armadura que estruturaria proteção a qualquer ameaça de invasão inimiga.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

 

Com a finalidade de tentar recuperar tudo aquilo que foi perdido, os heróis encontram esperança em reverter os acontecimentos. O primeiro ato trás a primeira grande quebra de expectativa, pois Thanos é morto por Thor sem oportunidade alguma de se defender.

Contudo, a esperança se extinguiu no momento em que Thanos confessa ter destruído as Jóias do Infinito. Então, durante 5 anos, os heróis permaneceram com o sentimento de fracasso, medo e, principalmente, de não conseguir superar o trauma, até admitido por Capitão América sobre superar tudo o que ocorreu.

Nesse período, todos os Vingadores restantes guardam o trauma de forma diferente, mas o mais visível é o Thor, pois sua aparência muda radicalmente.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

 

Todavia, a narrativa perdeu oportunidades de desenvolver uma carga dramática em cima dos dizimados e de como a sociedade, governo ou o mundo passam a se comportar diante de tamanha catástrofe. Principalmente como ela pode vir a regredir socialmente e economicamente. Qualquer cena curta de telejornal agregaria nesse sentido.

 

Revisitando o passado

Certamente tudo ficaria previsível na trama de agora em diante. Sobretudo, a quem viu o título Homem Formiga e a Vespa, era viagem no tempo através do reino quântico, na certa! Decerto, foi clichê ao usar o elemento tão famoso como viagem no tempo para reverter as consequências. Ainda assim, por mais que utilizem de uma ferramenta clichê, conseguem quebrar expectativas novamente de forma interessante.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

Cena revisitada em Vingadores: Ultimato.

 

De fato, revisitar cenas icônicas de Guardiões da Galáxia, Thor: O Mundo Sombrio e do primeiro filme de Vingadores foi um grande acerto. Além de ser um grande presente para os fãs da franquia.

Surpreendentemente, temos novas cenas gravadas desses filmes especialmente para compor os acontecimentos de Vingadores: Ultimato. Enquanto o plano original era coletar as Jóias do Infinito sem muito alarde, pelo menos na prática. Você verá uma total reviravolta quando acontecer a fuga do Loki com o Tesseract.

Então, com esta fuga inesperada, a dupla Steve Rogers e Tony Stark resolve contornar a situação indo aos anos 70, um outro momento onde o Tesseract era guardado por Howard Stark, pai de Tony. Apesar do plano ter dado certo, não se sabe ao certo se a fuga do Loki com o Tesseract abrirá outra linha do tempo. Aguardaremos por mais informações da Marvel ou com a estreia da série Loki no Disney+.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

 

Inegavelmente, a construção de dever e de que agirão até as últimas consequências é algo que se destaca o tempo todo. Inclusive, o Capitão América tem um papel de liderança extremamente significativo em Vingadores: Ultimato, que farão todos os fãs pular de suas cadeiras. Quer duas dicas do que verá no filme? Olhe novamente a imagem acima e te afirmarei, ele é digno.

 

Custe o que custar

Foi uma frase marcante dos trailers e teasers, que definitivamente custou caro. Sobretudo mortes de personagens queridos como Viúva Negra e Homem de Ferro. Ambos fizeram muitos fãs caírem em prantos no cinema. Além do que, já era esperando alguma consequência permanente devido ao fim do contrato com Robert Downey Jr. Porém, ninguém suspeitava que Scarlett Johansson na pele de Natasha Romanoff fosse se sacrificar pela Jóia da Alma.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

 

Contudo, as jóias são reunidas sem batalhas desafiadoras ou complexas. Certamente, as consequências do estalo foram revertidas. Com poucas exceções de retorno, como por exemplo, o Visão, a Viúva Negra e o Loki. Desse modo, existem consequências permanentes que não tornam a narrativa boba.

No longa, o Hulk tem a consciência de Bruce Banner e a força do monstro verde, sendo o melhor dos dois. Ele acaba sendo peça chave para o segundo estalar de dedos. No entanto, mesmo com o sucesso do plano, o Thanos dos acontecimentos de Guardiões da Galáxia já soubera de tudo anteriormente. Quanto mais os heróis se aproximam de uma solução eficaz, mais parecem estar próximos do fracasso novamente.

De fato, Thanos viajou com suas milhares de tropas ao futuro, contando com o fato de que roubaria a manopla dos Vingadores. Tudo parecia perdido, pois Homem de Ferro, Capitão América e Thor, apanharam e feio para ele. Só faltava conquistar a nova manopla.

Então já adiantamos, aguarde boas cenas de porradaria com o icônico martelo mjolnir, que quebrará muitas expectativas. Aliás, a essa altura você já sabe quem mais usou ele para fazer o Thanos “comer terra”. Por fim, Thanos prevalece contra os três heróis que se deparavam com a exaustão. Sendo assim, como o próprio dito cujo dizia, ele era realmente inevitável.

 

Avante Vingadores!

Certamente a derrota parecia inevitável. Entretanto, Doutor Estranho no instante mais crucial possível, traz todo os personagens que você pode imaginar de volta. Asgardianos, heróis que foram dizimados, tropas de Wakanda e incontáveis guerreiros para a maior batalha do universo cinematográfico da Marvel. Contudo, ainda ocorreu a cena do Capitão América levantando o mjolnir, pedindo para todos os Vingadores se reagruparem para atacar.

Inegavelmente é uma cena apreensiva, emocionante e milagrosa. Pois, há 10 anos, ninguém imaginaria a possibilidade de dar vida para um arco tão grandioso. Isso com cenas tão complexas de tantos personagens se confrontando. A propósito, duas cenas incríveis envolvem o time feminino da Marvel, que se agrupa e também parte para o ataque.

Assim que a Capitã Marvel entrou em cena, pudemos ver o quanto ela é realmente poderosa. Afinal, na cena seguinte, Thanos está usando a manopla, porém não consegue fechar a mão direita para ativa-lá devido a força da Capitã em seu modo binário, que o interrompe. A bem da verdade, sem a manopla ele não teria chance alguma contra ela, que já aparece com o visual muito parecido da The Life Of Captain Marvel (2018) #1.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

 

Possivelmente, será uma heroína com um time cósmico avassalador que poderá confrontar com uma das maiores ameaças da Marvel, o Galactus! Talvez em um futuro não tão distante no MCU.

No último momento desesperador, é Tony Stark que tenta tirar a manopla da mão de Thanos. A cena foi uma completa redenção por tudo aquilo que o personagem veio falhando. Assim sendo, realizou o sacrifício de sua própria vida para utilizar o estalo e dizimar Thanos e todas as suas tropas.

 

A despedida

Em 2008 esse universo surgiu. Tal sucesso se deve ao Homem de Ferro, que gerou uma sucessão de ótimas novas obras do universo conecinematográ. Mesmo com os erros de alguns longas metragens, os acertos trouxeram resultados bem positivos. O universo cinematográfico se tornou gigante e tornou realidade tudo o que pudemos consumir da Marvel pela Disney no cinema.

O título Vingadores: Guerra Infinita foi algo espetacular para o MCU. Além do mais, acertou e muito no tempo de tela distribuído ao elenco, quebrando a expectativa de quem esperava uma solução para o final. Afinal temos um vilão prevalecendo ao fim e isso não é muito normal para o público que acompanha o MCU. Então Vingadores: Ultimato trabalhou com algo não visto antes em seus filmes. Nem tudo é possível reverter. Para atingir certos objetivos é necessário pagar um preço e talvez seu personagem preferido pague muito caro.

Por fim, tais despedidas dos personagens acontecem durante o enterro de Tony Stark. São breves falas de alguns personagens e nem todos tem diálogo, só aparecem.

 

Review TBX | Vingadores: Ultimato entrega emoção e dolorosa despedida

Elenco dos seis primeiros Vingadores, que se despedem de seus papéis.

 

O mais simbólico é o Capitão América, pois, agora com a ameaça combatida, resolve devolver todas as Jóias do Infinito aos seus respectivos tempos. Lembrando que é explicado durante o filme que nada altera o futuro deles, levando a crer que caso o passado seja alterado, é criada uma outra linha do tempo e que eles não possuem acesso ao futuro.

Seu destino final? É aquilo que Steve Rogers mais desejou na vida. Estar com Peggy.

 

 

O que aguardar?

O filme não possui cenas pós-créditos, somente trechos com cenas dos personagens durante os créditos. Ao chegar nos seis clássicos Vingadores, aparecem suas assinaturas oficiais, apenas um agradecimento aos fãs que acompanharam por todos esses anos.

O que esperar agora? Uma nova formação? Será que realmente a Capitã Marvel liderará os Vingadores? Afinal, ela possui diversas responsabilidades muito maiores do que cuidar apenas da humanidade. Fica a dúvida.

Tais títulos como Guardiões da Galáxia 3 e Homem Aranha: Longe de Casa estão por vir, e ainda teremos muitas outras novidades de séries Marvel no Disney+.

 

Por fim, Vingadores: Ultimato já estreou e pode ser assistido em diversos cinemas de todo o Brasil. Curtiu a review? Não pare por aqui! Comente conosco sua opinião e até a próxima!

 

Filme: Vingadores Ultimato
8.6 TRECOBOX
HISTÓRIA9
ELENCO8.5
DESENVOLVIMENTO8
PRODUÇÃO9.5
ORIGINALIDADE8

Comentários via Facebook

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS