Conectar-se com

Artigo

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta – Parte 2

Publicado

Em

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta – Parte 2

 

Preservando o espírito da competitividade para a comunidade dos jogos de luta

 

O cenário competitivo, fortalecido com seu fiel público das comunidades de jogadores, vem conquistando cada vez mais espaço. Sendo assim, a competição vem recebendo diversos jogadores do mundo todo. Sobretudo, o evento passa a ocorrer atualmente em Mandalay Bay, Las Vegas, com uma estrutura incrível. Logo, são nas grandes finais onde o verdadeiro show de “porradaria” acontece.

Comentamos na parte 1 deste artigo que Street Fighter 2 foi um dos responsáveis pela existência desse cenário. Mas não foi só isso! Ele é um dos grandes responsáveis pelo crescimento de tudo aquilo que conhecemos como eSports hoje. Basicamente, todos os outros jogos de luta do evento devem um “shoryuken” da amizade a ele.

 

O árduo caminho ao encontro do mais forte

Apesar de toda a visão de glória, o cenário quase morreu pelo fato de fliperamas não sobreviverem ao início dos anos 2000. Muito desse cenário se deve a comunidade de jogadores por preservar a chama acesa. A proposta do EVO era salvar o cenário competitivo dos jogos de luta para o país inteiro. Nesse sentido, o que não esperavam é que cada vez mais pessoas do mundo todo passariam a frequentar o evento tão assiduamente.

 

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta – Parte 2

Competidores e entusiastas dividiam o mesmo chão de onde tudo se iniciou.

 

Embora a decisão de mudar os arcades pelos consoles em 2004 não obtivesse a aceitação esperada do público, um grande momento icônico de “Justin versus Daigo”, nas finais de Street Fighter III: Third Strike, mudaria para sempre o EVO.

 

Aprendendo com as mudanças e o reencontro lendário no título que trouxe a paixão de volta

Em 2005, o evento se mudou para Las Vegas. Graças a uma parceria feita com a MLG – Major League Gaming, algo que foi extremamente significativo para uma nova estrutura que obteriam. Embora o espaço tenha sido dividido entre o EVO e o MLG, com Halo e torneios de Smash Bros, o ambiente foi tomado pelo público interessado pelo EVO.

Mesmo que o crescimento se mantivesse, só então em 2009 o sentimento parecia ter ressurgido de uma forma extraordinariamente avassaladora. Pois Street Fighter IV chegava para ficar! Trazendo como base estrutural a receita de bolo e tudo aquilo já visto em Street Fighter 2. O novo título trouxe força e a grande paixão pelo cenário de volta à vida.

Confira a abertura do título com a faixa Indestructible, do grupo Exile, que se tornou icônica pelo sentimento competitivo em sua letra:

 

 

Então o destino das lendas Justin e Daigo se cruzaram novamente em 2009, nas finais de Street Fighter IV, novamente um título dessa franquia causa um grande impacto no cenário dos jogos de luta. Principalmente por ser bem recebido nas competições, levando os jogadores a um novo nível de técnica.

Ainda assim, falamos muito da franquia Street Fighter, mas, ao longo dos anos, outros títulos tiveram seu mérito. Tais franquias como Guilty Gear, Smash Bros, Tekken, The King of Fighters, Marvel vs Capcom, Soul Calibur e o atual Dragon Ball FighterZ, têm sido essenciais em manter o evento sempre crescendo. No futuro falaremos mais sobre elas.

 

Os titãs da EVO marcham até o além!

Todavia, Street Fighter IV teve mais um amigo da “casa”. Outro título gigantesco surge da Capcom. Aproveitando o sucesso dos personagens da Marvel Studios, temos Marvel vs Capcom 3, com muita porradaria e mais um motivo de alegria para Justin Wong.

O título trouxe personagens extremamente populares da Capcom, como Dante, Chris Redfield, Nemesis, Phoenix Wright entre outros. Aliás, a Marvel não ficou para trás. Doutor Destino, She-Hulk, Fênix (Jean Grey), X-23 e alguns outros também marcaram presença no título.

 

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta – Parte 2

Extraído da tela de seleção, no ano de 2011.

 

Portanto, ambos os títulos se tornaram titãs da competitividade. Com o decorrer dos anos, Justin Wong se destacava em MvC 3 e Daigo Umehara em SF IV. Agora, com o nível de técnica elevado que os títulos exigiam, só os mais fortes sobreviveriam. Posteriormente, tais games receberam atualizações, chegando as versões Ultra Street Fighter IV e Ultimate Marvel vs Capcom 3.

Outros jogadores conseguiram ganhar destaque de forma incrível, como o chileno Kane Blueriver, que ficou em primeiro lugar no seu primeiro torneio, o EVO de 2015, jogando o Ultimate Marvel vs Capcom 3. Aliás, no mesmo ano, Momochi também garantia seu primeiro lugar em Ultra Street Fighter IV.

 

 

Além disso, diversos jogadores como Tokido e MenaRD, ambos competindo atualmente em Street Fighter V: Arcade Edition, e SonicFox, vencedor de Dragon Ball FighterZ em 2018, continuam conquistando a admiração do público.

 

A jornada continua!

O EVO agora conta com duas edições, ocorrendo também em Fukuoka, no Japão. Intitulado como EVO Japan, o evento chega a um país que possui forte cultura de arcades, porém ainda engatinha no quesito organização de maneira eficaz para o oriente. No Brasil, temos diversos representantes do cenário competitivo de jogos de luta. Entretanto, o país ainda é muito novato dentro desse cenário. Posteriormente daremos mais detalhes quando for abordado o cenário brasileiro de jogos de luta.

Neste ano, teremos todos os já citados pro-players em cena, dando o melhor de si para conquistar o trono de campeão. Enquanto isso, abaixo você pode conferir o lindo troféu da EVO do ano de 2016 para o torneio de Street Fighter V. O prêmio não mudou o seu formato desde então e os olhos atentos dos competidores não saem de cima dele.

 

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta – Parte 2

 

Por fim, o EVO deste ano está marcado para para os dia 2, 3 e 4 de agosto, em Mandalay Bay, Las Vegas. Estaremos aqui acompanhando quem chega até o topo e prevalece sobre seus oponentes. Não deixem de comentar conosco e até a próxima, amigos trecoboxers!

 

Comentários via Facebook

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS