Conectar-se com

Artigo

Afinal, qual é o melhor jogo da franquia Mortal Kombat?

Publicado

Em

Afinal, qual é o melhor jogo da franquia Mortal Kombat?

 

“Desde pequeno sempre escolhi o Sub-Zero”

 

Mortal Kombat é uma daquelas franquias que mexe com a gente. Quem viveu a era do fliperama lembra como era o alvoroço com o game. MK era violento, divertido e acima de tudo desafiador. Na verdade, eu nunca fui bom no fliperama. Eu era quase uma fase bônus. Mas nunca perdi o encanto de ver muito sangue na tela enquanto era humilhado por um menino de 11 anos de idade absurdamente melhor do que eu.

Dia desses, estava eu discutindo com alguns amigos sobre qual o ápice da série e logo falei que era Mortal Kombat: Shaolin Monks. Eles riram de mim. Mas a conversa foi interessante, pois deu pra perceber que todos gostávamos de um jogo diferente e por razões diferentes. Pra decifrar essa discordância de opinião no aspecto pessoal, eu fiz a única coisa logicamente possível: encontrei a maior base de dados que eu podia achar na internet (IGDB), puxei as informações de tudo quanto é jogo que tivesse “Kombat” no nome e analisei os dados. São quantos jogos afinal? Quais são os melhores? Será que só eu adoro o MK: Shaolin Monks? Existe consenso entre os fãs e os críticos? Essas são as perguntas que pretendo responder neste artigo e possivelmente esfregar na cara dos meus amigos.

 

Choose your destiny

A princípio, comecei com uma lista de 48 jogos. De forma a tornar a análise mais concisa eu busquei me ater apenas aos jogos que eram categorizados como jogos principais pelo IGDB. Também removi todos os títulos que não possuíam avaliações por parte dos fãs ou por parte da crítica. Enfim, terminei com uma lista de 14 jogos. São eles:

 

  • Mortal Kombat – 1992
  • Mortal Kombat II – 1993
  • Mortal Kombat 3 – 1995
  • Ultimate Mortal Kombat 3 – 1995
  • Mortal Kombat 4 – 1997
  • Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero – 1997
  • Mortal Kombat: Deadly Alliance – 2002
  • Mortal Kombat: Deception – 2004
  • Mortal Kombat: Shaolin Monks – 2005
  • Mortal Kombat: Unchained – 2006
  • Mortal Kombat Armageddon – 2006
  • Mortal Kombat vs DC Universe – 2008
  • Mortal Kombat – 2011
  • Mortal Kombat – X

 

Crítica x Fãs… FIGHT

Uma vez que eu tinha os dados, decidi descobrir o que a crítica pensava a respeito da franquia. Sendo assim, cheguei no gráfico abaixo com os top 5 melhores jogos, segundo a avaliação deles.

 

Afinal, qual é o melhor jogo da franquia Mortal Kombat?

 

Já segundo a avaliação dos fãs, o gráfico tem uma cara um pouco diferente:

 

Afinal, qual é o melhor jogo da franquia Mortal Kombat?

 

Na verdade, parece existir um consenso que MK 9, o jogo lançado em 2011 que reconta a história dos 3 primeiros jogos de uma forma completamente diferente, é o melhor jogo da série. Por outro lado, a avaliação dos outros jogos é mais subjetiva.

 

Afinal, qual é o melhor jogo da franquia Mortal Kombat?

 

É engraçado observar que MK de 1992 é um dos jogos favoritos da crítica, e que MK 3 é queridíssimo pelos fãs (assim como MK Trilogy e Ultimate MK 3) e o contrário não se aplica. Talvez o que explique esse saudosismo por parte dos fãs, com MK 3 e as suas versões, seja o fato de que o jogo permeou o legado dos fliperamas por muito mais tempo que MK (1992). Em outro aspecto, a defesa dos críticos pode ser feita a respeito dos aspectos históricos que tornam MK (1992) um grande jogo, tanto pela sua ousadia na época de fazer algo tão violento como também pelo seu sucesso ter sido primordial pra série em si.

 

Pergunta Bônus: Só eu gosto do MK: Shaolin Monks?

MK: Shaolin Monks foi uma aposta da Midway de se aventurar novamente nos jogos de plataforma. A primeira vez que a empresa havia feito isso não deu muito certo. De fato, MK Mythologies: Sub-Zero era um jogo ruim. Com uma história confusa e gameplay pouco compatível para o gênero de plataforma, o título foi um desastre segundo a crítica. No entanto, 8 anos depois a empresa decidiu se aventurar novamente no gênero. Ainda que com problemas de roteiro, com um Scorpion lunático, um Liu Kang bebezão e o Kung Lao mais babaca da história da franquia, o jogo possuía um gameplay simples e um co-op divertidíssimo, o que pra mim já era o suficiente para horas de diversão.

Utilizando os dados da IGDB eu decidi investigar a popularidade de Shaolin Monks. Apenas pra me frustrar e descobrir que o jogo não é tão popular como eu gostaria, conforme pode ser observado no gráfico a seguir:

 

Afinal, qual é o melhor jogo da franquia Mortal Kombat?

 

Aparentemente, Shaolin Monks recebe menos visitas à sua página no site do que MK Mythologies. Então, a verdade é que, Shaolin Monks, é incrivelmente pouco popular. Por fim, quem tiver curiosidade a respeito do código que utilizei nesta análise, pode encontrá-lo na íntegra neste link do github.

 

Em tempo Mortal Kombat 11, o mais novo título da franquia, chega no dia 23 de abril para o PC, PlayStation 4 e Xbox One. No Nintendo Switch, o game chega no dia 10 de maio.

 

E aí? Qual seu jogo favorito da série e por que não é Shaolin Monks? Não se esqueça de deixar o seu comentário aqui no site.

 

Anúncios

Comentários via Facebook

Um nerd desses que gosta de destilar todo seu "carioquês" nas mais diversas opiniões a respeito da vida, do universo e tudo mais. Fã de carteirinha dos bares de karaokê por esse mundo afora e frequentador assíduo de mesas de board games. Convicto de que para cada momento da vida existe aquela música que encaixa perfeitamente, e que não existe mazela que não pode ser curada com bons amigos, vídeo games e cerveja - às vezes, só a cerveja mesmo.

Um comentario

Um comentario

  1. Marina

    15/04/2019 em 11:14

    Estou anestesiada com essa análise. Perfeito!
    Pra mim o melhor é o Mortal Kombat (2011) – questões afetivas.

Deixe uma resposta

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS