Conectar-se com

Curiosidades

Como os streamers usam a sua popularidade para ganhar dinheiro no Twitch

Publicado

Em

Como os streamers usam a sua popularidade para ganhar dinheiro no Twitch

 

Diversão e remuneração em uma tacada só

 

Recentemente, o governo chinês passou a reconhecer os jogadores de competições online (eSports) como uma profissão. Afinal, a dedicação dessa galera é comparável a uma jornada de trabalho, que por vezes, é até maior. Contudo, como eles conseguem se sustentar no Twitch fazendo o que mais gostam?

 

Como os streamers usam a sua popularidade para ganhar dinheiro no Twitch

 

Ajuda direta do público

Os espectadores podem fazer doações ao streamer enquanto assistem o canal. O Twitch fornece duas formas para que a ação seja feita:

 

  • Doação direta –  Enquanto os espectadores assistem uma transmissão do canal, eles podem efetuar pagamentos diretos. Além disso, para alguns streamers essa é a melhor maneira de aumentar o envolvimento com seu público.
  • Bits  –  O Twitch tem um mecanismo especial que permite o acumulo de Bit, que equivale a um centavo. Assim, todas as vezes que o espectador assiste as propagandas ou compra produtos diretamente da plataforma, via PayPal ou Amazon, ele capta esses Bits, que podem ser doados para seu streamer favorito.

 

Se inscreva no meu canal

Diferentemente do YouTube, as assinaturas em um canal são pagas. O valor mínimo da assinatura gira em torno dos US$ 5 (cerca de R$ 19,00), sendo que 50% desse valor fica com o streamer. Por outro lado, aqueles que possuem um grande fã clube chegam a receber 70% desse valor. Se o usuário já tiver uma conta no Amazon Prime, a assinatura do Twitch sai “de graça”, porém, o streamer ainda assim recebe.

 

Voltamos após os anúncios dos patrocinadores

Assim como na TV, o Twitch também exibe propaganda. A remuneração paga dependerá do número de visualizações. Todavia, é necessário um certo cuidado, pois não há um limite na quantidade de anúncios. Ou seja, em excesso, isso pode afastar o público.

 

E no YouTube?

Para responder essa pergunta conversamos com Gustavo Rosa. O seu canal, Gus, é focado em CS:GO e conta com mais de 60 mil inscritos.

 

Como os streamers usam a sua popularidade para ganhar dinheiro no Twitch

Gustavo Rosa possui um canal no YouTube especializado em CS:GO. Atualmente, conta com mais de 60 mil inscritos. Desse modo, o canal já se tornou sua segunda fonte de renda. (Reprodução/Instagram @_gus)

 

Eu comecei no YouTube em 2009, porém só percebi que dava pra ganhar dinheiro em 2014. Inicialmente, investi nos gameplays, mas, quando resolvi postar um vídeo de opinião sobre o cenário de CS no fim de 2016,  minha história mudou por completo. Sempre acompanhei os campeonatos e quando o FNX deixou o time da Luminosity, na época, foi o que fez meu canal bombar. Em 2 meses tinha uma média de 2k de views por vídeo e mais e mais pessoas foram chegando. Hoje uso o canal como minha fonte de renda secundária e conto com mais de 64 mil inscritos. Claro que, para os padrões, meu canal é minúsculo, e sobreviver apenas com dinheiro do Adsense do YouTube é impossível. Dependo de patrocinadores eventuais que veem no meu uma oportunidade de publicidade. Sou feliz com o que faço e tenho orgulho de dizer que posso utilizar o canal para ajudar no sustento da minha casa, já que moro sozinho há mais de um ano e são muitas contas pra pagar.

 

Anotou todas as dicas que a Trecobox passou? Fique colado na gente que já já vem mais novidades.

 

Anúncios

Comentários via Facebook

Um geólogo nascido no Rio. Apaixonado por filmes, séries, videogame. Produtor de stories no Instagram. curioso pra caramba. Não sei muito bem o que tô fazendo aqui, me convidaram porque devo ser legal, nunca saberei.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS