Conectar-se com

Artigo

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta – Parte 1

Publicado

Em

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta - Parte 1

 

A influência e o sucesso de vendas de Street Fighter 2!

 

O aclamado Street Fighter 2 fez escola, o que é notoriamente reconhecido. Trata-se de uma das referências mais importantes no mundo dos jogos. Por sua influência, muitos outros títulos se adaptaram e se aprimoraram. Foi preciso repensar trilha sonora, design de personagens e  identidade. Também se desenvolveu maior fluidez na hora da “porradaria”! Inegavelmente, Super Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2 chegaram e fizeram história. A partir deles, solidificou-se o cenário e as competições. Portanto, são pilares muito importantes.

 

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta - Parte 1

Street Fighter 2 foi o grande responsável pelo sucesso do evento que viria a se chamar EVO.

 

A qualidade técnica do jogo fez com que sua vendagem atingisse números impressionantes. Destaca-se a primeira versão subtitulada World Warrior, que vendeu cerca de 60 mil unidades para os arcades em 1992. Quando chegou aos consoles de mesa, no mesmo ano, obteve a incrível marca de 6,3 milhões de cópias vendidas somente para Super Nintendo. Considerando-se as versões variantes do título, o total chega a um valor estimado de mais de 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Na contagem incluem-se ainda versões remasterizadas ou clássicas para consoles diferentes.

 

Popularização das competições de fliperamas

O sucesso de Street Fighter 2 foi estrondoso. Consequentemente, fez com que as competições de videogame deixassem de ser algo casual. Antes eram organizadas entre amigos e donos dos fliperamas. Entretanto, depois do jogo citado, atingiram o status de torneios locais e regionais.

Em Sunnyvalle, Califórnia, no ano 1996, ocorreu o Battle by the Bay. O evento trouxe competidores locais e regionais para disputas de jogos de luta. Sua abrangência cresceu, sobretudo em 2001, quando competidores japoneses aderiram ao evento. O mesmo foi fundado por Tom Cannon, criador do site Shoryuken. Posteriormente, seu irmão gêmeo Tony Cannon, juntamente com Joey Cuellar e Seth Killian  se tornaram os co-fundadores do EVO – Evolution Championship Series.

Competições desse tipo aconteciam por todo lado nos anos 90 nos fliperamas pelo mundo todo.  A maior delas, certamente, era Battle by the Bay Como resultado de sua boa organização, a popularidade dos torneios aumentou ainda mais. Com todos os méritos, o jogo embaixador de Battle by the Bay é Street Fighter 2 Turbo.

 

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta - Parte 1

Imagem extraída do VHS da data de 20/7/1996, campeonato de Street Fighter Alpha 2.

 

Competidores fortaleceram o nome do evento, construindo um legado e popularizando o cenário!

Mais títulos como Marvel vs Capcom 2, Street Fighter III: Third Strike e Street Fighter Alpha 3 protagonizaram o segundo evento em 2000. Como resultado disso, a competição tornou-se cada vez mais abrangente. Afim de estarem aptos ao nível dos torneios, os jogadores se empenhavam em treinar suas habilidades promissoras. Sobretudo com o cenário competitivo se fortalecendo ano a ano. Consequentemente, jogadores como o lendário Alex Valle se destacaram por manter sempre boas colocações (isto quando ele não vencia os torneios).

 

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta - Parte 1

Alex Valle, lendário competidor e vencedor das primeiras edições do evento.

 

Posteriormente, outro lendário jogador, Justin Wong, teve sua primeira aparição já em 2001. A saber, o mesmo consagrou-se vencedor em Marvel vs Capcom 2. A esta altura, o evento possuía títulos mais recentes como os já citados e Capcom vs SNK.

 

De Battle by the Bay a EVO

Em 2002 ocorreu a primeira mudança, o nome. Passando a se chamar EVO. Já no tocante ao formato, em 2004 os arcades foram substituídos por consoles de mesa nas disputas. Dessa forma, os jogadores seriam beneficiados, uma vez que treinavam em casa com seus próprios consoles, conforme acreditavam os realizadores.

Além do entusiasmo de competições extremamente acirradas, as rivalidades também ganhavam destaque e fomentavam a torcida nos eventos! De tal sorte que um momento histórico surgiu da rivalidade entre Justin Wong e Daigo Umehara. Ambos protagonizaram um duelo incrível no famoso e lendário EVO Moment 37.

Conhecido como “The Beast”, Daigo Umehara se consolidou no cenário por suas incríveis viradas de mestre durante partidas extremamente acirradas. Como resultado, conquistou excelentes posições em suas primeiras participações nos torneios. O gamer alcançou, inclusive, o primeiro lugar em Super Street Fighter 2 Turbo e Guilty Gear X2 em 2003.  Além disso, no mesmo ano recebeu mais títulos em outras competições. Em síntese, destacam-se Virtua Fighter 4: Evolution, Soulcalibur II, Tekken Tag Tournament, Tekken 4 e, ainda, a atualização Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes.

eSports | Origem do EVO e acirramento dos jogos de luta - Parte 1

Daigo e Justin, a rivalidade é aclamada até hoje como um dos maiores clássicos do evento.

 

Um dos maiores momentos da história do eSports aconteceu na EVO!

Durante uma complicada luta na EVO Moment 37 do título Street Fighter III: Third Strike, ocorreu um dos maiores milagres do eSports. A saber, apesar de Justin Wong possuir todas as vantagens para garantir o Round com a personagem Chun-li, não saiu vencedor. Pelo contrário, surpreendentemente, Daigo Umehara prevaleceu realizando o movimento “parry”, ou seja, um bloqueio contra qualquer tipo de ataque do Justin. Portanto, um feito extremamente técnico e de um timing absurdamente impressionante. Confira o vídeo na integra abaixo:

 

 

Inegavelmente, este momento é até hoje um dos mais memoráveis por antigos e novos entusiastas da EVO. Afinal, foi uma conquista, de fato, surpreendente. Vale lembrar que esta foi a parte 1 da matéria, confira agora a parte 2!

 

Não deixem de comentar e compartilhar! E até a próxima, amigos trecoboxers!

 

Anúncios

Comentários via Facebook

Residente de Araçatuba, interior de São Paulo. Um amante de jogos, principalmente se tratando da série Street Fighter. Acompanha séries, cinema e animes cheios de carisma e uma boa narrativa. Leva a vida como Rocky Balboa o ensinou: "Um passo de cada vez, um soco de cada vez, um round de cada vez".

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS