Conectar-se com

Tecnologia

Já ouviu falar em áudio 8D? Saiba como funciona a tal holofonia

Publicado

Em

Já ouviu falar em áudio 8D? Saiba como funciona a tal holofonia

 

Prepare os fones de ouvido e sinta o som massagear o cérebro

 

Inventada na década de 80, a tecnologia retorna com força para acompanhar o segmento de realidade virtual e videos 360°. Desse modo, o som 8D ajuda a proporcionar uma experiência ainda mais imersiva. Descubra a seguir como funciona a técnica.

 

Também conhecida como ambisonic ou holofonia, a técnica foi descoberta pelo argentino Hugo Zucarelli. Trata-se de um sistema que grava e reproduz sons em múltiplos pontos, proporcionando uma imersão completa, ou seja, ela não é apenas estereofônica de direita-esquerda.

 

Já ouviu falar em áudio 8D? Saiba como funciona a tal holofonia

Esquematização do áudio 8D (Reprodução/StartupStar)

Como se escuta um aúdio 8D?

Artistas como Pink Floyd utilizaram o som em 8D ainda na década de 80. Hoje, a holofonia tem sido empregada principalmente na indústria de games, além de diversas amostras no YouTube. Contudo, para experimentar esse efeito, há a necessidade de um isolamento. Dessa maneira, o mais recomendado é a utilização de fones de ouvido. Faça o teste com o vídeo abaixo:

 

Como se grava um áudio 8D?

Há alguns fabricantes de kits de gravações em 8D. A empresa alemã Neumann produz o modelo KU 100, um dos mais populares. Atualmente, há também softwares que produzem áudios 8D, como os programas Audacity e Ambeo Orbit.

 

Experiência diferente, não acham? Conta pra gente o que achou!

 

Comentários via Facebook

Um geólogo nascido no Rio. Apaixonado por filmes, séries, videogame. Produtor de stories no Instagram. curioso pra caramba. Não sei muito bem o que tô fazendo aqui, me convidaram porque devo ser legal, nunca saberei.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS