Conectar-se com

Games

Como Gran Turismo democratizou o acesso ao eSport? Acelera aí pra saber

Publicado

Em

Como Gran Turismo democratizou o acesso ao eSport? Acelera aí pra saber!

 

Com as corridas virtuais, um maior número de pessoas podem sonhar com automobilismo

 

Faltava apenas uma semana para a final mundial de Gran Turismo, e estávamos a procura de informações sobre o evento organizado pela PlayStation. Então, nos deparamos com um pequeno vídeo sobre Thiago Gonzaga, que foi postado no Instagram oficial da competição. Além do vídeo ser em português, Thiago ainda revelou que residia em Itaboraí, município no limite da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi então que conseguimos contato e assim marcar um bate-papo para trazermos muito mais informações sobre as corridas virtuais.

 

Confira na entrevista a seguir como essa história exemplifica o modo em que essa vertente do eSport vem abrindo uma porta para amantes do automobilismo de todas as partes do mundo.

 

 

Como Gran Turismo democratizou o acesso ao eSport? Acelera aí pra saber!

Thiago Gonzaga, morador de Itaboraí (região metropolitana do Rio de Janeiro) mostrando o quão democrático o automobilismo virtual pode ser. (Reprodução/‎Polyphony Digital‎)

Thiago, quando você começou a competir profissionalmente?

Eu tenho 29 anos, sou estudante do curso Serviço Social na UFF e estagio na área de assistência social. Pra ser bem sincero, ainda não me sinto piloto profissional! Apesar de gostar de automobilismo desde criança, como sou de uma família humilde, o automobilismo era uma realidade distante de mim. Porém, eu sempre joguei Gran Turismo desde o PlayStation 1, até mesmo antes mesmo de ter o aparelho. Por conta do jogo, eu perturbei os meus pais pra ganhar um PS1. Assim, joguei todas as edições dessa franquia, mas foi a partir do Gran Turismo Sport, pensado para competições onlines e presenciais, que comecei a jogar sério. Essas competições dão uma maior visibilidade, tanto nacional quanto internacional, e por conta dessas mudanças me motivei a me preparar mais. Diante disso, vieram os bons resultados e acabei participando de etapas no exterior.

 

Como você se sentiu ao receber o primeiro convite pra competir no exterior?

Foi uma surpresa! Embora alguns amigos meus já haviam recebido uns convites para a temporada de exibição (ou pré temporada), eu não imaginava ser convidado para participar. Afinal, como eu disse antes, eu sou um universitário, faço estágio, meu tempo é limitado. Então veio o convite para a temporada oficial, isso por eu ter sido o brasileiro melhor colocado. Logo em seguida veio o convite para fazer parte da World Tour, no Hangar da Red bull na Áustria, final das Américas em Las Vegas e para a final mundial em Mônaco. Eu consigo me lembrar da euforia quando recebi a notícia que iria disputar a final no Principado.

 

Como Gran Turismo democratizou o acesso ao eSport? Acelera aí pra saber!

Thiago Gonzaga ao lado de Adriano Carraza, 5° colocado na Final mundial da Nations Cup (Reprodução/ ‎Polyphony Digital‎)

 

E como você enxerga a profissionalização do automobilismo virtual, que está se tornando um eSport em expansão?

Minha esperança é que o automobilismo virtual cresça e proporcione a oportunidade para que muita gente consiga fazer o que gosta. Principalmente pessoas como eu, apaixonado pelo esporte, que agora tive chance de participar de um campeonato ainda que virtual. Sempre quis ser piloto desde criança, mas não tive chances por questões financeiras e sei que meu caso não é isolado. Pode ser que alguns talvez não se interessem tanto, porém tenho certeza que os que tem esse mesmo sonho, jogar um jogo de corrida, participar de competições e ainda receber por isso seria perfeito.

Na temporada de 2018 da Gran Turismo Championship, Thiago foi o piloto brasileiro com a melhor classificação pela equipe Porsche. Esse resultado o levou para a Final da Manufacturer Series, chegando a liderar a prova de Nürburgring. Todavia, por conta de um pequeno erro de estratégia, a equipe da Porsche ficou na 5ª colocação do mundial.

 

Como Gran Turismo democratizou o acesso ao eSport? Acelera aí pra saber!

Sérgio Fonseca ( Portugal), Tatsuya Sugawara (Japão) e Thiago Gonzaga recebendo o título da Final da Manufacturer Series do criador do jogo Kazunori Yamauchi ( Reprodução/‎Polyphony Digital‎)

 

Thiago ainda deixou uma mensagem final:

 

Se eu consegui, todo mundo pode conseguir. Eu sou apenas um entusiasta do jogo e, durante o campeonato, eu estava fazendo o trabalho de conclusão de curso, então imagina! Continuem treinando e acreditem.

 

A Trecobox segue com o compromisso de ser um canal para fortalecer o Automobilismo Virtual no Brasil. Continuem ligados por aqui!

 

Comentários via Facebook

Um geólogo nascido no Rio. Apaixonado por filmes, séries, videogame. Produtor de stories no Instagram. curioso pra caramba. Não sei muito bem o que tô fazendo aqui, me convidaram porque devo ser legal, nunca saberei.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS