Conectar-se com

Games

eSports | Saiba mais sobre o Automobilismo Virtual no Brasil

Publicado

Em

eSports | Saiba mais sobre o Automobilismo Virtual no Brasil

Conheça aquele que pode ser a próxima grande sensação nos eventos de eSports

 

Atualmente os principais eventos de eSports  são os campeonatos de CS:GO, StarCraft 2 League of Legends e Overwatch. Contudo, de olho nesse mercado promissor, outros jogos começaram a investir nessa modalidade de eventos, como o jogo Gran Turismo. O simulador de corrida exclusivo e recordista de vendas da PlayStation, após ser certificado pela FIA, aposta atualmente em um torneio internacional de automobilismo virtual, que reúne jogadores e montadoras famosas do mundo todo com o propósito de conquistar o seu espaço.

 

Um torneio de faculdade que evolui para mega eventos

O esporte eletrônico, ou eSports, tornou-se febre mundial desde meados dos anos 2000. No entanto engana-se quem pensa que a nova sensação teve origem por conta da geração Y!

Em Outubro de 1972, em Stanford, jogadores se reuniram para competir no torneio de Spacewar, cujo prêmio foi uma assinatura grátis da revista Rolling Stones por um ano. Surpreendentemente aquele singelo torneio dos anos 70 evoluiu para eventos com arenas lotadas e milhões de espectadores acompanhando pela internet. Agora essa onda chegou por aqui também. Somente nesse ano no Brasil tivemos três grandes eventos : Geek & Game 2018, Game XP e BGS 2018.

Para compreender melhor o Automobilismo Virtual entrevistamos o Nox, uma das figuras mais conhecidas entre os ePilotos nacionais. Além de ter sido um dos organizadores da competição Logitech G Challenge Latam de Gran Turismo, cuja final latino-americana ocorreu na BGS 2018. Paralelo a isso, Nox também é responsável pela GTconcept, que conta com um site oficial, competições online e canal no Youtube.

 

eSports | Saiba mais sobre o Automobilismo Virtual no Brasil

Nox – Membro da organização da final latino-americana do Logitech G Challenger Gran Turismo e Ceo da GTConcept.

 

Conte-nos como ocorreu a idealização da final latino-americana da Logitech G Challenge de Gran Turismo Sport?

O evento Logitech G Challenge Latam de Gran Turismo é a aposta da empresa suíça de equipamentos de computador no eSports. Além de organizar campeonatos internacionais, a empresa também patrocina a equipe de Fórmula 1 McLaren. Inclusive no ano passado durante o campeonato da McLaren, a Logitech levou um ePiloto para pilotar no simulador da equipe. Nesse ano, ele decidiram realizar pela primeira vez uma semi-final aqui no Brasil durante a BGS, reunindo os campeões latino-americanos. Portanto tivemos o colombiano Andreas , Marco do México, Fabian do Chile representando o cone sul e o Igor Fraga pelo Brasil. O Brasileiro foi o grande campeão e segue para a grande final no Reino unido. Com isso , Igor disputará contra os finalistas de outras regiões do mundo, por uma vaga na equipe virtual da McLaren.

 

eSports | Conheça mais sobre o Automobilismo Virtual no Brasil

Fabian, Andreas, Marco e Igor. Os quatro finalistas da final latino-americana da Logitech G Challenger Gran Turismo.

Fale um pouco do seu trabalho à frente da GTConcept. De antemão, parabéns por criar um espaço onde pilotos iniciantes possam ter um ambiente pra treinar as habilidades sempre à pressão de vencer a qualquer custo.

Obrigado! A minha preocupação é ensinar os ePilotos que estão começando para que um dia eles cheguem nas competições. A plataforma GTConcept se diferencia das demais comunidades, pois aqui a filosofia das corridas é voltada para diversão. Trata-se de uma reunião de amigos na verdade. Nós estamos ativos desde o Gran Turismo 1, o site foi criado a partir do  GT5 e hoje somos a maior comunidade da America latina. A partir desse ponto, naturalmente alcançamos as redes sociais, e atendendo a pedidos criamos o canal no Youtube. Consequentemente o numero de visitantes cresceu, dessa forma as empresas, dentre elas a Logitech, começaram a me procurar .

No meu ponto de vista, a GTConcept funciona como uma escola onde ePilotos iniciantes adquirem bagagem para entrar nas competições. Pensando nisso, irei começar uma série de vídeo tutoriais para dar dicas de como pilotar melhor, configurar controle, fazer curvas e etc.

Nox comentou que graças aos pedidos de equipamentos para automobilismo virtual como cockpits robustos, eles irão  produzi-los, ou seja, a GTConcept se tornou uma fabricante.

 

eSports | Saiba mais sobre o Automobilismo Virtual no Brasil

ao fundo, os cockpits produzidos pela GTConcept sendo apresentados na BGS 2018

Boa parte dos jogadores comuns jogam usando o controle do video game, contudo nas competições são utilizados os volantes. Como é essa migração do controle normal para o volante?

Caramba! Esse é um assunto complicado! Vamos lá, como Gran Turismo é um simulador mais “light”, ou seja, um híbrido entre um simulador e arcade ( como Need For Speed), a migração acaba sendo mais simples. Até porque você não precisa fazer muitos ajustes. Já em outros jogos como Project Cars e Assetto Corsa, a migração pode mais lenta. Pelo fato de serem mais próximos dos simuladores e contarem com  variáveis como por exemplo temperatura dos pneus e diferença. Porém uma vez que o ePiloto se adapta ao volante, ele não volta pro controle. Vale lembrar que essa história de quem só com volante sempre tem vantagem, não é bem assim. Há jogadores que joga muito bem com o controle, ainda que seja um grupo pequeno, ele não podem ser subestimados.

Mas que fator mais dificulta essa migração?

Os pedais de aceleração! Principalmente para quem ainda não dirige.

 

Quais são os desafios que o automobilismo virtual precisa enfrentar para conseguir mais espaço no cenário do eSports? hoje dominados por  jogos como League of legends, Raibow Six Siege, CS:GO que atualmente levam legiões de fãs para as finais.

Olha, a maior dificuldade que a gente ( Automobilismo Virtual) vai ter é falta do pensamento coletivos das ligas existentes hoje. As empresas já estão mostrando interesse, porém as ligas ainda pensam de forma unitária. Certamente, a hora que empresas grandes que organizam competições internacionais, decidirem apostar no mercado brasileiro, a tendencia é que essas ligas pequenas acabem. O importante nesse momento seria se unir, para que no momento que a oportunidade chegue, a empresa organizadora tenha que vir até nós para conversar. Acredito que pro AV crescer, é primordial o pensamento coletivo, senão quando por exemplo empresas como a ESL, que organiza campeonatos de Project Car e CS, decidir fazer um campeonato aqui, eles irão dominar tudo.

Quais são as perspectivas no cenário de eSports para o Automobilismo Virtual em 2019 no Brasil?

Olha, acredito que tenha uma crescimento considerável! Os holofotes estão virados pra nós, tanto as empresas quantos os pilotos  profissionais estão bem animados com Automobilismo Virtual. Para você ter uma ideia, eu fui procurado por pilotos com muito interesse nos simuladores e nas competições virtuais. Dessa forma, em 2019 o crescimento será absurdo. Só que nós temos de amadurecer e pensar no crescimento coletivo, se continuarmos pensando de forma individual não vai dar certo.

 

eSports | Saiba mais sobre o Automobilismo Virtual no Brasil

Automobilismo Virtual, eSport que pode revelar futuros talentos da pista.

 

Além disso, o jogo Gran Turismo provavelmente fará eventos especiais em diversas cidades pelo mundo ano que vem. Aqui no Rio de Janeiro teremos o Geek & Game em Abril e a Game Xp em julho. Em São Paulo terá a BGS. Isso acaba por aumentar a possibilidade de ter um grande campeonato de AV aqui no ano que vem.

Sim! isso é natural de acontecer. Assim como a GTConcept , que participou da BGS 2018 exibindo recém produzidos cockpits  no stand Logitech , muitas marcas também virão. A Logitech tinha parado de fazer volantes, voltou a produzir volantes e trouxe a final do campeonato de Gran Turismo para cá. Somado ao fato do Automobilismo Virtual ser um tipo de competição que pode revelar talentos para competições reais. Os ePilotos mais habilidosos podem se tornar pilotos nas pistas, agora um campeão de jogo de tiro ou futebol não conseguiria o mesmo não é verdade?

Nox, o Site agrade pela sua entrevista! Gostaria de deixar alguma mensagem final?

Nossa, gostaria de agradecer pela oportunidade de falar um pouco sobre o Automobilismo Virtual no Brasil. E gostaria também de agradecer a Logitech por  apostar no mercado de eSports brasileiro.

 

Ficaram interessados em Automobilismo Virtual? Traremos mais notícias em breve. Fiquem ligados aqui na Trecobox!

 

Comentários via Facebook

Um geólogo nascido no Rio. Apaixonado por filmes, séries, videogame. Produtor de stories no Instagram. curioso pra caramba. Não sei muito bem o que tô fazendo aqui, me convidaram porque devo ser legal, nunca saberei.

Propaganda
Propaganda

Canal Trecobox |

Propaganda

Review TBX |

Podcast |


Propaganda

Facebook |

Propaganda

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS