Conectar-se com

Anime

Review TBX | Megalo Box: Um novo original com cara de clássico

Publicado

Em

Review TBX | Megalo Box: Um novo original com cara de clássico

 

Uma incrível jornada para se livrar das presas da morte

 

Megalo Box é um anime original do Estúdio TMS Entertainment, que já fez D.Gray-Man, RE:Life e Saint Seiya: The Lost Canvas. A série possui 13 episódios e é classificada como um anime de ação, drama, sci-fi, shounen, slice of life e esportivo.

 

Review TBX | Megalo Box: Um novo original com cara de clássico

 

No anime acompanhamos o cão do lixo, que se nomeia Joe, em lutas clandestinas de boxe. Nessas lutas, cada boxeador usa mecanismos, denominados gears, que são acoplados em seus braços, melhorando seus reflexo, além de dar mais força e resistência. Joe é treinado e instruído pelo Gansaku Nanbu durante as lutas e perde de propósito para pagar as suas dívidas ao chefe do tráfico Fujimaki. Um dia depois, Joe acaba se encontrando com o número 1 do rank mundial, Yuuri, e eles acabam lutando em um confronto não oficial, mais sim nas arenas de apostas.

Depois do combate, Yuuri desafia Joe a ir para o seu ringue para que possa o desafiar novamente. Joe e Nanbu, vendo uma oportunidade de eliminar suas dívidas com Fujimaki, começam a desafiar os melhores lutadores do rank para participar do Megalomania.

Várias coisas são abordadas no anime: Homem vs Máquina, honra, o que realmente é importante na vida e muitas outras coisas que não posso falar sem dar spoiler.

 

Review TBX | Megalo Box: Um novo original com cara de clássico

 

O final do anime é um tanto simples, o que não significa que seja injusto com seu público, muito menos inadequado. Não espere algo megalomaníaco. Tudo aqui é muito pé no chão. É prometido uma jornada do Joe para entrar na competição e é exatamente isso que terá. Todos os problemas, ações dos personagens e os desafios giram em torno de Joe, afim de fazê-lo avançar na competição.

Todos os personagens aqui são carismáticos e apresentam o perigo que realmente são. Fujimaki é uma ameaça que, mesmo ausente em alguns momentos da série, faz todas as peças serem movidas de um jeito que ninguém espera ao surgir em cena.

 

Review TBX | Megalo Box: Um novo original com cara de clássico

 

Nanbu casa muito bem com o aspecto de padrasto. Joe não o vê como uma figura paterna, mas respeita cada decisão que ele toma. É difícil achar um personagem que não desejamos que Joe o derrote. A sua determinação e as circunstâncias nos levam a torcer mais pela sua vitória do que pela derrota.

Há várias mensagens por trás de cada episódio que permitem refletir e analisar o que se passa na mente de cada um dos personagens. Um desses momentos é um dos plot-twists mais imprevisíveis que o anime pode proporcionar.

A trilha ficou por conta de Manabu Yamaguchi, e que trabalho magnífico que ele fez! Mesmo repetindo as trilhas em vários momentos do anime, elas casam muito bem e grudam como chiclete. Megalo Box não possui muitas músicas, mas o que falta em quantidade ganha muito em qualidade. É inevitável ouvi-las e associá-las ao anime, merecendo serem apreciadas.

A abertura diz muito do que é a série: Um cão selvagem que busca um objetivo simples. Com o nome de “Bite“, a canção da banda LEO Imai faz uma conexão excelente com a trama. Não é um estilo que me agrada, mas sem dúvida é chiclete.

 

 

O encerramento é “Kakatte Koi yo (かかってこいよ)” da NakamuraEmi. Obedece o mesmo critério da abertura. É chiclete ao ponto de fixar na mente, mas não é algo que te faça ir atrás e ouvir diversas vezes.

 

 

A animação do Estúdio TMS Entertainment lembra muito o estilo de Cowboy Bepop. Junto com a trilha sonora, todo o aspecto visual do anime lembra os anos 80. Por conta disso não há perdas de quadros e nem distorções, mesmo quando alguém leva um soco dá para sentir o peso da movimentação. Todo o ambiente é muito rico em detalhes. Embora não seja uma obra cyberpunk, toda a temática lembra bastante o gênero, o que agrada a quem for fã.

 

Review TBX | Megalo Box: Um novo original com cara de clássico

 

TMS Entertainment já possui uma vasta experiência com animações, ainda mais esportivas como All Out!! de 2016. Todos os elogios que fiz em relação aos personagens, a trilha sonora e ao visual são um reflexo da dedicação deles.

Por ser um anime original é necessário desenvolver tudo do zero e por isso podemos dizer que eles fizeram com maestria. Embora seja um enredo simples e direto, é bem feito. É visível a inspiração em Cowboy Bepop, Samurai ChamplooHajime no Ippo. Eles pegam o melhor de cada um desses universos e criam uma história original, por isso que ficou tão bom.

Megalo Box é um título obrigatório para todos que gostam de animes de esporte e mereceu o hype que ganhou na temporada de primavera de 2018.

 

Todos os episódios estão disponíveis legendados em português pelo serviço de streaming Crunchyroll.

 

Anime: Megalo Box
8.4 TRECOBOX
HISTÓRIA7
PERSONAGENS8
DESENVOLVIMENTO9
PRODUÇÃO9
ORIGINALIDADE9

Comentários via Facebook

Cinéfilo, Detonador, Farmacêutico, Gamer, Nerd, Otaku e apaixonado por novidades deste mundo que não para de surpreender. Editor nas horas a vagas e amantes de animação de todos as etnias. Severino na maioria das vezes. "Estou aqui pra ajudar, se precisar é só chamar".

Mais lidas