Conectar-se com

Quadrinhos

Run For It | Quadrinho do brasileiro Marcelo D’Salete vence o prêmio Eisner

Publicado

Em

Run For It | Quadrinho do brasileiro Marcelo D'Salete vence o prêmio Eisner

 

O prêmio Eisner é considerado o “oscar dos quadrinhos”

 

A San Diego Comic-Con 2018 foi uma enxurrada de trailers e novidades incríveis para os geeks e nerds do mundo todo. Dentre tantas notícias, não poderíamos deixar de mencionar o prêmio recebido pelo quadrinista brasileiro Marcelo D’Salete, que venceu o prêmio Eisner na categoria “melhor edição americana de material estrangeiro”.

A graphic novel Cumbe foi publicada no Brasil em 2014 pela editora Veneta. Neste ano, o quadrinho recebeu uma nova versão em inglês pela editora Fantagraphics, intitulada Run for it: Stories of slaves who fought for their freedom.

 

Run For It | Quadrinho do brasileiro Marcelo D'Salete vence o prêmio Eisner

(Capa aberta da edição nacional de “Cumbe” | Editora Veneta)

 

Sinopse: Em Cumbe, Marcelo D’Salete retrata de forma inovadora a luta dos negros no Brasil colonial contra a escravidão. O livro traz histórias em quadrinhos emocionantes, protagonizadas por escravizados, mostrando a resistência contra a violência das senzalas brasileiras.
Cumbe, a palavra banto que dá nome à obra, é rica em sentidos: é o Sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo. Também é um sinônimo de quilombo.

 

Run For It | Quadrinho do brasileiro Marcelo D'Salete vence o prêmio Eisner

(Capa da edição americana de Run for it | Editora Fantagraphics)

 

Além da versão americana, o quadrinho também foi lançado em outros países como França, Itália e Áustria.

O prêmio Eisner Awards 2018 foi anunciado na sexta-feira (20). O quadrinista agradeceu o reconhecimento por sua obra em sua página pessoal no Facebook. Além do agradecimento, o quadrinista também relembrou sua trajetória e toda a importância de Cumbe em sua carreira e na literatura.

 

Run For It | Quadrinho do brasileiro Marcelo D'Salete vence o prêmio Eisner

(Prêmio Eisner Awards 2018)

 

Transcrição de parte do texto de agradecimento de Marcelo D’Salete em sua página do Facebook:

“A obra Cumbe é parte do momento singular do quadrinho nacional, representado por inúmeros autores com uma excelente produção. Já houve outros brasileiros premiados com o Eisner e, nessa toada, certamente ainda teremos mais obras reconhecidas nacional e internacionalmente. Cabe ainda lembrar: o livro obteve o apoio do Proac em 2013. O incentivo público à formação e produção do profissional é parte essencial do processo de criação de quadrinhos e do surgimento de novos autores e narrativas”.

 

Run For It | Quadrinho do brasileiro Marcelo D'Salete vence o prêmio Eisner

(O premiado quadrinista Marcelo D’Salete)

 

Marcelo D’Salete é paulistano, quadrinista, ilustrador, professor e mestre em história da arte pela USP. Além de Cumbe, Marcelo também é autor de Encruzilhada (2016) e Angola Janga – Uma História de Palmares (2017), ambas publicadas pela editora Veneta.

 

A equipe da Trecobox o parabeniza por essa conquista tão importante!!

Comentários via Facebook

Contadora (de números e histórias). Aquariana típica, meio futurista, meio démodé. Amante do universo literário e da cultura japonesa. Sempre com um livro e um mangá na bolsa, sonhando acordada a cada página virada. Apreciadora do bom e velho rock n roll. Filmes, animes, séries e um bom jogo de futebol também fazem parte dos meus dias. Acredito fielmente que feito é melhor do que perfeito.

Mais lidas