Conectar-se com

Filmes

Fracasso de Han Solo nas bilheterias faz Disney repensar suas estratégias

Publicado

Em

Fracasso de Han Solo nas bilheterias faz Disney repensar suas estratégias

 

Desempenho do spin-off não foi como o esperado…

 

Han Solo: Uma História Star Wars já havia tido a pior estreia de todos os filmes Star Wars dessa nova safra, desde que a Disney passou a produzir os longas da saga. Mas o seu desempenho nas bilheterias nesse final de semana foi ainda pior. O longa arrecadou apenas US$ 29,3 milhões nos Estados Unidos, um número baixíssimo para os padrões da saga e que representa uma queda de 66% na venda de ingressos em comparação com a primeira semana. O suficiente para acender o sinal vermelho no estúdio.

Apesar da queda, Han Solo ainda continua na liderança das bilheterias americanas, mas no resto do mundo, incluindo o Brasil, o longa foi ultrapassado por Deadpool 2, que já arrecadou mais de US$ 600 milhões mundialmente.

 

Fracasso de Han Solo nas bilheterias faz Disney repensar suas estratégias

 

O desempenho decepcionante do longa pode levar a Disney e a Lucasfilm a repensarem as estratégias e o calendário de lançamentos dos filmes da franquia, segundo o Hollywood Reporter.

Reuniões já estão sendo feitas e para a maior parte dos analistas ouvidos pela publicação, a fraca venda nas bilheterias dos EUA e no exterior é explicada principalmente pelo curto intervalo de tempo entre a estreia de Han Solo e Os Últimos Jedi, apenas cinco meses.

Embora o estúdio continue com planos de lançar um filme da franquia por ano, os executivos da Disney e da Lucasfilm estariam pouco propensos a lançar dois filmes de Star Wars dentro de um intervalo de tempo inferior a 12 meses.

 

Fracasso de Han Solo nas bilheterias faz Disney repensar suas estratégias

 

Outro fator apontado foi a data de lançamento do longa. Todos os sucessos recentes da franquia como O Despertar da Força, Rogue One e Os Últimos Jedi foram lançados em dezembro, próximo ao Natal, uma época sem grande competição direta. Han Solo foi a primeira tentativa de lançar um filme da saga no verão, onde acabou enfrentando a concorrência pesada de Vingadores: Guerra Infinita e Deadpool 2, lançado uma semana antes.

 

Há uma questão de frequência, de quantas vezes as pessoas vão ao cinema. Seria demais e muito cedo para ir uma terceira vez em um período de cinco semanas? Precisamos repensar isso tudo“, disse o chefe de distribuição da Disney, Dave Hollis.

 

Importante ressaltar também que apesar da alta bilheteria, os números de Deadpool 2 são bem inferiores ao do primeiro longa e as previsões apontam que Jurassic World: Reino Ameaçado terá uma estreia muito abaixo do original. Por conta disso, uma outra discussão vem ganhando força em vários sites e fóruns especializados. Seria o início do desgaste dos blockbusters?

 

Han Solo: Uma História Star Wars deve fechar como a pior bilheteria da saga Star Wars dos últimos tempos. O longa ainda encontra-se em exibição nos cinemas.

 

E vocês? O que acham disso tudo? Não deixem de comentar.

 

Comentários via Facebook

Ator, escritor, cinéfilo, nerd , colecionador e aspirante a cineasta. Meu maior hobby é assistir e colecionar filmes e tudo relacionado a eles. Acredito no poder da arte e do cinema de emocionar, discutir, fazer pensar como uma maneira de mudar o mundo e a sociedade na qual vivemos.

Mais lidas